LIVROS

Odd e os Gigantes de Gelo (Neil Gaiman e Brett Helquist)

Depois de corrigir um grande defeito que eu tinha e ler Fortunatelly the Milk, assumi uma missão: ler todos os livros escritos pelo Neil Gaiman (ainda estou pensando se dou conta de incluir as HQs também… veremos!). Feito isso, meu primeiro passo foi ler o fantástico Odd e os Gigantes de Gelo.

Pra começo de conversa, adorei o projeto gráfico: a ilustrações, as cores e a maneira como foi diagramado transmitem a beleza e a leveza da história – escrita especialmente para o Dia Mundial do Livro de 2009 (ou 2008, não tenho certeza).

Como o livro é curto, não vou contar muitos detalhes da história. Basta saber que Odd é um menino que vive em um vilarejo viking junto com a mãe, o padrasto e os irmãos. Faz muito frio, mas o povo consegue dar conta de recado. Porém, ao contrário do que acontece todos os anos, desta vez o inverno está se prolongando, e Odd sai do vilarejo para se afastar do padrasto e enfrentar o frio à sua maneira. O resto… vocês terão que ler para descobrir!

O humor e a criatividade do Neil Gaiman fazem com que fique difícil largar o livro, mas eu procurei ler aos poucos, pra saboreá-lo.

É uma leitura extremamente agradável, com uma narrativa imprevisível, e eu me senti muito bem quando acompanhava a trajetória de Odd e dos três animais (que aparecem na capa, então falar deles não é spoiler, ok? Hehehe!).

ISBN 9788579800764 Editora Rocco Nota 5/5 Páginas 128

Aperitivos

“Havia um menino chamado Odd, e não havia nada de estranho ou incomum nisso, não naquele tempo e lugar. Ao contrário de hoje, em que Odd é uma palavra inglesa para “esquisito”, naquela época, Odd significava a ponta de uma lâmina, e era um nome que trazia sorte.
Porém, ele era estranho. Pelo menos era o que os outros habitantes do vilarejo achavam. Mas se havia algo que ele não podia ser considerado era sortudo.”

(p. 9)

“Odd amava a primavera, quando as cachoeiras começavam a descer pelos vales e a terra da madeira era coberta por flores. Ele gostava do verão, quando as primeiras frutas começavam a amadurecer, e do outono, quando havia nozes e pequenas maçãs. Odd não gostava nem um pouco do inverno, quando os moradores passavam todo o tempo que podiam na sede do vilarejo, consumindo raízes comestíveis e carne salgada. (…)
Por volta de março, a pior parte do inverno já tinha passado. A neve derretia, os rios começavam a correr e o mundo despertava em si mesmo novamente.
Não esse ano.”

(ps. 16-17)

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube (Novo)

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

34 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
maio 15, 2014
Próximo post
maio 15, 2014
  • Catherine

    Fiquei com curiosidade para ler esse livro!

    Qual será o assunto principal que o seu canal abordará?

    • Gui

      Bom saber, Cath! Dê uma chance a ele ;)

      No canal eu pretendo falar sobre literatura, ilustração e culinária

  • Camila Gerarde

    Estou muito curiosa para ler os livros do Neil Gaiman, desde que descobri que Coraline é dele, e suas resenhas estão me deixando ainda mais, ele parece ter um estilo diferente de qualquer outro, o que aumenta meu interesse.

    Já entrou para a lista :)

    • Gui

      Esse é o espírito, Cami! Tenho certeza de que você vai gostar :D

  • Daniela Farias

    Preciso muito ler os livros do Neil Gaiman! Esse parece ser bem interessante e já ganhou pontos comigo por ter o ilustrador Brett Helquist. Ele fez um trabalho incrível com os livros Desventuras em Série.
    Adorei a resenha Gui!
    :)

    • Gui

      Precisa mesmo, Dani! Corrija esse “defeito” o quanto antes! XD

      Não sabia que ele era o ilustrador de Desventuras em Série O.O

  • carol

    Estava com esse livro na mão outro dia e não comprei, agora bateu um arrependimento D: quero ler ! Adorei a resenha, parabéns :)

    • Gui

      Vixe… Mas existe solução! Dá pra voltar na livraria ou encomendar pela internet hehehe XD

  • Lala

    Amei a resenha!
    Fiquei bem interessada e curiosa pra ler e confesso que os aperitivos só aumentaram ainda mais essa curiosidade, hehe…
    Gostei bastante da capa, mas confesso que fiquei sem entender o bonequinho todo branco ao lado das fotos :/
    Sei que deve ser algo relacionado ao livro, mas mesmo assim não dói perguntar né? Haha :p
    Beijão, Lala.
    ps: saudade de comentar nos seus posts <3

    • Gui

      Hahaha eu coloquei o bonequinho branco pra representar os gigantes de gelo ;P

      Estava com saudade dos seus comentários, Lala!

  • ANGÉLICA CIRNE

    Eu gostei muito desse livro mas vim ver seu post porque gosto dos seus comentários. Tenho alguns livros do Neil e gosto demais. Coloque O livro do Cemitério na sua lista.

    • Gui

      Opa, já está nela! Comprei junto com esse! :D

  • Anne

    Lendo esses pedacinhos do livro fiquei com vontade de ler tudo! Adorei a capa, quando puder vou comprar! *–*

    • Gui

      Opa, fico feliz, Anne! Espero que consiga ler em breve! ;)

  • Tami Chaves

    Gui minha amiga comprou esse livro, ela é mega fã do Neil Gaiman, e ficou de me emprestar, tava na dúvida se ia querer porque não me animei muito mas agora com sua resenha não dá pra não aceitar hehe
    beijo

    • Gui

      Que bom, Tami! Espero que goste tanto quanto eu gostei :D

  • Lila Fontes

    Sou louca pelo Neil Gaiman desde Coraline, tenho livros em diferentes edições, dvd, bonequinha e até galochas amarelas! tudo dele vai pra minha wishlist e logo que entra $$ eu compro. Agora um conselho: inclua as HQs, garanto que você não vai se arrepender *-* Por favor resenhe tudo que tiver dele, adoro os seus posts e desenhos ;)

    • Gui

      Uau! Essa é uma “fã pra valer” hehehe

      Lerei com prazer as HQs dele, mas sem o “compromisso” :D

  • Felipe

    Cara muito boa sua resenha, Neil Gaiman é fodástico, livros ou HQ’s viciam, Sandman tem o roteiro perfeito, a melhor saga que já li, comprei a Edição Definitiva Vol 1, não empresto a ninguém, uma obra prima.

    • Gui

      Massa, Felipe! Fico feliz que tenha gostado \o/
      Estou curioso pra ler Sandman…

  • Zezinha Souza

    Adorei a resenha, Gui….como todas que você faz nem bem acabei de ler e já to querendo ler o livro, ainda bem que tem aqui em casa, né?! Me empresta?!
    As fotos também estão lindas!
    Neil Gaiman me lembra a Carol Tanaka e Coraline! ;)
    Te amo.Beijinhos da sua fã número 1!

    • Gui

      Obrigado, meu anjo! Fico feliz que tenha gostado! <3

  • Luana

    Comecei por Stardust e não parei mais. Vou procurar por esse, nunca me arrependi de uma sugestão sua ou da Mel, são resenhas honestas e não pra enrolar :)
    Sugiro Bons Angúrios que ele escreveu em parceria com Terry Pratchett, bem satírico, acho que você vai curtir, beijo

    • Gui

      Que bom, Lu! Espero que goste! E vou conferir o Bons Augúrios sim :D

  • Ricardo

    Sensacional a resenha e corresponde ao que achei do livro que li a alguns meses, Gaiman tem uma legião de fãs e me incluo nela. De onde é esse toy? é pra customizar? agradeço se puder responder.

    • Gui

      Que bom que gostou, Ricardo! \o/

      Sim! Esse toy é um “Mini Munny DIY (Do It Yourself)”, da Kidrobot. Ele é feito pra ser customizado :D estou customizando outro e ainda não decidi em quem vou transformar esse aí…

  • Raquel Moritz

    O dia que (se) eu tiver filhos, vou ler essas historinhas pra eles. Neil Gaiman tem um talento inenarrável pra contar histórias, seja para adultos ou crianças. Odd é divertido mesmo. :) Quero comprar ainda essa edição bonitinha, só li em pdf :(

    BEIJO!

    • Gui

      Se você for mãe, Ra, será uma excelente mãe! ;D

  • Daiane Seixas

    Que livro mais lindo Gui, lembrei da Era do gelo um dos meus desenhos preferidos. E falando em desenho, adoro os seus, no seu canal você vai falar sobre as técnicas que usa? já me inscrevi ;) Beijo

    • Gui

      Lembra mesmo, Dai! E quando você ler vai notar mais algumas semelhanças hehehe
      Vou falar sobre ilustração, e sobre técnicas também (embora eu não seja “mestre” em nenhuma delas ;P)

  • Leonardo Prisco

    Acabei de ler o Livro do Cemitério, se você ainda não leu eu indico, as ilustras de Dave McKean são perfeitas e a história é meio macabra mais fantástica, tudo dentro de um pequeno cemitério, meu nem dá pra imaginar como ele vai desenvolvendo o enredo e chega a um final legal. Aguardando mais resenhas,desenhos seus e videos, já to inscrito no seu canal e no da Mel.

    • Gui

      Opa, valeu pela indicação, Léo! Comprei esse e pretendo ler em breve ;D
      Quanto ao canal, fique tranquilo, que estamos fazendo os preparativos!

  • Cecilia

    Um livro do Gaiman que não tenho. Oba! Agora quero muito ler

  • maria eduarda

    estou apaixonada por essa capa. juro que estou para comprar os livros do neil gaiman há meses mas sempre troco por outro na última hora, grande burrada, não é mesmo? haha.
    (ps: tu comprou box dos hq do scott pilgrim? porque se tiver sido, tem como você me dizer onde foi? é que eu só tenho os inglês daí queria os em português também ^_^)
    xxx

Deixe seu comentário

Instagram

  • não sei vocês, mas tô ficando cansada do instagram...
  • hoje de manhã liberei um vídeo novo no canal respondendo uma tag bem legal e compartilhando uma parte da minha tbr desse mês 🖤 vou adorar ver vocês por lá respondendo a tag nos comentários ☺️ ah, muito em breve vai ter uma surpresa pra vocês lá no canal ✨
  • spockinho lindo mesmo quando tá chateado 😍
  • ontem encontrei esse poster no bazar da @lojasantacomposicao e nem pensei duas vezes se iria comprar ou não hehe 😂 na mesma hora pensei em fazer essa foto pra mostrar esse lançamento lindo que recebi da @tutusapatilhas 🖤✨ #vaidetutu
  • fechando minha sequência de fotos da #ccxp2017 com essa turma que marcou minha infância 🖤 foi quando comecei a assistir Hey, Arnold que o sonho de ter uma “janela no teto” pra ver as estrelas surgiu ✨ #nickelodeon #heyarnold #zaxywonderwoman • 📷: @hasegawaphoto 💙💜💜
  • muito muito feliz de finalmente conhece pessoalmente a @lovemaltine que é minha amiga virtual há anos 🖤 e olha que mágico: poucos segundos antes tava pensando “nossa, quando será que vou conhecer a Ari e a @jeskagrecco ?” 😱 ai ai como amo serendipidades 🖤✨ • 📷: @hasegawaphoto 💙💜💙

instagram