ESTILO DE VIDA ORGANIZAÇÃO

DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO TRABALHANDO EM CASA

Felizmente, desde 2012, tenho a sorte de poder trabalhar em casa produzindo conteúdo para Internet (blog, instagram e youtube). É um trabalho que amo e sou muito grata por ter, mas, ao contrário do que várias pessoas pensam, não é tão fácil assim. Pra conseguir criar um conteúdo de qualidade e conseguir manter tudo atualizado é necessário ter muita organização e alguns hábitos, coisas que nem sempre tive, mas que aprendi a ter.

Ao longo desses anos, essa é a primeira vez que realmente me sinto confortável o suficiente para escrever sobre isso porque só agora sinto que realmente estou no caminho certo em relação a minha rotina de trabalho, afinal, agora estou com dois canais e com o blog atualizados hehe antes minha rotina não era tão certinha. Claro, que ainda não está perfeita, mas está caminhando pra isso e estou muito feliz e empolgada para falar sobre o assunto.

Nesse post vou compartilhar com vocês algumas dicas e hábitos que fazem parte do meu dia-a-dia e que acredito que podem ajudar vocês que já trabalham em casa ou que pretendem começar a trabalhar nesse formato.

ACORDAR/DORMIR CEDO

Sempre, desde criança, fui uma pessoa noturna. Adorava dormir assistindo séries como A Feiticeira, Stark Trek e Jeannie é um gênio (e, de acordo com as minhas lembranças dos anos 90, essas séries passavam tarde da noite) e acordava no horário de assistir Caça-Talentos (oi, Fada Bela!). Naquela época eu estudava de tarde no colégio, mas não demorou muito para que eu fosse transferida pra turma da manhã e precisasse acordar bem mais cedo do que estava acostumada (6:30 da manhã). No meu colégio, a partir da quinta série (acho que é equivalente ao sexto ano hoje em dia), todas as turmas tinham aula no período da manhã então acordar cedo sempre fez parte da minha rotina por obrigação.

Depois que me formei – colégio/faculdade – voltei a acordar tarde (10:00) praticamente todos os dias e acordar cedo era só quando tinha algum compromisso do tipo consulta, reunião ou viagem. Já tentei algumas vezes mudar esse hábito, mas sempre arranjava desculpas para ficar acordada por mais tempo e, principalmente, pra colocar o despertador no modo “soneca” pra ganhar mais alguns minutinhos na cama. Felizmente hoje em dia consegui mudar esse costume e agora consegui incluir na minha rotina o hábito de deitar cedo (nem sempre consigo deitar 22:30/23:00, mas está bem melhor do que antes) e de acordar cedo (isso eu já consigo fazer praticamente todos os dias inclusive final de semana).

Acordar cedo torna o dia bem maior e nos dá mais possibilidades para sermos produtivos, mesmo para aqueles que se consideram uma pessoa de hábitos noturnos (tipo eu!). Não vou me prolongar muito nesse tópico porque estou planejando fazer um post dedicado a esse assunto então vou guardar pra depois :)

NÃO TRABALHAR DE PIJAMAS

Faço parte do time das pessoas que amam usar pijamas e, inclusive, durante muito tempo, trabalhei usando pijama (deixava separado um pijama pra trabalhar e um pra dormir hehe). Já faz um tempo que decidi mudar esse hábito e, agora, uma das primeiras coisas que faço quando acordo é trocar de roupa. Mesmo que eu vá trabalhar em casa o dia inteiro e não tenha reunião (por skype ou pessoalmente) eu guardo o pijama e coloco qualquer outra roupa confortável para usar durante meu horário de trabalho.

Usar pijama é maravilhoso, eu sei, mas ele remete a momento de descanso e não de trabalho (não que trabalho precise necessariamente ser algo pesado e desconfortável). Por isso é bom separar as coisas. Deixa pra usar pijama quando for dormir ou passar um dia aconchegante e relaxante :)

ARRUME SUA CAMA

Outro hábito muito importante é arrumar a cama, principalmente se o seu ambiente de trabalho for o seu quarto, como no meu caso. Algumas pessoas têm a sorte de conseguir separar o home office do quarto, mas mesmo que você não fique no mesmo ambiente que a sua cama durante o dia, recomendo que arrume ela antes de começar a trabalhar.

Quem acompanha o blog ou o insta, já deve ter percebido que muitas vezes uso a cama bagunçada em cenários de fotos (acho que fica bem mais bonito do que a cama arrumadinha hehe). Sempre que sei que vou fazer fotos desse tipo ou faço elas antes de arrumar a cama (como primeira tarefa do dia) ou bagunço a cama para fazer as fotos e logo depois arrumo de novo. Antes de ter esse hábito, sentia como se meu ambiente de trabalho não fosse realmente de trabalho, sabe? Não sei bem como explicar. Além disso, a cama bagunçada e fofinha parece estar o tempo todo fazendo um convite do tipo “vem cá! deita só um pouquinho pra descansar!” (hehe) e isso não é nada bom. Principalmente se as suas tarefas do dia são coisas que você não está muito empolgada pra fazer.

ORGANIZE SUA ÁREA DE TRABALHO

Claro que isso varia de pessoa pra pessoa. Tem quem prefira trabalhar em uma mesa cheia de coisas (tipo o Einstein), mas caso esse não seja o seu caso, fazer uma limpeza semanal ou quinzenal na sua área de trabalho ajuda muito. Assim, além de você tirar as distrações, parece que as coisas fluem melhor. A minha mesa não é a das mais vazias – gosto de ter uma variedade de canetas e post-its por perto, além de algumas coisinhas fofas como bonequinhos do Totoro e da Rei -, mas ver mais espaço vazio do que preenchido deixa o ambiente bem mais leve e me deixa mais motivada. O importante é você conseguir tornar o seu ambiente de trabalho o mais confortável e inspirador possível para você.

MONTAR UMA TO DO LIST

Não é nenhuma novidade que amo montar listas, principalmente do tipo “to do”. Pra mim, o ideal mesmo é deixar ela pronta no dia anterior, mas nem sempre consigo fazer isso então essa é uma das minhas primeiras tarefas do dia. Gosto de anotar tudo o que preciso fazer naquele dia e, no final, as coisas que preciso fazer ao longo da semana porque assim, se sobrar um tempinho, consigo adiantar elas. É muito legal conseguir visualizar todas as tarefas do dia e motivador poder riscar cada vez que uma delas é concluída.

ESTABELECER UM HORÁRIO DE TRABALHO

Uma tendência comum de quem trabalha em casa é de procrastinar as tarefas até o mais tarde possível. Eu mesma já fiquei várias vezes trabalhando até tarde e definitivamente não me orgulho disso. Virar a noite trabalhando, não é sinal de produtividade ou de que você trabalha demais (claro, às vezes pode ser) e sim de falta de organização. Se em um trabalho convencional você teria horário de entrada e de saída, porque não levar isso para o trabalho em casa?

Uma das maiores vantagens, a meu ver, de trabalhar em casa é o horário flexível, então use isso ao seu favor. Estabeleça um horário para começar a trabalhar e um para finalizar suas tarefas do dia referentes ao trabalho. É muito importante que você consiga se desligar um pouco então nada de fazer com que seu horário de descanso perca espaço para o trabalho. Esse é um tópico que ainda estou melhorando na minha rotina então posso dizer que sei como é difícil conseguir se desligar completamente sabendo que você ainda tem um tempinho pra concluir ou adiantar uma tarefa antes do horário que estabeleceu para deitar.

FAZER PAUSAS

Já foi comprovado cientificamente que depois de 50 minutos/uma hora focada em uma tarefa a nossa atenção fica reduzida então as pausas são mais do que necessárias para fazer com que a gente consiga render mais. O ideal é fazer várias pausas ao longo do dia (a cada uma hora de trabalho) de mais ou menos 10/15 minutos. Nesse tempo você pode fazer um lanchinho – vou aproveitar pra recomendar mais um lançamento da Kellogg’s daquela linha de produtos feitos 100% com cereais integrais: cookies de cacau, aveia e chia que são maravilhosos (tipo a minha indicação da semana retrasada *-*) -, ler um capítulo ou dois de um livro (várias dicas lá no canal Serendipity, heim?! inclusive liberei um vídeo novo ontem!), dar uma olhada nas suas redes sociais, escutar música, jogar uma fase de um jogo…enfim, tem que fazer pausas, sim!

Espero que as dicas tenham sido úteis pra vocês e vou adorar que vocês compartilhem as experiências de vocês aqui nos comentários :)

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

*esse post tem conteúdo patrocinado pela Kellogg’s Brasil, mas as minhas opiniões são sinceras e só indico produtos que realmente uso/consumo.

Posts relacionados

4 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
novembro 29, 2017
Próximo post
novembro 29, 2017
  • Ana Carolina Rene

    Adorei as dicas e por mais que eu não trabalhe em casa, elas são aquelas que uso nos momentos que tenho que fazer algo em casa… é tão bom ser produtiva, amo!

    • Melina

      Fiquei feliz em saber que gostou das dicas e que vai poder usar elas mesmo que não trabalhe em casa ♡
      :*

  • Cassiano

    Gostei muito das dicas. O fato delas serem simples, as tornam possíveis de adotar e me parecem eficientes. Vou incluir essa do intervalo, porque não me lembro de fazer pausas. Mas vou conseguir! Disciplina é tudo, se for para manter o foco e melhorar o rendimento, ‘um pause’ me parece vantajoso. Obrigado, Mel! Muito mais felicidade com o seu trabalho, sucesso e produtividade. Grande você já é, e como diria o Buzz: “Ao infinito e além!”, portanto vá sempre além. Porque pessoas do bem, como você, merecem conquistar o universo. #goserendipity : )

    • Melina

      Seus comentários são sempre tão fofos e queridos ♡ muito obrigada, viu?
      Amei!
      Fiquei feliz que gostou das dicas. Elas são simples e, como você mesmo disse, possíveis de adotar – mesmo que algumas sejam um pouco mais chatinhas – então espero muito que as pessoas que encontrarem esse post se animem pra adotá-las :)
      :* e faça pausas sempre ♡

Deixe seu comentário

Instagram

  • spockinho lindo mesmo quando tá chateado 😍
  • ontem encontrei esse poster no bazar da @lojasantacomposicao e nem pensei duas vezes se iria comprar ou não hehe 😂 na mesma hora pensei em fazer essa foto pra mostrar esse lançamento lindo que recebi da @tutusapatilhas 🖤✨ #vaidetutu
  • fechando minha sequência de fotos da #ccxp2017 com essa turma que marcou minha infância 🖤 foi quando comecei a assistir Hey, Arnold que o sonho de ter uma “janela no teto” pra ver as estrelas surgiu ✨ #nickelodeon #heyarnold #zaxywonderwoman • 📷: @hasegawaphoto 💙💜💜
  • muito muito feliz de finalmente conhece pessoalmente a @lovemaltine que é minha amiga virtual há anos 🖤 e olha que mágico: poucos segundos antes tava pensando “nossa, quando será que vou conhecer a Ari e a @jeskagrecco ?” 😱 ai ai como amo serendipidades 🖤✨ • 📷: @hasegawaphoto 💙💜💙
  • saudade #ccxp já! eu e o @hasegawaphoto fomos só na sexta, mas conseguimos aproveitar bastante ☺️ (aguardem vlog!) quem for hoje, passa lá no cantinho da @zaxyoficial pra fazer uma foto 360° 😍 é muito legal (mas confesso que dá um pouco de vergonha hehe) ps: ainda bem que eu e o Beni não caímos com as bundadas que demos um no outro 😂🤣 #zaxywonderwoman
  • fotinho do dia da pré-inauguração do @newyorkcafecwb do Batel pra avisar que 1. está muito lindo e 2. já estamos na fila do cheesecake 🖤 hoje, a partir das 15hrs eles vão distribuir 500 senhas e 500 cheesecakes de graça 😳 e um desses cheesecakes vai vir premiado com uma viagem com acompanhante para New York 😱 #newyorkcafe DICA: tragam guarda-chuva porque o sol resolveu fazer companhia pro pessoal da fila 😒 hehe

instagram