Food PROJETO DETALHES

PUDIM DOS ANJOS: UMA RECEITA (QUASE) DE FAMÍLIA

Quando decidimos que esse mês iríamos compartilhar uma “receita de final de ano” no Projeto Detalhes a primeira que me veio na cabeça foi essa aqui do tal do Pudim dos Anjos. Antes de compartilhar a receita em si, preciso contar com vocês uma história engraçada – pelo menos pra mim – que tem por trás dela. Não se preocupem que a história é curta hehe

O Pudim dos Anjos está presente desde a minha lembrança mais antiga de Natal e de Ano Novo. Se tem uma sobremesa que não falta na mesa das festas de fim de ano da Família Souza, é essa. Durante muitos e muitos anos, eu e o Gui – meu irmão mais novo que coincidentemente foi mencionado também no post da semana passada – sempre vimos essa sobremesa não só como uma tradição, mas também como uma receita de família e sempre tivemos muito orgulho disso. Um belo dia, não lembro exatamente o ano, mas lembro que não faz muito tempo (uns dois anos talvez?) estávamos na cozinha quando o Gui comentou algo do tipo “quem te ensinou essa receita? é de família, né?” e logo em seguida mainha falou “receita de família? eu peguei essa receita na caixinha da maria mole da Nutrimental”. Nem preciso dizer que eu e meu irmão ficamos chocados com essa revelação, né? hehe até hoje não consigo lembrar dessa história sem rir. Foi tão inesperado e engraçado :P

Então, pessoal, é isso mesmo. Vou compartilhar com vocês a receita da tradicional sobremesa da família Souza que veio de uma caixinha de maria mole.

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 vidro de leite de coco (200 ml)

1 pacote de maria mole sabor coco

1 xícara de açúcar branco refinado (para a calda caramelizada)

1/2 xícara de água (para a calda caramelizada)

MODO DE FAZER

Dissolver o conteúdo do pacote de maria mole em 200 ml de água quente. Depois bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje em uma forma caramelizada* e deixe na geladeira por duas horas antes de tirar da forma.

Para caramelizar a forma é só misturar o açúcar e a água em fogo médio ou baixo, nunca alto, e ficar de olho até caramelizar. Mainha encontrou esse link com dicas para fazer calda :)

O PUDIM

Simples, né? E esse pudim sempre teve e sempre terá carinha de final de ano pra mim :)

Que receita vocês sempre fazem nessa época do ano?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

ps: estou em SP, mas assim que voltar vou responder os comentários dos posts anteriores :)

Este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada por desancorando + sernaiotto + serendipity  saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os posts já publicados aqui.

Posts relacionados

13 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
dezembro 8, 2017
Próximo post
dezembro 8, 2017
  • Wanila

    Que delícia! Isso me lembra muito uma receita parecida que minha mãe fazia quando eu era mais nova, fiquei com vontade de fazer agora! hahaha Aqui não temos nenhuma receita típica da época, mas se não tiver farofa com uva passa pra mim não é natal! <3

  • Ana Carolina Rene

    Amei o pudim e amei a história hahahahaha

  • maki

    aaaaaaaaaaaaaaaa que delícia ♥ já quero um pedaço desse pudim pra experimentar. e ri muito com a história da ‘tradição’ da família huahhauuhauhauh

  • Camila Cunha

    Que fotos lindas *–*

    Já peguei a receita e planejo fazer no Natal, ai volto aqui e te conto tudo!
    Ri muito com a história da receita e imaginei você e seu irmão se olhando e pensando fomos enganados, hahaha!

    :*

    • Camila Cunha

      Eu fiz e fica uma delícia :)
      Eu só demorei a desenformar porque ele é bem molinho né e eu achei que não tava pronto, haha! Só desenformei no outro dia e mesmo assim com medo porque eu balançava a forma e ele parecia bem líquido ainda, acho que já estava pronto na véspera e eu nem sabia, haha!
      Ele é bem cremoso e facil de fazer, todos aprovaram ♥

      :*

  • Karoline Lima

    Nossa, Mel, ahahhahah, imagino como vocês ficaram surpresos, eu ficaria do mesmo jeito. Igual uma vez quando minha mãe me deu um pão com “Nutella” e depois ela disse que não era Nutella, na verdade era um brigadeiro que ela tinha feito.
    Eu contei no post da Maki que aqui em casa só se reúne a gente aqui de casa e a família da minha irmã casada. Desde quando ela era solteira, faz vatapá (prato régional) nessa época do ano. Ela faz de um jeito legal porque reune todas as nossas frescuras (camarão sem casca porque eu gosto, e com pimenta porque papai gosta) então acho o dela fantástico rsrs <33 também é o momento que ela cozinha junto com a minha mãe e geralmente eu fico na cozinha vendo aquilo e aprecio de uma forma inexplicável, só sei que é um momento especial. Esse ano acho que não vai ter porque ela teve neném (aawwnn. Contei sobre isso no meu blog) e provavelmente minha mãe não vai deixar ela ficar no fogão.

    Amei as fotinhas do pudim.

  • Verônica Michetti

    Lá em casa não temos exaaatamente uma tradição de natal… cada ano fazemos algo diferente, mas sempre achei *incrível* tradições natalinas… Talvez seja um dos motivos para eu gostar tanto de filmes natalinos, acho tradições de família a coisa mais fofa do mundo

    Amei sua receita! Acho que vou fazê-la esse ano…. se achar o pacotinho de maria mole! kkkkkkkkk Nunca vi isso por aqui!

    Xx

  • Ingrid Lourenço

    Hey Melinaaaaa, que delícia de pudim! <3
    Aqui em casa a gente não tem uma tradição para esse época do ano… Mas em qualquer época tem um bolo de banana fresquinho que é muitooo bom! c:
    Amei a receita e as fotos <3 Seu blog está cada vez mais lindo <3
    http://www.anuviar.com.br/

  • Larissa Zorzenone

    Oi Mel
    Vou começar pelo final do post. Até quando vai ficar em São Paulo? Vai fazer encontrinho? Queria tanto finalmente te conhecer…
    Amei a sua receita natalina de família que veio numa caixa de maria mole. Na minha família, geralmente, final de ano minha avó faz um sorvete caseiro em forma de pudim carinhosamente chamado de sorvetão. Pra mim e minha irmã, é a melhor parte do Natal. Esse an oainda nem sei se vou ocnseguir estar com eles para o Natal. Fico com o coração todo apertado. Eu sei que vou voltar aqui antes do Natal, mas já te desejo que essa época que você tnaot ama seja incrível.

    Vidas em Preto e Branco

  • LARY

    Pudim é o meu doce favorito da vida! Imagina quando eu vi ele por aqui? Ele é lindo e perfeito em qualquer ocasião <3 Os detalhes vistos por tu são singulares e preencheram muito bem o coração. Abraços, Mel.

  • Claudia Hi

    Que diferente a maria mole. Nunca tinha visto nenhuma receita com ela. Pela foto parece ser deliciosa!

    haha adorei a história! Tadinhos, vocês devem ter ficado arrassados na hora!

  • Carol Mancini

    Ixe, na minha casa tem um MONTE de receitas de família hahaha… Bisavós italianos trouxeram na bagagem um monte de coisas – com minha família, não tem macarrão industrializado só se for parafuso, delivery de pizza então é motivo para briga hahaha. Mas tem duas que eu mais gosto que a gente fazia no fim do ano: rosquinhas, macarrão frito (é uma receita doida da minha mãe em que ela fazia uns cubos de macarrão parafuso empanados, uma delícia mas não sei explicar como fica hahaha) e meu bolo de aniversário – como eu faço no dia 6/1, então ficou meio “marcado” como fim do ano também hahaha, mas era todo ano um bolo pão-de-ló com recheio de creme de nozes e cobertura de chantilly… Minha mãe faleceu há 10 anos, desde então não tenho mais o bolo, mas as outras coisas eu sempre faço :)

  • Bia Souza

    Hmmm… Fiquei com água na boca! :P
    Adorei o post e as fotos estão lindas!
    Achei engraçado como a sua mãe falou! Hahaha! Ela é uma fofa, mesmo!
    Acho que, afinal, é assim que se começa a tradição de uma receita de família! :D

Deixe seu comentário

Instagram

  • Eu tenho o costume de tirar fotos de coisas que eu gostaria de comprar, mas que por algum motivo não compro (dinheiro, não precisar de verdade, falta de espaço etc.). Faço isso em qualquer situação, mas principalmente quando estou viajando e acabo vendo coisas aleatórias enquanto estou passeando. Essa ecobag aí da foto foi uma das coisas que desejei comprar lá em Toronto, mas que trouxe comigo só na forma de foto 😌 vocês também costumam fazer isso? Ou tem alguma outra “tática”?
  • que artistas de outras épocas/séculos te inspiram? Eu acho tão incrível pensar que Van Gogh viveu há dois séculos e sua obra segue marcando e inspirando gerações. Esse envelope foi presente do meu amigo querido @gustavokrelling e me inspirou a fazer várias fotos que viraram um post novo no blog 😌 vou amar encontrar vocês por lá também ♡ (e vou aproveitar para responder os comentários que vocês deixaram nos últimos posts)
  • vocês já se sentiram pressionados a ler algum livro só porque “todo mundo” já leu? Ou já fingiu que leu um livro? Essa foto foi feita em uma livraria lá em Toronto ♡ achei muito divertida essa brincadeira que fizeram com essa seleção de livros hehe falando em Toronto, essa semana liberei no canal o único vlog dessa viagem e eu amei muito cada segundo dele e hoje liberei um novo study vlog no canal 😌 espero que vocês gostem vídeos novos!
  • vocês costumam ler um livro por vez ou vários ao mesmo tempo? Durante muito tempo eu só conseguia ler um, mas hoje em dia tenho até que me controlar para não levar mais de um na mochila quando saio de casa 🤭 ah, hoje teve post novo no blog e nele apresentei a minha nova roommate 🌿 (spoiler: ontem fui na @borealisplantas ♡)
  • vocês costumam ficar revendo fotos do seu rolo de câmera e relembrando de como foi o dia em que você tirou ela? Eu amo fazer isso ✨ essa foto é do dia 28-11-2018. Um dia depois de ter visto a neve caindo pela primeira vez. Eu e o @hasegawaphoto andamos muito. Fomos em várias lojas de vinil, almoçamos em um lugar cheio de pisca-pisca em que todos os pratos custavam 5.95 (talvez eu tenha errado o valor, mas lembro que era menos de 6 dólares) e que tinha uma placa de “free air guitar! Please take one” (vou postar a foto da placa nos Stories). De noite eu tomei um chocolate quente com menta delicioso em um Starbucks e senti como se estivesse vivendo em um filme com todo clima natalino de Toronto ♡ foi um dia sem “grandes emoções” e eu amei cada detalhe dele. Lembro de ficar olhando as casas, as folhas no chão e as árvores por onde passava imaginando como seria a vida das pessoas que moravam por ali e o que elas estariam fazendo naquele momento em que eu passava por elas sem que elas soubessem que tinha alguém criando historinhas mentalmente sobre elas hehe (eita! Será que minha legenda ficou confusa?)
  • Voltei pra casa cheia de produtinhos maravilhosos da @thebodyshopbrasil ♡ tentei separar eles por categoria nas fotos pra conseguir mostrar tudo. Não vou falar detalhadamente pra legenda não ficar gigante, mas já vou avisando que futuramente vou falar mais sobre eles no blog ♡ 
Consegui trazer pra casa 3 produtos usados na minha revitalização facial (Drops of Youth) e isso significa que já vou poder ter a minha própria rotina de revitalização em casa ♡ aos pouquinhos vou deixando ela mais completa 😌
A maioria dos produtos são para o rosto (amo amo amo máscaras), mas não esqueci dos meus cabelos (já usei praticamente todos os shampoos da TBS e agora que tenho os da linha de Shea Butter - karité - vou poder dizer que usei todos), do meu corpo (aaaaaah esses cremes com aparência de iogurte além de deliciosos tem uma absorção rápida ♡) e dos meus pés, meus queridos pés que me aguentam o dia inteiro (esse creme vai ser um incentivo a mais para voltar a correr com frequência). Tô muito feliz em poder mostrar todos esses produtos #crueltyfree para vocês 😌 espero que tenham gostado das minhas escolhas! Me contem aqui nos comentários quais os que vocês mais gostaram que eu vou amar saber ♡ ah e lembrem-se que tem cupom de 25% de desconto (MELTBS) válido até hoje na loja do Shopping Mueller @muellercwb • publicidade ♡

instagram