LIVROS

The Doodle Revolution (Sunni Brown)

IMG_0555

Da mesma forma que Ed Emberley, Sunni Brown defende a ideia de que qualquer pessoa pode aprender a desenhar, mas segue outro caminho: para ela, o desenho pode ser, mais do que uma forma de expressão, uma ferramenta para organizar e gerar ideias – seja em projetos pessoais, seja no trabalho; algo que nos ajuda a pensar.

IMG_0560

Com um estilo de escrita leve e uma abordagem bastante visual (e, naturalmente, um belo projeto gráfico), Sunni convida o leitor a participar da Doodle Revolution (algo como “Revolução do Rabisco“, embora a tradução não seja muito precisa), que combate a ideia de que rabiscar é “coisa de criança” e defende a prática como um instrumento para exercitar a criatividade.

O livro é praticamente um “curso”, que aborda desde a relação do rabisco com o pensamento criativo até aplicações práticas do pensamento visual em empresas.

IMG_0567

Sunni passa muita segurança e confiança quando conduz o leitor pelo tema, o que torna a leitura extremamente rica e prática – ao longo do livro há diversos exercícios que ajudam a assimilar conceitos. Mesmo quem não tem o hábito de desenhar (por insegurança, preguiça ou qualquer outro motivo) vai ficar com vontade de exercitar o “pensamento visual”.

IMG_0564

Quem me acompanha no Instagram já deve ter visto muitas anotações cheias de desenhos – algo que comecei a fazer com mais frequência depois de começar a ler The Doodle Revolution (não esperei a leitura acabar pra colocar as coisas em prática). Sunni promete ao leitor um conjunto de ferramentas fantásticas, e é exatamente o que ela dá.

IMG_0577

Infelizmente esse livro ainda não foi lançado no Brasil, por isso tive que comprar na Amazon – mas não é muito caro, a linguagem é acessível e a Amazon, como vocês sabem, é de confiança.

Fundamental para quem depende muito de criatividade no trabalho ou em atividades pessoais!

IMG_0581

ISBN 9781591845881 Editora Portfolio/Penguin Nota 5/5 Páginas 242

IMG_0565

Aperitivos (tradução livre)

“Ao invés de desviar nossa atenção de um tópico (o que nossa cultura acredita que acontece quando alguém rabisca), rabiscar serve como uma ‘atividade âncora’ – tarefa que pode ocorrer simultaneamente com outra – e como medida preventiva para evitar que a gente perca o foco em um tópico chato”.
(p. 18)

“Com o tanto de informação competindo pelos nossos cérebros hoje em dia, a maioria de nós precisa de toda a ajuda que conseguir”.
(p. 18)

“Tecnologia nos traz muitas oportunidades, mas também tem seus custos. Nossa atenção está constantemente fragmentada, nossa presença diante de outras pessoas, reduzida. Temos um constante senso se urgência que não vem acompanhado pela satisfação de ser produtivo”.
(p. 31)

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

Posts relacionados

14 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
setembro 29, 2014
Próximo post
setembro 29, 2014
  • Lala

    Amei a resenha!
    O livro parece ser super inspirador e já entrou pra wishlist!
    Tenho muita mania de ficar rabiscando, tanto que uma vez a professora estava explicando e eu rabiscando, até que… Ela me mandou largar o lápis e prestar atenção! Foi aí que eu dormi, hehe :x
    Eu realmente fico mais concentrada quando estou rabiscando (nem que sejam coisas sem sentido) :p
    Beijão, Lala.

    • Gui

      Tinha que mostrar pra sua professora que rabiscar pode ser justamente o que te ajudava a prestar atenção na aula, Lala! XD

  • Gabi Barbará

    Eu adoro rabiscar e tenho um caderno só de Doodles! Acho um habito bem saudavel pra soltar a criatividade mesmo!

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!
    Me ajude a tornar o Barbaridades ainda melhor!

  • Anonimo

    Adoro seus posts Gui! Me inspira a pessoas como eu, que não sabem desenhar absolutamente nada, a tentar mais e conseguir de um jeito novo! Parabéns.

    • Gui

      Pra (quase) tudo dá-se um jeito, meu caro! XD

  • Andressa

    Nossa, que livro bacana.
    Achei muito interessante, adoro desenhos, gostaria de saber desenhar melhor (li agora a sua outra resenha, do livro Make a World, e me senti motivada a treinar minhas técnicas artísticas haha).
    Muito legal o post!! Sou professora e criatividade precisa fazer parte do meu cotidiano.
    Beijos :**

    http://madeinbruske.blogspot.com.br/

    • Gui

      Dessa, fico super feliz que os posts tenham te dado alguma inspiração! Espero que aos poucos o desenho passe a fazer parte do seu dia a dia! :D

  • Selma Marina

    Que lin-do! Sério.
    Estou cursando Design e por causa disso estou mais íntima de metodologias que deixem a criatividade tomar um rumo mais “racional” digamos assim, infelizmente muitos dos livros são cansativos, sabe? Mas realmente adorei o visual ‘despreocupado’ do The Doodle Revolution, fora que é fofo e da vontade de ler sem nem mesmo saber do que se trata. Parece um ótimo livro.
    Valeu por mais uma dica Guilherme!

    • Gui

      Fico muito feliz que tenha se identificado com a proposta do livro, Selma! Se der a ele a honra de estar na sua estante (hehehe) não se esqueça de contar o que achou ;)

  • Karine M.

    Sempre via essa série como sugestão na Amazon, mas jurava que eram de atividades como os da Keri Smith e esse novo “Uma Página de Cada Vez”. Não consigo me dar bem com esses livros por ter que riscá-los, hahaaa. Gostei desse por ser mais técnico, com certeza vou tê-lo na minha coleção. Acredito que seja tão bom quanto o Steal Like an Artist e Show Your Work do Austin Kleon. Ótima dica!

    • Gui

      São propostas diferentes, Ka, mas todos são extremamente ricos! :D

  • Clarissa Carino

    Que bacana a ideia do livro, eu tenho um hábito semelhante de esquematizar meus estudos com canetas coloridas e outros recursos visuais, tipo setinhas e coisas do tipo, e costuma me ajudar mesmo no raciocínio e até mesmo fixação!

    Beijo,

    Clá | blog Uma Garota Carioca

    • Gui

      Organizar visualmente facilita muito na hora de revisar os materiais, também! \o/

Deixe seu comentário

Instagram

  • queria que cerejeiras florescessem o ano inteiro 🌸 e vocês, qual flor gostaria? ☺️ #spring #primavera #cherryblossom
  • nem acredito que já estamos na primavera 😳 nem tive coragem de me despedir das minhas estações favoritas ainda hehe aliás, pra mim a ordem de preferência é inverno > outono > primavera > verão. E pra vocês? (obrigada pelo vaso fofo @dalexandrino139 🖤✨)
  • Ontem chegou o lançamento • a menina da montanha • e já separei para levar comigo na próxima viagem. É uma não ficção autobiográfica de uma mulher muito forte e inspiradora chamada Tara Westover. Ela e seus irmãos foram criados pelos seus pais nas montanhas (Idaho - EUA) isolados da sociedade (nunca foram ao médico ou a escola!). Aos 17 anos, inspirada por um de seus irmãos, ela decidiu descobrir como era a vida além das montanhas e foi assim que pisou em uma sala de aula pela primeira vez. Hoje em dia, aos 31 anos, ela já concluiu seu doutorado em Cambridge 😍 já estou me preparando para chorar com esse livro 😭 quem aí se animou pra ler? Vocês gostam de não-ficção? • obrigada @editorarocco por trazer esse livro pro Brasil, por me enviar esse exemplar e por apoiar meu trabalho 🖤 | publi ☺️
  • Por mais difícil que seja, não perca a esperança e saiba que você não está sozinho 💛 #setembroamarelo
  • Essa semana começou com uma surpresa pra vocês. Eu e a @tutusapatilhas vamos presentear um seguidor com um vale tutu e o ganhador poderá escolher ~qualquer modelo disponível~ para ganhar (exceto botas).
Para concorrer basta seguir o @teawithmel e seguir a @tutusapatilhas e deixar um comentário nessa publicação 🖤 não é obrigatório marcar amigos nos comentários, mas sintam-se à vontade para indicar nos comentários nossos perfis para amigos que vocês achem que possam curtir nossos trabalhos 🖤✨ (isso aumenta as chances de vocês) ah, é preciso ter endereço de entrega no Brasil e o resultado será divulgado aqui nos Stories na segunda-feira dia 24/09/2018 ☺️ espero que tenham gostado da surpresa! Muito feliz por poder presentear uma de vocês com uma tutu 🖤 ps: essa é a página que me empolguei fazendo ontem 🙃
  • Meio 🤦🏻‍♀️ antes do esmalte lascar hehe 😒 • estou bem animada pra essa semana que está começando. Quem também está? 🙃 (blusinha que comprei depois de ver no insta da @guid ✨)

instagram