ENTRETENIMENTO JOGOS

Boardgame: Dixit

Dix it

Dixit é sem dúvida um dos jogos mais bonitos que tenho aqui em casa, tanto pelo projeto gráfico quanto pela proposta.

Dix it

A mecânica é curiosa: no começo da partida, cada jogador recebe seis cartas; cada rodada tem um narrador; esse narrador escolhe uma de suas cartas, coloca ela na mesa, virada para baixo, e dá uma “dica” que permita que os outros jogadores descubram que carta é essa; os demais jogadores escolhem, cada um, uma de suas cartas para colocar junto com a do narrador; as cartas então são embaralhadas e reveladas; em seguida, todos (menos o próprio narrador, claro) votam em qual carta acham que é a do narrador.

Dix It

Aqui, existem três cenários possíveis:
1) Os jogadores conseguem acertar qual é a carta do narrador. Todos (menos o próprio narrador) andam duas casas;
2) Ninguém consegue acertar qual é a carta do narrador. Todos (menos o próprio narrador) andam duas casas. Além disso, quem recebeu votos em sua carta anda uma casa por voto recebido;
3) Algum(ou alguns) jogador(es) acerta(m) a carta, outro(s) não. Tanto o narrador como quem acertou andam três casas, e quem recebeu votos em sua carta anda uma casa por voto recebido.

Dixit

À primeira vista, parece muito complicado, mas é possível resumir em duas sentenças: o narrador precisa dar uma dica que não seja muito óbvia (a ponto de todo mundo acertar) nem muito obscura (a ponto de ninguém acertar); e os outros jogadores têm que saber pensar como o narrador, para interpretar a dica.

Aí é que está a beleza do jogo. É uma comunicação sutil, que envolve empatia e criatividade.

Dixit

Dixit

Dixit

Dixit faz sucesso aqui em casa, tanto entre quem já é fã de jogos de mesa quanto entre quem ainda não conhece bem esse hobby. É algo que o pessoal “da área” chama de “jogo de entrada”, um jogo criativo o bastante para fugir do padrão “clássico”, e ao mesmo tempo simples o bastante para atrair iniciantes.

Embora venham muitas cartas no jogo base, com o tempo elas podem acabar cansando, e se você não varia no grupo algumas dicas começam a ficar repetitivas. Por isso, vale a pena comprar as expansões com o passar do tempo, e variar o grupo de participantes.

dixit

porco espinho

unicorn

Essa versão que vocês veem nas fotos foi comprada na Amazon, no começo de 2015, quando o dólar estava relativamente barato. Felizmente, a Galápagos Jogos (que havia lançado Dixit no Brasil) repôs seu estoque e ainda lançou diversas expansões. Vale a pena conferir! Em tempo: nas fotos tiradas pela Mel, algumas das cartas são da primeira expansão, Dixit Journey.

Ficha técnica:
– Idade sugerida: 8 anos ou mais
– Nº de jogadores: 3 a 6
– Tempo médio de jogo: 30 minutos

Componentes da caixa (versão importada)
– 84 cartas
– 1 tabuleiro
– 6 marcadores de madeira
– 36 fichas de votação
– Ficha de regras

dixit

dixit

dixit

dixit

dixit

É isso! Espero que tenham gostado e se interessado pelo Dixit. Se quiserem dar uma chance a ele, não vão se arrepender!

Obrigado pela atenção. Vejo vocês nos comentários!

Quem quiser me acompanhar em outras redes, é só seguir: Twitter ✎ Facebook ✎ Instagram  Tumblr  Youtube

Posts relacionados

26 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
janeiro 27, 2016
Próximo post
janeiro 27, 2016
  • Cati

    Nossa amei o jogo! Parece ser um jogo levinho, mas bem divertido! Louca para comprar!!
    Apaixonada pelo post, tanto pelas fotos fofíssimas ( obrigada Mel!) tanto pelas palavras (valeu Gui!)!!

    • Gui

      É um jogo bem “família”, Cati. E o fato de caberem seis pessoas na partida aumentam as chances de ele ir pra mesa mesmo em grupos de “não-jogadores” :D que bom que gostou do post!

  • Bia

    Que lindo! Deu vontade de comprar, ótima resenha.

  • caroline

    achei ele realmente bonito, mais parece bem complicadinho mesmo. rsrs

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

    • Gui

      Explicando assim é um pouco estranho, especialmente pra quem está acostumado com os jogos de carta “clássicos”. Mas já na primeira rodada você pega o jeito!

  • Becky

    Nossa! A ideia desse jogo é muito legal mesmo.
    Estava esperando mais posts seus sobre jogos por aqui. Gostei bastante, pois sempre conheço jogos de tabuleiros legais, com suas indicações.
    Sério, ótimo post.
    Abraço :)

    • Gui

      Que bom que gostou, Becky. Espero que Dixit entre para a sua coleção!

      Aproveito pra indicar o blog da Vick, que tem vários posts sobre jogos, e dizer pra continuar de olho aqui no da Mel, porque esse ano vamos falar bastante sobre esse assunto!

  • Andréia Campos

    Que bonitinho!!!
    As ilustrações são realmente bem interessantes… mas não sei por que parece um jogo mais infantil, sabe? Exatamente para o que vc falou, de estimular a criatividade….
    Mas agora fiquei bem curiosa com as dicas de vocês sobre as cartas, kkkkk.

    Bjs!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    • Gui

      Acho que depende bastante do grupo, Andy. É bom pra jogar com crianças, também, mas adultos podem ser divertir bastante por terem uma “bagagem” maior, com mais possibilidades de dicas!

  • Ana Claudia

    Adoro essas dicas de jogos de tabuleiro!
    Aqui em SP tem um restaurante chamado Ludus, em que você pode ir e jogar diversos, MUITOS MESMO, jogos de tabuleiro.
    E eu acabei de ver que tem Dixit lá!
    Vou lá amanhã e vou arrastar a galera para jogar!
    :)

    • Gui

      Ouvi falar no Ludus e fiquei com vontade de conhecer! Quando for a São Paulo, pretendo fazer uma visita e promover uma pequena jogatina com leitores :D quem sabe?

      Que bom que gostou, Ana!

  • Lara

    Que jogo mais fofinho! Fiquei curiosa para brincar com ele :)

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    • Gui

      Dê uma chance ao Dixit e não vai se arrepender :D

  • Maira

    Oi Mel, queria te mostrar algo que não tem a ver com o post (sorry!)…mas vi isso hoje e não tive como não pensar em você e no blog: http://www.merriam-webster.com/words-at-play/happy-birthday-serendipity

    beijinhos!

  • Fernanda

    Ahh eu amei esse jogo, Gui! Ele é lindo demais, não dá pra escolher a carta mais bonita… e claro, foi muito massa jogar com vocês!!! Tô anotando as dicas de jogos porque quero comprar vários! :D

    • Gui

      Essa é um “dilema” comum, Fer! Várias cartas muito bonitas, e apenas uma ou outra é abstrata demais. O resto… dá vontade de emoldurar algumas hehehe

      Quando vier de novo a Curitiba, vamos jogar mais uma partida!

  • Agatha Silva

    Nossa, que legal. O jogo é lindo, e parece ser bem divertido também. Pena que eu não tenho com quem jogar… :c

    • Gui

      Que bom que gostou, Agatha!

      No começo é difícil convencer o pessoal a jogar esses jogos modernos, porque eles tendem a ser bem diferentes do que já estamos acostumados (jogar dados e andar, ou depender bastante da sorte pra se sair bem). Talvez a arte bonita e o desafio de sair da rotina anime alguns dos seus amigos para uma partida! O que acha?

  • Renata

    Já vi uns amigos jogando numa loja nerd que tem aqui em Teresina e achei bem interessante. Lembro que nesse dia alguém deu uma dica e eu (fora do jogo) peguei a referência e acertei de quem era a carta. Já procurei pra comprar nessa mesma loja, mas sempre que eu vou ou não tem ou tem quando eu não tenho como comprar =(
    É uma boa dica pra sair dos jogos tradicionais
    ;*

  • Nathália

    Já quero comprar o jogo hahaha! Amei a resenha, Gui! :)

  • Clarissa Carino

    Esse jogo é muito legal, já joguei com uns amigos e foi super divertido! :)

    Beijos,

    Clá | blog Uma Garota Carioca

  • Victoria

    Que legal o jogo, Gui! Quando o dolár der uma abaixada ou eu encontrar aqui no Brasil, com certeza vou comprar!
    Bjs

  • Leia Ana, leia

    Adorei!!

    Fiquei com vontade de jogar :D
    Bjs

  • Raffa Campa

    Guiii, onde você comprou esse jogo??? Ele parece muito bom. Amo suas postagens de jogos! ♡♡

  • Vitor Limeira

    Conheci esse jogo através de uns amigos meus, e achei incrível! Com a singela bagagem que eu tenho de jogos de tabuleiro, eu resumi minha análise para “é uma versão do jogo Academia, só que mais fluido, e no lugar de palavras estranhas são belíssimas imagens”. =D
    Eu já comprei o meu pela internet, e não vejo a hora de jogar com minha família! Mas a ansiedade é tanta, que já estou correndo atrás das expansões. ^^’
    E foi aí que surgiu uma dúvida, que não consegui esclarecer com as minhas pesquisas até agora: a versão Odyssey, que é considerada uma atualização do jogo, mas também uma expansão para a versão original, possui cartas totalmente diferentes do primeiro, as mesmas cartas, ou algumas repetidas? Se você souber me esclarecer isso, eu agradeceria. =D
    E parabéns pelo review! o/

Deixe seu comentário

Instagram

  • Eu tenho o costume de tirar fotos de coisas que eu gostaria de comprar, mas que por algum motivo não compro (dinheiro, não precisar de verdade, falta de espaço etc.). Faço isso em qualquer situação, mas principalmente quando estou viajando e acabo vendo coisas aleatórias enquanto estou passeando. Essa ecobag aí da foto foi uma das coisas que desejei comprar lá em Toronto, mas que trouxe comigo só na forma de foto 😌 vocês também costumam fazer isso? Ou tem alguma outra “tática”?
  • que artistas de outras épocas/séculos te inspiram? Eu acho tão incrível pensar que Van Gogh viveu há dois séculos e sua obra segue marcando e inspirando gerações. Esse envelope foi presente do meu amigo querido @gustavokrelling e me inspirou a fazer várias fotos que viraram um post novo no blog 😌 vou amar encontrar vocês por lá também ♡ (e vou aproveitar para responder os comentários que vocês deixaram nos últimos posts)
  • vocês já se sentiram pressionados a ler algum livro só porque “todo mundo” já leu? Ou já fingiu que leu um livro? Essa foto foi feita em uma livraria lá em Toronto ♡ achei muito divertida essa brincadeira que fizeram com essa seleção de livros hehe falando em Toronto, essa semana liberei no canal o único vlog dessa viagem e eu amei muito cada segundo dele e hoje liberei um novo study vlog no canal 😌 espero que vocês gostem vídeos novos!
  • vocês costumam ler um livro por vez ou vários ao mesmo tempo? Durante muito tempo eu só conseguia ler um, mas hoje em dia tenho até que me controlar para não levar mais de um na mochila quando saio de casa 🤭 ah, hoje teve post novo no blog e nele apresentei a minha nova roommate 🌿 (spoiler: ontem fui na @borealisplantas ♡)
  • vocês costumam ficar revendo fotos do seu rolo de câmera e relembrando de como foi o dia em que você tirou ela? Eu amo fazer isso ✨ essa foto é do dia 28-11-2018. Um dia depois de ter visto a neve caindo pela primeira vez. Eu e o @hasegawaphoto andamos muito. Fomos em várias lojas de vinil, almoçamos em um lugar cheio de pisca-pisca em que todos os pratos custavam 5.95 (talvez eu tenha errado o valor, mas lembro que era menos de 6 dólares) e que tinha uma placa de “free air guitar! Please take one” (vou postar a foto da placa nos Stories). De noite eu tomei um chocolate quente com menta delicioso em um Starbucks e senti como se estivesse vivendo em um filme com todo clima natalino de Toronto ♡ foi um dia sem “grandes emoções” e eu amei cada detalhe dele. Lembro de ficar olhando as casas, as folhas no chão e as árvores por onde passava imaginando como seria a vida das pessoas que moravam por ali e o que elas estariam fazendo naquele momento em que eu passava por elas sem que elas soubessem que tinha alguém criando historinhas mentalmente sobre elas hehe (eita! Será que minha legenda ficou confusa?)
  • Voltei pra casa cheia de produtinhos maravilhosos da @thebodyshopbrasil ♡ tentei separar eles por categoria nas fotos pra conseguir mostrar tudo. Não vou falar detalhadamente pra legenda não ficar gigante, mas já vou avisando que futuramente vou falar mais sobre eles no blog ♡ 
Consegui trazer pra casa 3 produtos usados na minha revitalização facial (Drops of Youth) e isso significa que já vou poder ter a minha própria rotina de revitalização em casa ♡ aos pouquinhos vou deixando ela mais completa 😌
A maioria dos produtos são para o rosto (amo amo amo máscaras), mas não esqueci dos meus cabelos (já usei praticamente todos os shampoos da TBS e agora que tenho os da linha de Shea Butter - karité - vou poder dizer que usei todos), do meu corpo (aaaaaah esses cremes com aparência de iogurte além de deliciosos tem uma absorção rápida ♡) e dos meus pés, meus queridos pés que me aguentam o dia inteiro (esse creme vai ser um incentivo a mais para voltar a correr com frequência). Tô muito feliz em poder mostrar todos esses produtos #crueltyfree para vocês 😌 espero que tenham gostado das minhas escolhas! Me contem aqui nos comentários quais os que vocês mais gostaram que eu vou amar saber ♡ ah e lembrem-se que tem cupom de 25% de desconto (MELTBS) válido até hoje na loja do Shopping Mueller @muellercwb • publicidade ♡

instagram