LIVROS

O Hobbit (J. R. R. Tolkien)

IMG_7092

No final de 2014, fui ao cinema com amigos pra ver o último filme da trilogia O Hobbit. Durante a sessão, deixei de lado o incômodo por terem feito três filmes a partir de um livro tão curto (e acrescentando elementos que, pra mim, enfraqueceram a história) e curti cada minuto.

IMG_6976

IMG_6992

Poucos dias depois, peguei emprestada com a Mel essa edição histórica de O Hobbit que vocês estão vendo nas fotos. Mal me lembrava da história original (que li há mais de dez anos), e a trilogia de filmes só aumentou meu interesse em revisitar a saga do Bilbo.

IMG_7104

Um dos elementos que mais se destacam em O Hobbit é o estilo de fábula: enquanto lê, você sente como se o autor estivesse na sua frente, contando uma história para divertir, fazer pensar, sentir medo e alívio… cada coisa no momento certo.

IMG_7006

IMG_7009

IMG_7010

IMG_7016

IMG_7019

IMG_7020

IMG_7021

IMG_7028

A maneira como os personagens, cenários e situações são descritos ajudam a envolver o leitor, e os pequenos “vacilos” da narração (há trechos em que o narrador confessa que não se lembra de certos detalhes da história) dão ao livro um sabor ainda mais especial.

Pra quem ficou curioso, o enredo é simples: é a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit (coloquei nos Aperitivos o trecho que explica o que é um hobbit) que ajuda um grupo de anões a recuperar um tesouro que foi roubado há muito tempo. Na jornada, eles passam por todo tipo de aperto, como fome, sede, aprisionamento e brigas com orcs, aranhas gigantes e elfos da floresta.

IMG_7034

IMG_7035

IMG_7037

De todas as edições de O Hobbit (muitas lançadas nos últimos anos por causa dos filmes), essa foi a que achei mais bonita. Capa dura, papel de qualidade, belas ilustrações (feitas pelo próprio Tolkien) e ótima diagramação fazem justiça à original, publicada há mais de 75 anos. Tiveram um cuidado especial com a tradução, chamando especialistas para garantir que tudo ficasse nos trinques.

O Hobbit conseguiu me prender do começo ao fim – apesar de alguns trechos cansativos, e de uma ou outra música bobinha –, e acho que tem potencial pra agradar leitores de praticamente todas as idades. O tom meio infantil talvez deixe algumas pessoas incomodadas, mas não aparece o tempo todo, então é fácil passar por ele sem se incomodar demais.

IMG_7030

IMG_7043

IMG_7083

Em tempo: nesse ano, pretendo rever os três filmes, e escrever resenhas/gravar vídeos sobre eles, além de compará-los com o livro. Aguardem!

IMG_7089

ISBN 9788578276300 Editora WFM Martins Fontes Nota 5/5 Páginas 299

IMG_7097

Aperitivos

“A mãe desse nosso hobbit – o que é um hobbit? Imagino que os hobbits requeiram alguma descrição hoje em dia, uma vez que se tornaram raros e esquivos diante das Pessoas Grandes, como eles nos chamam. Eles são (ou eram) um povo pequeno, com cerca de metade da nossa altura, e menores que os anões barbados. Os hobbits não têm barba. Não possuem nenhum ou quase nenhum poder mágico, com exceção daquele tipo corriqueiro de mágica que os ajuda a desaparecer silenciosa e rapidamente quando pessoas grandes e estúpidas como vocês e eu se aproximam de modo desajeitado, fazendo barulho como um bando de elefantes, que eles podem ouvir a mais de uma milha de distância. Eles têm a tendência a serem gordos no abdome; vestem-se com cores vivas (principalmente verde e amarelo), não usam sapatos porque seus pés já têm uma sola natural semelhante a couro, e também pelos espessos e castanhos parecidos com os cabelos da cabeça (que são encaracolados); têm dedos morenos, longos e ágeis, rostos amigáveis, e dão gargalhadas profundas e deliciosas (especialmente depois de jantarem, o que fazem duas vezes por dia, quando podem). Agora vocês sabem o suficiente para continuarmos.”

(p. 2)

“Um pouco antes da hora do chá, um tremendo toque soou na campainha da porta da frente, e então ele se lembrou! Apressou-se e colocou a chaleira no fogo, pôs na mesa outra xícara e outro pires, um ou dois pedaços de bolo a mais, e correu para a porta.
– Desculpe por fazê-lo esperar! – ia dizer, quando viu que não era realmente Gandalf. Era um anão com uma barba azul enfiada num cinto de ouro, e olhos muito brilhantes sob seu capuz verde escuro. Assim que Bilbo abriu, ele se enfiou porta adentro, como se fosse esperado.”

(p. 7)

“E foi isto o que viu:

Três pessoas muito altas sentadas em volta de uma fogueira muito grande de troncos e faia. Estavam assando pedaços de carneiro em longos espetos de madeira e lambendo o caldo dos dedos. Havia um cheiro agradável, de comida saborosa. Também havia um barril de boa bebida por perto, e eles estavam bebendo em canecas. Mas eram trolls. Obviamente eram trolls. Até Bilbo, apesar de sua vida pacata, podia perceber isso: pelas grandes caras pesadas, pelo tamanho pelo formato de suas pernas, para não falar no linguajar, que estava longe de ser adequado em uma sala de visitas, muito longe:
– Carneiro ontem, carneiro hoje e raios me partam se não vai ser carneiro amanhã de novo – disse um dos trolls.”

(p. 33)

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Redes sociais da Mel:

 Youtube  Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Bloglovin’ ❤ Pinterest ❤ Tumblr ❤ Goodreads  Flickr

25 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
abril 8, 2015
Próximo post
abril 8, 2015
  • Amanda

    O Bilbo é uma graça <3

  • Becky

    Nossa você leu minha mente Gui!
    Minha amiga leu o livro e vi que ela de certa forma gostou, até hoje não consigo tirar esse livro da minha mente, quero muito, muito mesmo ler esse livro (e ver todos os filmes depois).
    Amei essa resenha, e as fotos do Bilbo <3

    Abraços! Quero mais resenhas :D

    • Gui

      Fico feliz que a resenha tenha aparecido na hora certa, Becky! É um livro muito, digamos, “aconchegante”. Se estiver frio onde você mora, vai apreciar a leitura ainda mais :D

      Depois não se esqueça de me contar o que achou!

  • Flavia Saldanha

    Confesso que quando peguei este livro pra ler (tinha 9 anos) achei muito enfadonha a leitura e desisti do livro (e de todos do Tolkien) e jurei que nunca mais pegaria um livro dele para ler! Depois de muito tempo tive que fazer um trabalho para a escola e li o exemplar em inglês e, mesmo penando para entender algumas coisas, achei a obra fantástica! Acho que, aos 9 anos, eu não tinha “maturidade literária” suficiente para entender a literatura do Tolkien. Hoje é um dos meus autores favoritos.

    A resenha está impecável, parabéns! As fotos são lindas, e essa edição do livro é perfeita! :D

    • Gui

      Me identifiquei bastante com a sua história, Flavia! Às vezes sinto que não estou “pronto” para determinado livro, e resolvo dar uma chance pra ele em outro momento – aí, ou a leitura flui, ou a gente descobre que realmente não vai curtir aquele livro específico.

      Senti esse ar “enfadonho” quando tentei ler O Senhor dos Anéis, e ainda pretendo tentar novamente

      Fico feliz que tenha gostado do post!

  • Nai

    Oi Gui, adoro os livros de Tolkien, sou muita fã! O Hobbit tem esse aspecto mais infantil por ser um livro voltado para o público infantil mesmo. Tal aspecto não vemos n’O Silmarillion e em Senhor dos Anéis, por exemplo. Foi lançada uma versão linda, toda ilustrada (Jemima Catlin) e com a capa de pano.
    Você já leu outros livros de Tolkien? Pretende ler?
    Abraços

    • Gui

      Sim, Nai. O Tolkien conseguiu acertar bem o tom para o público infantil, e isso fica bem claro ao longo de toda a narrativa. Os outros dele não são tão “amigáveis”, e têm histórias pesadas.

      Tentei ler A Sociedade do Anel há muitos anos, mas não curti. Talvez não fosse o momento… De qualquer forma, pretendo tentar novamente e, se gostar, encarar toda a trilogia, além de O Silmarillion!

      • Nai

        O Silmarillion, é incrível! Ele é o começo de todos os outros, pois mostra a criação da Terra Média! Você vai apreciar muito a leitura! ^^

        Abração

  • Marina Ribacki

    Vi os três filmes mas li apenas o livro pela metade. Preciso corrigir esse erro :P

  • Barbara Moyano

    Adorei Gui! Comprei o livro esse mês depois de assistir o último filme (e meu namorado ficar revoltado, dizendo que não tinha nada a ver com o livro) mas ainda não li, fiquei com muita vontade de ler agora! Estou aguardando os vídeos comparativos! ;)

    • Gui

      Concordo em parte com ele, Ba: eles tomaram muitas “liberdades” na hora de fazer os filmes, justamente pra conseguir fazer uma trilogia, e eu acho que acabaram colocando coisas demais e tirando o foco da história – que devia estar no Bilbo, e não no Thorin! Mas enfim… Fico feliz que tenha gostado da resenha, e espero que goste dos vídeos também! 8D

  • Nandha

    Adorei! pretendo compra-lo. ♥

  • Liu

    Dormi quando minha tia tentou me apresentar “O Senhor dos Anéis” e, que eu me lembre, achei chatinho o trailer do primeiro filme d’O Hobbit. Essas coisinhas me fariam sair correndo se alguém me apresentasse este livro (amo ler, mas às vezes dá um soninho) e me surpreendi ao me ver envolvida na sua resenha.
    Agora estou louca para ler e, se eu gostar, dar uma chance aos filmes. Bela resenha – e fotos! – e muito obrigada por me apresentar mais um livro para minha lista de desejos.
    Beijos!

  • Vanessa Martins

    Gui, vc sabe dizer qual é a editora que lançou essa edição? Porque nunca vejo pra vender com essa capa… É sempre aquela do filme, que eu particularmente acho péssima.rs

  • Li Gobara

    Olá Gui,
    Não sou muito de comentar, mas quando vi a resenha do Hobbit tive que dar minha opinião!

    Adorei o filme assim como todos os filmes da saga Senhor dos Anéis.

    Quero muito comprar este livro e acho que assim meu interesse para ler Senhor dos Anéis depois ficará mais fácil e fluido de ler.

    1Bjoo

  • Fêh Zenatto

    Eu sou uma grande fã d’O Hobbit. Acho o livro maravilhoso!
    Li a trilogia O Senhor dos Anéis e tive muita dificuldade, chegando até a pegar um pouco de birra do Tolkien mas depois que li O Hobbit e reli O Senhor dos Anéis percebi a grandeza das obras.
    Acho que O Hobbit é um livro muito mais acessível e tão interessante quanto Senhor dos Anéis.

    Fiquei um pouquinho decepcionada com os filmes também, especialmente por terem alongado-os tanto. Acabei nem assistindo ao último ainda.

    As fotos ficaram incríveis, Mel e Gui. O Bilbo foi perfeito para completar o livro lindo!

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

  • Helena

    Que linda a resenha!
    Mais linda que ela, só as fotos do Bilbo! <3
    Sou apaixonada por hamsters, tenho um também, e amei ver as fotos do livro com ele!
    Adoro suas participações no blog da Mel

  • Yasmim Ramos

    Gui, que legal, voce postar sobre O HOBBIT aqui no Blog da Mel.. Já faz um bom tempo que eleestá na minha WISHLIST pra ler.. Eu nunca li O Senhor do s anéis, mas fico curiosa porque meu irmão tem um box dos filmes e ele já leu o Hobbit, e isso me dá curiosidade pra saber esses significados que só quem lê e é fã de verdade dessa estória é capaz de entender! <3 A medida que minha curiosidade aumenta a cada dia, porque sou fã de AS CRÔNICAS DE NARNIA de C.S. Lewis, e foi a primeira série que consegui ler completa, apesar de a maioriria das pessoas reclamarem que não conseguem terminar.. Enfim, o livro faz certas referencias que me deixam uma sensação de que têm algo em comum, sem falar que já li em algum lugar que JRR. Tolkien era amicíssimo de C.S. Lewis. Eles até se reuniam pra discutir sobre seus livros, terem idéias e tal, tipo um Clube do Livro! Legal isso né?

    bjs
    Yasmim do Blog SE ESSE MUNDO FOSSE MEU
    http://yasmimsramos.blogspot.com.br/

  • Luiza Brando

    Já li O Hobbit três vezes! Algumas partes me irritam um pouco, principalmente as musiquinhas, mas no geral é um bom livro.
    Outro livro que o Tolkien escreveu para crianças e é interessante é Mestre Gil de Ham. É bobinho, mas legal.

  • Leli Martins

    Não li o livro ainda e ainda falta assistir o terceiro filme. Mesmo não conhecendo muito bem a história, fiquei sem entender como eles dividiriam um livro em três filmes, mas até onde sei, ficou até bom. O livro com certeza está na fila para ser lido!

    Ps: Esta edição é mesmo muito linda!
    Beijos.

  • Cris

    Aiiii fiquei encantada em ver um post sobre o livro, pois vi os três filmes e adoreiii a história (só o final esperava mais do filme rsrsrsrs)
    vou já comprar o livro e pois quero ver como é o final e ler com mais detalhes a história :)
    ahhhh comenta sim dos filmes tah rsrsrs
    bjussss

  • Karin de Oliveira

    Olá Gui!
    Essa edição realmente é muito linda! Há um primor e cuidado nela. Estava até pensando em adquirir mas como já tenho um (a versão com o Smaug na capa), achei melhor manter o consumo consciente!
    O que eu mais gostei na leitura era o ritmo da narrativa: capítulos bem divididos e com aventuras em cada um deles. A cada capítulo, uma ação diferente e isso deixava a leitura dinâmica e interessante.
    Fiz uma resenha no meu blog alguns anos, quando li o livro. Está mais ou menos, não muito digna do livro, mas sinta-se a vontade em ler (http://www.prateleiradecima.com.br/desafio-literario-2012-hobbit/)
    Mil beijos

  • Rossana B. Queiroz

    Este post não poderia ter participação especial melhor!! <3 Bilbo, seu lindo!! hehehe Quanto ao livro/filmes, ainda falta eu assistir o último (e ler o livro, que eu tenho mas ainda não li), mas está na minha lista para um futuro próximo!!

Deixe seu comentário

Instagram

  • Yay! Tô preparando vários conteúdos pro blog e pros canais e vou aproveitar pra apresentar pra vocês mais um dos lançamentos da Kellogg's que mencionei na semana passada. Essas rosquinhas da foto são de aveia e mel e eu simplesmente amei *-* sério, queria que o pacotinho fosse eterno hehe ainda bem que vem bastante :P alguém aí já comeu? | publi
  • eu tô 😍 com essa ilustra amorzinho surpresa que a @imalenaflores postou no insta dela 🖤 o trabalho dela é lindo e ela é uma fofa (acompanho há anos) ✨ ela abriu seis vagas extras pra quem me acompanha e quiser encomendar ilustras de avatar nesse estilo com ela 🖤✨ as informações (valores etc.) estão no perfil dela ☺️
  • inspire 🌿🖤 foto do meu cachepô novo (é da @lojasantacomposicao ✨) pra avisar que hoje cedinho liberei um post novo no blog e ontem liberei um vídeo no canal serendipity ☺️ espero que vocês gostem 🖤 quando eu voltar pra Curitiba vou responder os comentários de vocês 🌿 obrigada por tudo, pessoal.
  • acabei de liberar um vídeo novo no canal serendipity 🖤 espero que vocês gostem ☺️ #bookshelf #bookhaul
  • acabei de liberar o vlog da semana no canal mel in wonderland 🖤✨ estou esperando vocês por lá ☺️
  • os garotos do @estudiograma vieram colocar minha cabeceira hoje 🖤 (arrasta pra foto do lado pra conhecer eles!) ✌🏻 desde criança sempre achei lindo camas com cabeceiras, mas essa é a primeira vez que tenho uma. ah, um recado muito importante: eles que fizeram a minha escrivaninha maravilhosa e nesse exato momento estão com uma disponível para pronta-entrega então caso alguém aí tenha interesse é só falar com eles pelo @estudiograma ou pelo site 😉 ah, a preferência é pra quem for de Curitiba ou redondezas. (mais um móvel testado e aprovado pelo @spock_inwonderland 🖖🏻👽)

instagram