LIVROS

Garota Exemplar (Gillian Flynn)

Pelo título, você provavelmente achou que Garota Exemplar é como os livros da Meg Cabot, com uma protagonista carismática em busca de realização profissional, pessoal e amorosa… e, como eu, se enganou: na verdade, Garota Exemplar é um suspense no qual o leitor acompanha as investigações do desaparecimento (e possível assassinato) da protagonista Amy Elliot Dunne.

A história é narrada a partir do ponto de vista de Nick Dunne (marido e principal suspeito) e Amy, com capítulos alternados – um recurso excelente, que ajuda o leitor a conhecer os dois lados da história (como Amy “sumiu”, os capítulos dela são anotações feitas em um diário, que começa na época em que conheceu Nick). Contudo, conforme avança na leitura, você percebe que os relatos são distorcidos pelo ressentimento de um casamento em ruínas. Mesmo vivendo juntos por cinco anos, Nick e Amy contam histórias muito diferentes, e você passa boa parte do livro se perguntando qual dos dois estaria falando a verdade (ou se ambos estariam mentindo).

Protagonistas imperfeitos, humanos e, ainda assim, muito carismáticos (quem já passou por dificuldades financeiras e amorosas entende muito bem como eles se sentem) são retratados com maestria pela autora, que não tem receio de usar palavrões e descrever cenas de sexo para construir o clima “pesado” do livro (por conta disso, não o recomendo aos leitores que tenham menos de 16 anos).

Gillian Flynn fez com que eu mergulhasse na história e me importasse com seus personagens principais. Seus estilos (digo no plural mesmo, porque os capítulos de Nick e de Amy são muito diferentes entre si) são ágeis, com detalhes essenciais sobre o ambiente e sobre o estado de espírito dos protagonistas. Além disso, a autora faz diversas referências a locais, eventos e pessoas do mundo real – o que dá ao leitor a impressão de que essa história poderia ter acontecido de verdade.

O esquema de cores da capa (preto + laranja cítrico) é interessante, mas a diagramação não é tão boa (a margem inferior é muito pequena, e a fonte e o entrelinha não acomodam bem os vários parágrafos longos do livro), e a escolha do título, embora faça sentido, pode passar uma impressão errada.

Mesmo com esses defeitos, porém, dou nota máxima (5/5) pra Garota Exemplar, que conseguiu me prender e me surpreendeu em vários momentos – principalmente nos capítulos finais.

Aperitivos

“Eu estava muito atrasado para o trabalho. Minha irmã e eu havíamos feito uma coisa tola quando voltamos para a casa dos nossos pais. Fizemos o que sempre falávamos que queríamos fazer. Abrimos um bar. Pegamos dinheiro emprestado com Amy para isso, oitenta mil dólares, um valor que um dia não fora nada para ela, mas que na época era quase tudo. Jurei que devolveria, com juros. Eu não ia ser um homem que pegava dinheiro emprestado com a esposa – podia sentir meu pai fazendo uma careta apenas com a menção da ideia. Bem, há todo tipo de homem, era sua frase mais condenatória, a segunda metade não dita: e você é o tipo errado“.

(p. 16)

“Bem, bem, bem. Adivinhe quem voltou? Nick Dunne, o rapaz da festa do Brooklyn, do beijo na nuvem de açúcar, o desaparecido. Oito meses, duas semanas, dois dias, nenhuma palavra, e de repente ele ressurge, como se fosse tudo parte do plano. Parece que ele tinha perdido o número do meu telefone. O celular dele estava sem bateria, então ele o anotara em um post-it. Depois enfiara o post-it no bolso da calça jeans e jogara a calça na máquina de lavar, e isso transformou o post-it em uma espécie de massa em forma de ciclone. Ele tentou desenrolar, mas só conseguiu ver um 3 e um 8. (Ele disse.)

E depois ficou atolado de trabalho, e então já era março e constrangedoramente tarde demais para tentar me encontrar. (Ele disse.)”

(p. 35)

ISBN 9788580572902 Editora Intrínseca Páginas 448 Nota 5/5

P.s. (1): vão fazer um filme baseado no livro \o/

P.s. (2): se quiser me adicionar/seguir no Skoob, é só clicar aqui ;D

Posts relacionados

56 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
agosto 7, 2013
Próximo post
agosto 7, 2013
  • Daniela Farias

    Já ouvir falar muito bem desse livro, sabia que não ia ser diferente aqui! :)
    Adorei sua resenha, essas partes que você coloca do livro me deixaram mais curiosa ainda!
    Beijos!

  • Barbara Sá

    Gui, adorei sua resenha.
    Eu achei o livro absolutamente surpreendente, a autora incorporou vários detalhes que deixaram a história bem atraente.
    Ótima resenha :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  • Isabelle Souza

    Ótima resenha. Fiquei com muita vontade de ler. :)

  • Tatá Kortschinski

    Acho que me identifico pra sempre com o gosto por leitura do Gui, haha, de verdade. Eu comprei pra ler Filhos do fim do mundo e achei o livro muito bom, e agora to morrendo de vontade de comprar esse. Tem tudo que eu gosto num livro, o suspense e especialmente a tranquilidade do autor em não se limitar e permitir que o livro tenha um toque mais real, de uma fantasia que ocorre na realidade e não de uma história irreal que ignora coisas simples que muita gente considera “imoral” pra ter num bom livro. (a.k.a palavrões e cenas de sexo)

    Me interessei demais! Haha, certamente se não fosse pela resenha o livro ia passar batido, assim como a ju comentou por fb, o nome não me atrai, mas essa resenha com certeza! Tá na wishlist, hihi! beijão!

  • Tatá Kortschinski

    Não sei se meu comentário foi, ele sumiu ):

  • Fernanda

    fazia tempo que estava querendo comprar esse livro, agora só fiquei ainda mais curiosa!!

  • Patricia

    Ótima resenha!Momento profundamente nostálgico vendo o manual do Peninha ali no fundo,até hoje tenho a coleção completa!

  • ma

    o titulo da a impressão errada caso vc não leia a sinopse ;)
    esse livro é muito bom

  • Guilherme P.

    Curti a resenha. Estou lendo esse livro no momento e confesso que você me deu um ”up” para continuar a leitura (visto que até agora não me prendeu por completo, infelizmente). E por coincidência parei exatamente na página fotografada para esse post, haha.

  • Tati Munhoz

    Realmente, não é nada do que achei que era pelo título! :O
    mas mesmo não parecendo o estilo que costume ler, fiquei muito interessada! Acho que vale a pena dar uma chance, né? :)

  • suuh

    jurei que esse livro era mais uma história meio ‘menininha’. sabendo que não é, me deu muuuuita vontade de ler! :)

  • Kévilin

    Seu jeito de descrever o livro fez ele parecer mais interessante do que eu julguei que era pela capa! Fiquei com vontade de tê-lo na minha estante!

  • Mary

    Aah, que pena . Eu estava torcendo pra Amy ser a Reese Witherspoon .

    Enfim, só achei o livro realmente interessante a partir da parte 2 .
    A gente é quase obrigado a escolher um lado e por isso fiquei meio triste com o final .

    Mas gostei bastante :)

  • Raquel Moritz

    O título não me enganou não, mas achei a capa tão nhé. E quando peguei ele na mão, percebi a mesma coisa das margens e acabei deixando pra lá. De qualquer forma, mais pra frente vou atrás do livro novamente porque você é tipo a 20a pessoa que fala que o livro é ótimo, hahaha. :)

    Esse negócio de ter informações do “mundo real” realmente confunde. Em Filhos do Éden, por exemplo, tem uma cidade na região serrana do Rio de Janeiro que o Eduardo Spohr criou que é tão… real!, que fiquei frustrada ao descobrir que ele só tinha inventado ela. Mas são esses detalhes que contribuem pra experiência da leitura, né?

    Gostei dos aperitivos. Aliás, colocar trechinhos do livro é tudibom <3

    Beijão!

  • Fêh Zenatto

    Fiquei super curiosa para ler o livro desde que li um resuminho no Face da Intrínseca! Parece ser muito bom.
    Corri pra ler a resenha e só deu mais vontade de ler!

    http://www.blogcoisaetal.blogspot.com

  • Andréia Ramalho

    Já conhecia o livro, mas ainda não lí, parece muito interessante! Gostei da sinopse! ;)

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br/

  • Bárbara

    Eu tô querendo ler esse livro a muito tempo! Eu já ouvi falar muito bem dele, tô só esperando pra comprar. rs Eu tô em uma fase super amando livros de suspense <3

    http://theunicornspower.blogspot.com

  • Katy

    Que felicidade quando abri o – A Series of Serendipity – e me deparei com a resenha de Garota Exemplar *—–* Eu gostei muito do livro, embora, quando cheguei no final, tive que voltar a ler, porque pensei que tinha mais história por vir, não tinha entendido que tinha acabado a história hahaha *sentimento desesperador de quando se termina um livro :( * E por sinal, ótima resenha Gui…. beijos o/

  • Katy

    Esqueci! Não sabia que vão fazer um filme, que demais! Também não gostei da diagramação, mas mesmo assim adorei o livro haha. O título pode confundir mesmo, e essas “linhas” na capa que não fazia ideia do que era .-. na verdade são cabelos o.O Eu vi em algum site, são cabelos esvoaçantes de uma loira ahahahha :*

  • Dianne Brito

    Olá Mel!

    Juro que nunca tinha escutado falar desse livro rs. Mas me pareceu bem interessante, pois adoro livros com tema investigativo! Vou colocar ele na minha wishlist. (:

    Beijinhos

  • Marcela Cunha

    Eu comecei a ler As Crônicas de Nárnia, mas eu ne-ces-si-to desse livro!!! Vou comprar amanhã *O*

  • Thaís Varine

    Acho linda a capa desse livro e já tentei comprá-lo na livraria algumas vezes, mas acabo trocando por outro… Mas mesmo assim ainda estou muito curiosa pra saber o que me aguarda na leitura! ;D

    Beijos

  • Josy

    Devorei esse livro… Gostei muito da narrativa e de todo o conjunto! Incrível como dá pra “vivenciar” cada cena, cada manobra. Tudo muito bem bolado… mas o the end me deixou meio frustrada. Pareceu que a autora meio que cansou e deu aquele final…sei lá… Mas enfim, as 5 estrelas são merecidas…

  • Camille Habib

    Ótima resenha, Gui! O título não é um dos melhores e parece ser algo bem feminino. No decorrer do livro tem alguma “explicação” para esse título? Um sacada, talvez?

    Fiquei curiosa para ler! Ah, estou lendo “Inferno”, de Dan Brown… acredito que irá gostar! Estou a-m-a-n-d-o. Fica a sugestão!

    Bjs

    • Gui

      Tem sim, Camille! A Amy serviu de inspiração para uma personagem conhecida como “Amy Exemplar” – não é spoiler, e eles contam isso já no começo.

      Valeu pela sugestão, e fico feliz que tenha gostado da resenha! ;D

  • Daniela

    Parece que a Reese (me recuso a tentar por capacidade própria a escrever o sobrenome dela aqui, rs) que irá (ou iria) atuar em “Garota Exemplar”…

    Eu lembro da época do lançamento deste livro e que foi um burburinho que só! Coloquei-o na minha wishlist e lá ele ainda está porque ô livrinho que não cai o preço ¬¬

    Mas a premissa dele me ganhou de cara!
    Fora que esse “q” de suspense me ganhou fácil! Estou realmente curiosa com o desenrolar da história (e assim como alguém comentou acima, eu JURAVA que era uma história “mulherzinha”).

    Guilherme eu não sei se você já leu (ou se esse gênero faz o seu estilo) algum livro do Harlan Cohen, mas eu SUPER indico. É viciante e você (pelo o menos comigo foi assim) não desgrudei do mesmo até chegar a última página. Vale a pena dar uma pesquisada ;)

    Adorei a resenha!
    Abraços!

    • Gui

      Hehehe fique de olho em sites como o Submarino ou o Ponto Frio, que volta e meia fazem promoções de livros!

      Não conheço Harlan Cohen, Daniela, mas vou dar uma olhada! :D

      Valeu!

  • Edna

    Quero tanto ler esse livro!
    Gostei do post!
    :)

  • Amanda Albuquerque

    Sempre via esse livro na livraria, mas eu pensava exatamente que era um livro que tinha uma história parecida com as de Meg Cabot, como Gui disse no post. Adoro histórias de suspense e saber que o livro é de suspense me animou para lê-lo!

    • Gui

      É uma pena que o título passe uma impressão errada… Espero que goste! \o/

  • Anne Raysa

    Acho que vou gostar desse livro!
    Eu gosto de suspenses e de poder esperar algo a mais de um personagem!

    • Gui

      Nesse caso, não vai se decepcionar com o Nick e nem com a Amy! ;D

  • Vanessa

    Tãoooooooooo lindo esse blog! Eu ainda não conhecia.

  • Gabriel

    Guilherme faz uma bookshelf tour? ou então tire fotos da sua coleção? porfavor

    • Gui

      Minhas estantes não são bonitas, Gabriel… mas farei! Fico feliz que tenha interesse em conhecer minha coleção hehehe

  • Marlena

    O gui como sempre, fofo igual a irma! Adorei o post e como ele escreve, parabens gui! Futuramente comprarei o livro, adoro a meg *-*

    • Gui

      Hehehe obrigado, Marlena!

      Só uma coisa: o livro não é da Meg Cabott :P eu disse que o título dá a entender que é um livro do estilo dela, mas não é hehehe

      • Marlena

        Aaaaah mil desculpas! É pq eu li sem meus oculos e eu as vezes ando no meio da lua :S

  • Gabriella

    Estou louca para ler esse livro, parece ser muito interessante. E a capa me chamou muito atenção, sei lá… é bem bonita.
    Adorei a resenha!

    • Gui

      Espero que goste, Gabriella! 8D

  • Priss Lovegood

    Olha, eu discordo que Garota Exemplar seja um livro excelente. Gostei do início do livro, mas quando chega na metade, *SPOILER* já dá pra perceber que um deles está mentindo e, logo depois, que a Amy estava viva e forjou o sequestro/assassinato. Eu não sei como funciona para as pessoas, mas eu gosto de um livro quando há algum personagem por quem eu torça. Eu gosto de me colocar na pele do personagem e, em Garota Exemplar, os protagonistas são uns tremendos de uns sacanas. Me fizeram sentir brava a história toda. E me senti traída pela forma como a trama foi desenvolvida.

    Minha opinião, tá? :~

    • Gui

      Uma opinião extremamente bem-vinda, Pri! ;)

  • Marijleite

    Me lembro de ter lido algo sobre esse livro quando ele foi lançado, então já sabia que não era uma história fofinha, mas não me lembrava que a história era tão interessante assim. Pretendo ler assim que possível, ainda mais depois da sua resenha!

    • Gui

      Espero que goste, Mari! E, se ler, não se esqueça de contar pra gente o que achou ;D

  • Paula Rodrigues

    Esta é uma leitura de tirar o fôlego! A autora consegue nos deixar totalmente confusos em relação aos acontecimentos e isto fez com que eu não parasse de ler até saber o que realmente aconteceu. O único ponto que me decepcionou um pouco foi o desfecho da história…eu esperava mais! No entanto a leitura valeu a pena em cada página ;D

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com
    @Tri_Books

  • Camila Gerarde

    Estou com muita vontade de ler esse livro, li o primeiro capitulo e me empolguei, ainda não comprei, mas sua resenha me deixou mais ansiosa ainda para ler.

    Suas resenhas são ótimas, parabéns!!

    • Gui

      Obrigado, Camila! Depois não se esqueça de nos contar o que achou do livro :D

  • Lucas Mendes

    Sim, escrevi detalhes sobre a adaptação literária no blog onde sou colaborador, se quiserem deem uma olhada: http://www.livreando.com.br/2013/12/noticia-literaria-tudo-pronto-para.html

  • Josiane Souza

    Gui, estava alucinada de vontade de ler esse livro, mas estava pesquisando na internet e dei a maior falta de sorte do planeta de ler uma cometário de uma pessoa sem noção que contou o fim. Por favor eu preciso saber se é verdade ou se é mentira o que ela disse, para quem sabe restaurar minha vontade de ler ele. Não falarei aqui pois não sou como a outra, mas se vc tiver um meio de eu entrar em contato com vc eu ficarei muito agradecida, de verdade mesmo. até chorei de raiva. Muito obrigada. Me responde por favor!

  • Carolinne

    Gostei muito da sua resenha e das fotos, ficaram lindas :)
    É um livro muito realista e talvez por isso ele prenda tanto a atenção…
    Adorei tudo, inclusive o final, que incomodou bastante gente.
    Fiz uma resenha no meu blog: http://carolinnef.wordpress.com/2014/08/22/minha-resenha-livro-garota-exemplar-gillian-flynn/
    Beijos

  • Daniele Angelina

    Estou começando a ler, garota exemplar, o filme que será lançado me motivou e claro sua resenha deu mais vontade de ler.

    beju

    • Gui

      Espero que consiga ler antes de o filme sair de cartaz, Dani! O_O Hehehe

Deixe seu comentário

Instagram

  • acabei de liberar um post novo no blog compartilhando uma serendipidade que aconteceu comigo hoje e que tem a ver com esse livro da encantadora @doddleoddle 🖤✨ #dodieclark #dodieclarkbook #secretforthemad #secretforthemadbook
  • uma cena do vlog que postei semana passada no canal mel in wonderland 🖤 quem aí também ama chihiro? 😍 #chihiro #totoro #ghibli
  • acabei de liberar no canal um vídeo apresentando minha nova estante desenvolvida pelas garotas incríveis do @varandaarquitetura 🖤 tô esperando vocês por lá 😍 #bookshelf
  • eu tô muito feliz com os comentários que vocês estão fazendo nos ~dois~ posts que liberei ontem no blog 🖤 sério, vou responder todos com calma mais tarde ✨ obrigada por todo carinho e apoio que vocês me dão ☺️ é bom demais saber que vocês estão gostando de acompanhar o blog 🖤
  • there’s nothing truer than being yourself 🖤 acabei de liberar ~mais um post~ no blog e dessa vez é um projetinho de blogagem coletiva muito amor que eu @sernaiotto e @desancorando criamos ✨
  • acabei de liberar no blog um post com dicas de filmes e séries para relaxar nesse feriado *-* e pra deixar tudo ainda mais completo e gostoso (hehe), inclui um biscoito delicioso que a Kellogg's lançou, feito com cereais 100% integrais ☺️ nas próximas semanas vou apresentar pra vocês outros produtos dessa nova linha que eu testei, provei e aprovei 😉 ah, tô esperando vocês lá no blog pra ver as minhas indicações e pra deixarem recomendações nos comentários também 🖤 | publi

instagram