ENTRETENIMENTO FILMES E SÉRIES

Doctor Who: guia para (whovians) iniciantes

melinasouza

Olá! Depois de um “hiatos” de post aqui no A Series of Serendipity, eu, Gigi volto aqui para responder algumas dúvidas de quem quer muito se tornar um whovian! Para quem não sabe, além de ser dona do Avec Gigi, eu também sou administradora do primeiro (e melhor!) blog de Doctor Who do Brasil, o Universo Who!

Tentando explicar a série muito rapidamente, Doctor Who conta a história de um senhor do tempo, o Doctor, que é um alienígena viajante do tempo e do espaço. Ou seja, ele pode ir para qualquer lugar do universo em qualquer época da história! Para fazer isso ele usa sua nave espacial, a Tardis(!), e, quase sempre, viaja com um companheiro ou uma companheira para deixar a viagem mais divertida!

Série Clássica x Série Atual

Meu amor pela série começou quando fui para Londres em 2006, que foi logo depois de a série nova começar a passar no Reino Unido. Série nova? Hãn? Deixa eu explicar: Doctor Who é a série de ficção científica mais famosa do mundo, tendo completado seus 50 aninhos ano passado. Mas a série não ficou esse tempo todo no ar, infelizmente.

Em 1963, lançava Doctor Who, na BBC do Reino Unido, toda em preto em branco, tendo como Doctor o William Hartnell! Depois de 3 anos, devido a uma doença que impossibilitava o ator de decorar os textos, o William Hartnell precisou se afastar da série. Como a série estava fazendo muito sucesso, os produtores tiveram a brilhante ideia de que o Doctor não morresse, mas sim regenerasse, quase como se “nascesse de novo”, mudando sua aparência e sua personalidade até. Assim, eles criaram uma série que tem um poder gigantesco de renovação.

A série seguiu assim até 1989, tendo até lá 7 atores diferentes como o Doctor, quando foi cancelada porque a audiência não estava assim muito boa. Em 1996, saiu um filme para a TV com Paul McGann no papel do Doctor.

Em 2005, a BBC resolveu “regenerar” a série, para alegria de todos, dando inicio ao que chamamos de “Série Atual”, retoma a história mais ou menos de onde parou, mas sem a necessidade de ninguém ter visto a série clássica, porque, querendo ou não, são mais de 25 anos de série, contabilizando 13 atores retratando o Doctor!

Tá, mas por onde eu começo?

Antes de começar, preciso te preparar para uma coisa: Doctor Who não era uma série de efeitos especiais maravilhosos, muito pelo contrário, eles eram muito toscos até a metade do Décimo Doctor, que foi o David Tennant! Isso pode parecer um motivo para você não ver a série, mas pense: se a série tem efeitos especiais bobos, por que fez tanto sucesso assim? Porque a história é maravilhosa! Sem brincadeira haha. Os atores são muito bons, fazendo com que você crie sentimentos reais por eles e sofra de verdade quando eles vão embora ):

Agora que você já sabe disso, abstrai os efeitos especiais ruins e vem amar o Doctor com a gente!

Há várias maneiras de começar, você pode começar da série clássica, o que não aconselho, porque você pode demorar anos para chegar na série atual, mas você que sabe haha.

tardis

Toda vez que me perguntam como começar, passo meus episódios preferidos e caso as pessoas gostem, elas podem voltar para o primeiro episódio da série atual. E quais episódios são esses?

  • Vincent and The Doctor: um dos melhores e mais emocionantes episódios feitos até hoje. É o encontro do 11º Doctor com o Vincent Van Gogh! É simplesmente maravilhoso. 
  • Blink: ainda que não tenha a aparição do (10º!) Doctor até o final do capítulo, é nele que é apresentado um dos melhores vilões de DW: os Weeping Angels/Anjos Chorões (?). O episódio é um pouco assustador, mas ainda sim vale muito a pena.
  • A Christmas Carol (Especial de Natal 5ª Temporada): com o mesmo nome do conto de Charles Dickens, o episódio segue mais ou menos a mesma temática, um homem rabugento não quer ajudar o Doctor a salvar seus companheiros. Para fazer com que ele mude de ideia, o Doctor volta no tempo para conhecer o personagem mais novo e evitar que ele não ajude ele no futuro. É um episódio muito bonito (:
  • The Empty Child: mais um episódio assustador, mas dessa vez com o 9º Doctor, em que o Doctor vai até a Londres da 2ª Guerra Mundial para tentar salvar o mundo de uma criatura estranha que quer muito sua mãe!

Mas é claro que você pode começar pela primeira temporada da série atual e se apaixonar com a série com o tempo. Prometo para você que você vai amar muito!

Mas passa na TV?

Se você tem TV a cabo e se nela tiver BBC HD, você vai poder assistir Doctor Who na sua própria TV. Caso não tenha, você pode assistir pelo Netflix, que tem todas as temporadas completinhas (inclusive o especial de 50 anos!). Mas caso você não tenha nem um nem outro, aconselho você dar uma passadinha no Universo Who que temos uma lista de soluções para você!

Espero que vocês tenham uma ótima experiência vendo essa série que fez e faz parte da vida de tantas pessoas nesses 50 anos! Allons-y!

Para quem quer acompanhar a Gigi:  Avec Gigi ☁︎ Twitter ☁︎ Facebook ☁︎ Instagram

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Posts relacionados

33 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
março 26, 2014
Próximo post
março 26, 2014
  • Thaís

    Oi Gigi! Adorei o seu texto ♥ A algum tempo eu li as sinopses de cada temporada e me interessei na atual, mas não tenho TV a cabo e nem uma internet lá muito boa. Haha. Vou dar uma olhadinha no site de vocês então pra começar logo a assistir a série :)

    Bj Thaís,
    bloglepetitperle.blogspot.com.br

  • celle coelho

    Ok, ontem conversando sobre babyliss eu descubro que você é a Gigi do Avec Gigi… agora descubro que você é adm do Universo Who. Como assimmmm HAHAHAH
    Amei que você sugeriu The Empty Child & The Doctor Dances <3 São meus episódios favoritos da série, com meu Doctor favorito. Aliás, todos que cê sugeriu são os melhores mesmo hahah Vincent and The Doctor é sensacional :~

    Beijos!

  • Ana Sousa

    Excelente ^^.

    Fiquei surpresa ao saber que você é administradora do Universo Who *___*, já tinha te visto por aqui e em seu blog mas nunca imaginei.

    Quando me perguntam por qual episódio começar indico “Rose”, mas comento sobre se “dificil” começar assim e que se conseguir passar por estes “primeiros” vai entender…

    Eu comecei sem querer com A Christmas Carol e foi perfeito, muitas referências do que gosto em um único episódio, me fisgou na hora.

    Nos apegamos aos Doctors e realmente é doloroso quando um tem que ir embora >.<…

    Parabéns pela postagem, beijoso/

  • Anna Schermak

    ooooooi Gigi!

    Quando eu comecei a ver Doctor eu comecei toda errada, pois já tinha assistido “Torchwood”. É, óh o nível. Mas acabei viciando e hoje tenho um amor infinito pela série. (Até comecei a ler Shada hoje, estamos em sintonia).

    Eu sempre indico Vincent and The Doctor para quem ainda não assistiu a série e quer começar a assistir, depois do episódio, se curtir, pode assistir sem parar que vai ser só amor <3

    Adorei o post!
    Beijinhos!

  • ANGÉLICA CIRNE

    Eu adoro séries, já fui muito viciada e hoje me controlo e não assisto tantas, eu não me perdoava por nunca ter assistido Doctor Who, fiquei com medo de viciar kkkkk, resolvi entrar de cabeça e a duas semana eu estou assistindo, visito muito o Universo Who pra me atualizar e entender algumas coisas. Comecei a terceira temporada agora. Amei a primeira e o primeiro “Doutor” e senti muito quando mudou, mas AMO o David Tennant e já estou sentida porque sei que já já muda, me acabei de chorar quando a Rose saiu. Mas estou adorando, tem episódios tensos, alegres, engraçados, cenas tristes, acho bem equilibrado, e é isso que gosto em séries. Adorei seu post.

  • Laura Braz

    Nossa, essa é umas ds series mais maravilhosas que ja assisti! A História é sempre tão cativante e envolvente que qualquer problema é colocado de lado!
    E esses episódios que você indicou são realmente os que eu indicaria!
    Ah, e se eu não me engano, Doctor Who também passa na Tv Cultura, vale a pena conferir :)
    Amei o post, aliá vou agora mesmo assistir mais um episódio haha.
    Beijos!

  • Lala

    Oooi Gigi!
    Quanto tempo, hehe!
    Olha só: comecei a assistir Doctor Who semana retrasada e estou no 3° episódio (da série atual, não sabia da clássica) e comecei a assistir por esse blog! Foi o que eu mais achei confiável! E agora descubro e comprovo que é super hiper confiável, haha!
    Estou amando Doctor Who e tenho uma irmã de 8 anos que me acompanha em todos os episódios e até ela está amando (tirando algumas partes em que ela ficou com medo da Rose morrer, hehe. Mas aí até eu fiquei :x), Doctor Who para todas as idades!
    Muito sucesso com os blogs! <3
    Ameeei o post! Ficou super completo! <3
    Beijão, Lala.
    ps: Gigi estou tendo problemas em baixar os episódios, quando clico em baixar aparece uma página dizendo pra baixar um programa pra passar os vídeos mas não estou conseguindo! Já tentei umas 4 vezes e nada! Socorrooo!

  • Giovanna Marques

    DOCTOR WHOOOOOOOO *_* Eu tenho usado 19432x mais azul desde que comecei a assistir a série. xD É o seriado mais envolvente e completo que já assisti <3 Os roteiristas estão de parabéns!

    Ressalva que no netflix não tem os especiais da 4ª temporada… Ou seja: não tem o porquê da regeneração da 4ª pra 5ª temporada. Eu fiquei boiando até o meio da sexta, qdo me falaram que tinha uns 4 eps faltando hehe.

    (Apesar de ter amado mutcho DW, preciso admitir que não gostei do resultado do the day of the Doctor :( )

    Beijo, adorei o post!!

    Gi

    • :(

      Cara, fiquei boiando até agora há pouco quando vi no Youtube um resumão da série inteira pra entender o que aconteceu (achando que iriam mostrar depois na série como é típico de Doctor Who)… me sinto traída pelo Netflix :'(
      Agora já é tarde demais pra eu voltar e assistir os episódios que explicam a regeneração…

  • Ysa

    Amei o post! Comecei a assistir Doctor Who a pouco tempo e me apaixonei.Mas fiquei um pouco perdida haha E o post me ajudou a meio que organizar como eu verei os eps e tals. Amei de verdade! XOXO

  • Sabrina

    Ahhhhh, Doctah <3 HAHAHAHAH

  • Isabelle

    Putz, só eu que via Doctor Who quando passava no People+Arts? hueheuheue *o canal nem existe mais*. Mas não sei qual doutor era, tô no wikipedia vendo quem foi, que não é esse que o tumblr vive de gif hmm Mas hoje em dia eu não curto mais :~~~~~~~~~~~~

    • Ana Luiza

      Eu também assistia no People&Arts! Toca aqui o/ hahahahha
      Eu via quando era o David Tennant, não tem como não se apaixonar!
      Mas agora estou ensaiando começar a ver de novo, pq era muito legal (e dessa vez na ordem certa) :D

      • Giovanna Michelato

        Também assistia, gente! Hahahahaha, lembro que quando acabou a People&Arts fiquei toda triste, mas aí conheci a internet <3

    • jessica

      eu lembro! eu assisti um episódio porque falaram que o mcfly iria aparecer nessa série e lembro que achei aquele episódio super sem noção haha ai anos depois eu comecei assistir (por outros motivos) e hoje sou apaixonada <3

  • Larissa Ayumi

    Doctor Who é puro amor, mas confesso que o primeiro episódio quase me espantou hahahahahaha! É bem como você disse, até certa altura da série os efeitos são bem ruinzinhos, mas eles são superados pelo excelente roteiro e atores.
    Poxa, não passa mais na Cultura? Se é que eu assisti dublado e… argh! Hahaha sei lá, eu não sou fã de dublagem, então sou suspeita para falar.

    • Giovanna Michelato

      Não ): mesmo sendo dublado era um bom lugar para ver a série! É uma pena que acabou ):

  • Vitória Vasconcelos

    Doctor Who é a melhor série de todos os tempos!
    Adorei os episódios que você indicou, são alguns dos meus favoritos também :D

  • Tanna

    melhor série do universo!!
    Assistir o especial de 50 aninhos no cinema com todos os outros whovians foi a experiência mais linda do mundo <3

  • Cristiene Freitas

    Aaaaaaaahhh Doctor Who! Meu vício hahah , já sou whovian a 1 ano e comecei a assistir na cultura! Hoje, já vi até os especiais, mini episódios e o shada já está me esperando… ^^ Ótimo post Gigi!

  • Luana Bastos

    Quando comecei a série também achei os efeitos super toscos (não vamos mencionar o Mickey de plástico do pilot de 2005), mas, hoje se tornou minha paixão! <3

  • Aline

    Amo Doctor Who! Já assisti todos os episódios da série atual e vou tentar assistir a série clássica aos poucos. O post ficou muito legal e tenho certeza de que vai animar muita gente para começar a assistir essa série “fantastic”! hahahaha

  • Amanda

    Como assim vc cita meus quatro episódios favoritos? XD Juro que são exatamentes esses incluindo Doomsday que irei chorar eternamente junto com o do Van Gogh. Amo Empty Child, principalmente porque conhecemos Jack! “Are you my mommy?” Tennant repetindo isso algumas temporadas depois foi épico. hehe

  • Ruth Aparecida

    O primeiro episódio que assisti foi “A Garota que Esperou” na TV Cultura. Depois disso, foi paixão a primeira vista <3 Também tenho vários episódios que amo entre eles: The Unicorn and The Vasp (a partir desse episódio virei fão da Agatha) Blink, Doomsday, The Empty Child e o indescritível episódio Vincent and The Doctor lindo, emocionante <3

  • Alice

    Oii mel!
    Nossa eu fico muito feliz quando vc posta uma imagem ou qualquer coisa de doctor who <3
    Essa série é muito amor!!!!
    Ei vc já viu Sherlock? É o steven moffat que escreve (junto com o mark não sei das quanta hahaha)
    Vale muito a pena!Sao três temporadas e ao todo nove episódios (a próxima temporada só sai em 2016 :c ) mas é muito bom <3 você devia tentar assistir o primeiro ep ;)

  • Larissa Dantas

    Não creio que você é adm do Universo Who! Mds! :O Amo esse site, parabéns pelo trabalho, Gigi! <3
    E olha, tenho um amigo em especial que é muito viciado em DW. De tanto ele fazer referências a isso em todas as redes sociais dele, resolvi baixar pensando "meh, é sci-fi, nem vou curtir" mas hoje em dia to chegando no nível de whovian dele hahaha Doctor é puro amor!
    Os episódios que você recomendou estão no meu Top 10 de melhores epis também *-* e meu Doctor favorito com certeza é o 10th *-* <3<3<3 (até mandei gravar "allons-y" no meu ipod shuffle!)
    Amei o post, Gigi! Allons-y!

  • Tete

    Nossa eu amo o Doctor who acho demais !!!!!!!!!!!!!!

    eu comecei a assistir bem nova e ate hoje eu assisto

    • janaina nascimento dos reis

      nossa eu tanben eu o assisto des da primeira ves que ele passou na cultura que foi en 2009 muito legau e alias sou louca por ele…

  • willian

    oi, muito bom seu blog viu, a partir do dia 02/03/2015 passará doctor who? dublado na tv cultura, horário, as 20:00. Viu comenta um pouquinho sobre Londres, estou louco para ir, é muito bom lá né?

  • Caxxandra

    Eu AMO Doctor Who. Ainda estou na quarta temporada da atual e estou triste porque sei que o David Tennant irá nos deixar :(

    Eu comecei a clássica e estou assistindo ambas, eu pensei que não iria gostar, mas estou amando, já estou indo pro quarto arco. É muito bom ver como o doutor evoluiu, e até mesmo seus inimigos (como os Daleks). Outra coisa boa em relação a clássica e saber o numero imenso de episódios que existem, dá para passar MUITO tempo com o Doctor e seus companheiros ♥

    Ainda não vi todos os episódios que você indicou, mas Blink e Empty Child são maravilhosos mesmo, outros muito bons também são: Human Nature e Bad Wolf – principalmente os episódios de história, são os meus favoritos. Os efeitos no começo são bem tristes mesmo, eu fico me perguntando como a Rose não percebeu que aquele Mickey era falso, meu deus hahahahaha.

    Excelente post, alias.

  • janaina nascimento dos reis

    nossa amo doctor who ele e a minha vida sou louca por ele alias de ele ser muito misterioso louco e emgrasado e nervoso e adora deichar as pessouas loucas ao mesmo tempo ele e muito legal se ele me com vidase eu iria nem se correse perigo mas eu iria adoro adranalina iria tambem descobrir mundos diferentes e iria ver estorias passadas iria com sertesa ficar ate o utimo dia com ele… #amo doctor who

  • Igor Filgueiras

    Sabe a sensação de espalhar arte? É a minha, eu já apresentei DW pra 5 amigos e 2 já são whovians, meus irmãos assistem, eu sempre chamo minha mãe pra assistir os especiais de natal e eu comecei a assistir por acaso na 3° temporada com o 10° Doutor até a 8°, mas eu recomecei desde a 1° temporada na TV CULTURA… Sim, passa DW na TV aberta. Itens de colecionador/fã? Espera o meu 1° salário pra você vê. Beijo Gigi, vou te acompanhar nas redes sociais. Até!

Deixe seu comentário

Instagram

  • acabei de liberar um post novo no blog compartilhando uma serendipidade que aconteceu comigo hoje e que tem a ver com esse livro da encantadora @doddleoddle 🖤✨ #dodieclark #dodieclarkbook #secretforthemad #secretforthemadbook
  • uma cena do vlog que postei semana passada no canal mel in wonderland 🖤 quem aí também ama chihiro? 😍 #chihiro #totoro #ghibli
  • acabei de liberar no canal um vídeo apresentando minha nova estante desenvolvida pelas garotas incríveis do @varandaarquitetura 🖤 tô esperando vocês por lá 😍 #bookshelf
  • eu tô muito feliz com os comentários que vocês estão fazendo nos ~dois~ posts que liberei ontem no blog 🖤 sério, vou responder todos com calma mais tarde ✨ obrigada por todo carinho e apoio que vocês me dão ☺️ é bom demais saber que vocês estão gostando de acompanhar o blog 🖤
  • there’s nothing truer than being yourself 🖤 acabei de liberar ~mais um post~ no blog e dessa vez é um projetinho de blogagem coletiva muito amor que eu @sernaiotto e @desancorando criamos ✨
  • acabei de liberar no blog um post com dicas de filmes e séries para relaxar nesse feriado *-* e pra deixar tudo ainda mais completo e gostoso (hehe), inclui um biscoito delicioso que a Kellogg's lançou, feito com cereais 100% integrais ☺️ nas próximas semanas vou apresentar pra vocês outros produtos dessa nova linha que eu testei, provei e aprovei 😉 ah, tô esperando vocês lá no blog pra ver as minhas indicações e pra deixarem recomendações nos comentários também 🖤 | publi

instagram