LIVROS

Asterix entre os Bretões (Albert Uderzo e René Goscinny)

IMG_2706

Esse é o meu livro favorito do Asterix (e a versão animada está no meu Top 10 de desenhos).

A história é bem simples, mas cativante: o bretão Cinemapax viaja até a Gália para pedir ajuda a Asterix na luta contra os romanos – que estavam quase dominando sua aldeia. Pra ajudar os bretões, Asterix, Obelix e Cinemapax pretendem levar até a aldeia um barril de poção mágica (a mesma que tem ajudado Asterix e seus amigos a resistir a Roma).

É claro que eles passam por todo tipo de aperto durante a viagem, como encontros com assaltantes, soldados e piratas…

IMG_2711

Uma das coisas que eu mais gosto nos livros do Asterix é a maneira como eles fazem com que mesmo temas pesados (guerra, assalto, pirataria etc.) não mudem o tom da história, que é divertido, leve.

Outro ponto alto desse livro, em especial, é a tradução: pra manter a estranheza que o inglês causa nos gauleses (que falavam “francês antigo”), aqui no Brasil traduziram as coisas ao pé da letra e sem mexer na ordem das palavras – hot water virou “quente água”, gentleman virou “gentil-homem”, roman patrol virou “romana patrulha”, national beverage virou “nacional bebida”, warm beer virou “morna cerveja” etc. Aliás, eles também brincam bastante com a obsessão dos bretões com “quente água com um pingo de leite” e o fato de preferirem “morna cerveja” ao invés de uma cerveja gelada.

IMG_2707

Também tem várias outras referências à cultura inglesa (se vocês prestarem atenção, vão encontrar os Beatles em um dos quadrinhos, inclusive!).

Some tudo isso ao carisma dos personagens e ao ar clássico da HQ e você terá, bom… um clássico!

IMG_2715

Minha única ressalva é o excesso de texto em alguns quadrinhos – o mesmo problema dos livros do Tintim –, mas não é nada que realmente atrapalhe a leitura.

IMG_2717

Eu tenho um carinho especial por esse livro e pela versão animada (que assisti muitas vezes quando era criança). E esse exemplar que aparece nas fotos foi um presente do meu irmão – e vai ficar de “herança” para os meus filhos (quando e se eu tiver, claro)!

IMG_2786

IMG_2787

IMG_2790

Como vocês podem ver nas fotos, tem um monte de desenhos e livros do Asterix, e cada um mereceria um post à parte… Mas, por enquanto, deixo a seguinte recomendação: leiam, assistam e se divirtam! As histórias são leves, o humor é inteligente e os personagens são extremamente carismáticos.

IMG_2763

IMG_2772

IMG_2798

“Tira esse cara do meu lado”

IMG_2802

“Grrrrr”

IMG_2804

“Ah! Não pode morder, né?”

IMG_2805

“Hum…”

IMG_2808

“Dane-se!”

IMG_2794

O Asterix sobreviveu ao ataque do Spock

IMG_2795

Em breve teremos um post falando da “série” como um todo. Fiquem de olho!

IMG_2764

ISBN (não tem) Editora Record Nota 5/5 Páginas 48

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

13 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
outubro 20, 2014
Próximo post
outubro 20, 2014
  • Clarissa Carino

    Kkk Spock como sempre abrilhantando o post! ;)

    Beijos!

    Clá | blog Uma Garota Carioca

    • Gui

      Sim! Spockinho abusando do pobre Asterix, por Tutatis…

  • Zezinha De Souza

    Adorei a resenha, sem dúvida Astrerix é um dos melhores desenhos, Gui! Também gostei do filme mas confesso que esse Asterix de pelúcia roubou meu coração..só perde pra o Spock, é claro! ❤

    Beijinhos e fico aguardando aquela resenha que te pedi hahaahahahaha e vou pedir outra, sei que não me emendo, que tal algo sobre TiTim ❤

    • Gui

      Filmes (pelo menos a maior parte deles), vale dizer, que eu ganhei de presente da melhor mãe do mundo! <3

  • Gabi Barbará

    Eu AMO Asterix! Tenho um Asterix de pelucia gigante no Brasil! Nao tem como nao amar! Tambem tinha o VHS de varios deles (inclusive o entre os Bretoes e os 12 trabalhos!) !

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    • Gui

      Bons tempos dos VHS! E a dublagem antiga era a melhor… Depois de muita procura, consegui essas versões em DVD! :D

  • Mah Bravo

    ahhh Asterix é muito amor <3

  • Ana

    Asterix :D meu pai sempre adorou os quadrinhos e acabou me passando esse amor por eles também :) eu gosto das versões dos filmes que tem atores de verdade, ficaram boas :) Agora está mais fácil de encontrar ps quadrinhos na Saraiva, tomara que mais gente compre e goste! Você comprou esse Asterix de pelúcia pela internet? Achei muito lindo!!

    • Gui

      Então, Ana, o Asterix e Obelix contra Cesar ficou legal, o Asterix: Missão Cleópatra ficou mais ou menos… mas é sempre bom curtir os personagens, mesmo em uma mídia tão diferente da original! :D

      Esse Asterix eu comprei no eBay \o/ não foi fácil de achar, mas valeu a pena! hehehe

  • Vitoria

    Olá Mel. Uma duvida aleatoria que eu gostaria que voce me respondesse: onde voce compra seus livros hardcover? É so em site gringo que vende? Beijinhos

  • Uila

    Eu gosto muito de Asterix, meu pai também comprou todos os DVDs e livros quando eu era pequena, mas os meus ficaram pro meu irmão no Brasil.

    Fomos (eu, meu irmão, minha mae e meu marido) até pro parque do Asterix, perto de Paris, em 2012. O parque não tem brinquedos tao legais, mas deu pra tirar umas fotos bacanas e comprar uns souvenirs legais.

    • Gui

      Que massa! Espero poder conhecer o parque também algum dia…

Deixe seu comentário

Instagram

  • Eu tenho o costume de tirar fotos de coisas que eu gostaria de comprar, mas que por algum motivo não compro (dinheiro, não precisar de verdade, falta de espaço etc.). Faço isso em qualquer situação, mas principalmente quando estou viajando e acabo vendo coisas aleatórias enquanto estou passeando. Essa ecobag aí da foto foi uma das coisas que desejei comprar lá em Toronto, mas que trouxe comigo só na forma de foto 😌 vocês também costumam fazer isso? Ou tem alguma outra “tática”?
  • que artistas de outras épocas/séculos te inspiram? Eu acho tão incrível pensar que Van Gogh viveu há dois séculos e sua obra segue marcando e inspirando gerações. Esse envelope foi presente do meu amigo querido @gustavokrelling e me inspirou a fazer várias fotos que viraram um post novo no blog 😌 vou amar encontrar vocês por lá também ♡ (e vou aproveitar para responder os comentários que vocês deixaram nos últimos posts)
  • vocês já se sentiram pressionados a ler algum livro só porque “todo mundo” já leu? Ou já fingiu que leu um livro? Essa foto foi feita em uma livraria lá em Toronto ♡ achei muito divertida essa brincadeira que fizeram com essa seleção de livros hehe falando em Toronto, essa semana liberei no canal o único vlog dessa viagem e eu amei muito cada segundo dele e hoje liberei um novo study vlog no canal 😌 espero que vocês gostem vídeos novos!
  • vocês costumam ler um livro por vez ou vários ao mesmo tempo? Durante muito tempo eu só conseguia ler um, mas hoje em dia tenho até que me controlar para não levar mais de um na mochila quando saio de casa 🤭 ah, hoje teve post novo no blog e nele apresentei a minha nova roommate 🌿 (spoiler: ontem fui na @borealisplantas ♡)
  • vocês costumam ficar revendo fotos do seu rolo de câmera e relembrando de como foi o dia em que você tirou ela? Eu amo fazer isso ✨ essa foto é do dia 28-11-2018. Um dia depois de ter visto a neve caindo pela primeira vez. Eu e o @hasegawaphoto andamos muito. Fomos em várias lojas de vinil, almoçamos em um lugar cheio de pisca-pisca em que todos os pratos custavam 5.95 (talvez eu tenha errado o valor, mas lembro que era menos de 6 dólares) e que tinha uma placa de “free air guitar! Please take one” (vou postar a foto da placa nos Stories). De noite eu tomei um chocolate quente com menta delicioso em um Starbucks e senti como se estivesse vivendo em um filme com todo clima natalino de Toronto ♡ foi um dia sem “grandes emoções” e eu amei cada detalhe dele. Lembro de ficar olhando as casas, as folhas no chão e as árvores por onde passava imaginando como seria a vida das pessoas que moravam por ali e o que elas estariam fazendo naquele momento em que eu passava por elas sem que elas soubessem que tinha alguém criando historinhas mentalmente sobre elas hehe (eita! Será que minha legenda ficou confusa?)
  • Voltei pra casa cheia de produtinhos maravilhosos da @thebodyshopbrasil ♡ tentei separar eles por categoria nas fotos pra conseguir mostrar tudo. Não vou falar detalhadamente pra legenda não ficar gigante, mas já vou avisando que futuramente vou falar mais sobre eles no blog ♡ 
Consegui trazer pra casa 3 produtos usados na minha revitalização facial (Drops of Youth) e isso significa que já vou poder ter a minha própria rotina de revitalização em casa ♡ aos pouquinhos vou deixando ela mais completa 😌
A maioria dos produtos são para o rosto (amo amo amo máscaras), mas não esqueci dos meus cabelos (já usei praticamente todos os shampoos da TBS e agora que tenho os da linha de Shea Butter - karité - vou poder dizer que usei todos), do meu corpo (aaaaaah esses cremes com aparência de iogurte além de deliciosos tem uma absorção rápida ♡) e dos meus pés, meus queridos pés que me aguentam o dia inteiro (esse creme vai ser um incentivo a mais para voltar a correr com frequência). Tô muito feliz em poder mostrar todos esses produtos #crueltyfree para vocês 😌 espero que tenham gostado das minhas escolhas! Me contem aqui nos comentários quais os que vocês mais gostaram que eu vou amar saber ♡ ah e lembrem-se que tem cupom de 25% de desconto (MELTBS) válido até hoje na loja do Shopping Mueller @muellercwb • publicidade ♡

instagram