LIVROS PROJETO DETALHES

LIVROS PARA MUDAR SEU ANO PARA MELHOR

No ano passado, o primeiro vídeo que publiquei no canal Serendipity foi um indicando 6 livros para melhorar o ano e o feedback que recebi foi tão positivo que já comecei a buscar mais livros desse tipo para poder indicar pra vocês. Dessa vez, selecionei apenas 4 livros para indicar, mas como vocês podem pegar as dicas do vídeo anterior, agora minha listinha de livros para mudar se ano para melhor é composta por 10 livros.

Sei que é chato – e sem graça – fazer um post no blog apenas com o vídeo então, apesar de ter liberado um lá no Serendipity falando sobre as minhas quatro indicações, vou escrever um pouquinho sobre cada um desses livros por aqui. Assim quem prefere o formato de texto – ou está vendo esse post em local onde não pode ouvir o vídeo – também pode saber porque gostei tanto e estou indicando a leitura.

Dos quatro livros que selecionei para esse post, apenas um ainda não foi publicado no Brasil. Pensei em deixá-lo de fora por conta disso, mas gostei tanto – e achei o Inglês tão tranquilo – que resolvi manter, então, espero muito que vocês se animem com todas as indicações abaixo.

A SUTIL ARTE DE LIGAR O F*DA-SE

Há alguns anos, muito provavelmente nem teria me interessado por ler esse livro. Já falei algumas vezes que sempre tive preconceito com livros de auto ajuda, mas de uns tempos pra cá resolvi deixar isso de lado e procurar livros que chamassem minha atenção. Felizmente tive algumas experiências bem positivas e a leitura desse livro foi uma dessas. Aliás, gostei tanto do livro que ele entrou pra minha querida lista de “Livros que quero que todo mundo leia”. Estou tão determinada nessa missão que já indiquei ele em três vídeos no canal. Vamos ver quantas pessoas consigo convencer até o final desse ano :)

Mark Manson tem uma forma bem humorada – não forçada – de nos fazer pensar sobre coisas que muitas vezes nós já sabemos, mas que normalmente – por algum motivo bizarro – não conseguimos colocar em prática. O livro é dividido em nove capítulos e neles, ele aborda diversos assuntos como por exemplo onde colocamos a nossa felicidade e como lidamos com ela (e com a nossa infelicidade), relacionamentos com pessoas tóxicas (achei esse capítulo maravilhoso), como reagimos aos nossos erros e as consequências disso etc.

Esse com certeza é aquele livro que vai fazer você parar para pensar na forma com que você tem lidado com a sua vida no geral (trabalho, relacionamentos, sonhos…). Como disse ali em cima, pode ser que muitos dos conselhos dados por ele já sejam do conhecimento do leitor, mas escutar (será que tem audiobook do livro com a voz do autor?) ou, no caso, ler uma pessoa de fora falando é muito motivador. É tipo aquele empurrãozinho que muitas vezes precisamos para sair do lugar e começar o processo de mudança tanto interna quanto externa.

DIÁRIO EM TÓPICOS

Não é nenhuma novidade que amo praticamente tudo que for relacionado a artigos de papelaria, então é claro que livros que falam sobre como ter um bullet journal chamam minha atenção. Já tinha mencionado ele no vídeo onde fiz um tour pelo meu bullet journal de 2018 lá no canal Mel in Wonderland (inclusive indiquei outro livro desse tipo por lá também), mas só mostrei como ele é por dentro no vídeo indicando os livros desse post (e vou mostrar um pouquinho aqui embaixo também, claro!).

A Rachel Miller é super didática ao explicar como funciona o método de bullet journal. Gostei muito da forma com que ela conversa com o leitor e achei o livro extremamente inspirador a ponto de me fazer querer pegar os meus cadernos e começar a montar eles antes mesmo de terminar a leitura hehe mas consegui me controlar e só depois que cheguei na última página comecei a rabiscar.

Foi lendo esse livro que decidi que iria misturar duas formas de organização que me encantam: bullet journal e traveler notebook. Inclusive foi a vontade de querer usar esses dois ao mesmo tempo que me deixou meio perdida no ano passado e tô feliz que em 2018 resolvi isso. Ainda estamos no primeiro mês, mas posso dizer que tô muito feliz com a forma com que estou me organizando.

Sei que nem todo mundo tem interesse em aderir a um método tão flexível para se organizar, mas acredito que essa leitura pode ser válida até para quem não quer aderir ao bujo. A autora apresenta diversos layouts de organização e também fala sobre diversos tópicos (não sei bem se essa é a melhor palavra, mas foi a que consegui pensar agora hehe) de nossa vida que podemos prestar mais atenção e cuidar com mais carinho. Alguns exemplos são saúde e bem-estar, tarefas domésticas, planejamento de refeições etc.

Mesmo que você não queira ter uma agenda, pode se inspirar nos layouts apresentados no livro para organizar algumas coisas da sua vida, como usar uma folha com um dos layouts do livro para organizar seus cuidados com a saúde.

MINHAS PLANTAS

Oi! Meu nome é Melina e eu sou louca por plantas :) se você viu os posts anteriores aqui do blog e o vídeo de favoritos que publiquei recentemente no Mel in Wonderland, provavelmente deve ter percebido que a população de plantas cresceu aqui no meu quarto (e na minha casa). Ter plantinhas por perto me deixa mais feliz e inspirada. Acho que esse amor começou a ficar mais forte quando ganhei o meu bambu da sorte e desde então só cresce mais e mais.

Quando vi esse livro da Carol Costa meus olhos brilharam (a primeira vez que vi foi na loja Santa Composição) e na mesma hora decidi que precisava ler ele.

Esse livro é incrível! A forma com que a Carol escreve nos faz sentir como se ela estivesse aqui do nosso lado conversando com a gente sobre plantas. Como se ela estivesse nos mostrando as plantinhas que aparecem nas fotos. Aliás, falando em fotos, o livro é cheio de fotos lindas! E as plantinhas? Nossa, dá vontade de adotar uma de cada hehe

O livro é composto por oito capítulos: 1. verde, o novo pretinho básico, 2. as adoráveis suculentas, 3. me aquece no sol que eu amo, 4. um jardim inteiro com sol pela metade, 5. um verde amigo para dentro de casa, 6. do jardim ao prato, 7. orquídeas sem frescura e 8. as verdinhas quebra-galhos.

Como vocês podem ver, ela fala sobre bastantes coisas (o livro tem um pouco mais de 270 páginas) e os meus assuntos favoritos – pelo menos no momento – são os das suculentas, das plantas para dentro de casa (lembrando que não é qualquer planta que pode ficar em ambiente fechado, não só por conta da luz, mas também do oxigênio) e sobre horta.

Ter plantinhas por perto é muito bom e muito inspirador. Sei que muitas pessoas sentem vontade de encher o ambiente de plantas, mas têm receio por matar até cactos, mas como a Carol já diz no título, esse livro é para todos, inclusive para quem mata cactos ;)

THINGS ARE WHAT YOU MAKE OF THEM

Esse é o livro que mencionei ali em cima que ainda não foi publicado no Brasil. Ele é do Adam J. Kurtz, mesmo autor do livro interativo 1 página de cada vez, Outra página de cada vez (ambos publicados pelo selo Paralela da Companhia das Letras) e também de um livro – na verdade não sei é considerado um livro – que é um bloco com 30 cartões criativos chamado What I am trying to say to you.

Esse livro é lindo, colorido e criativo. Adam tem um jeito bem legal de se expressar e conversar com o seu leitor.

O formato que ele encontrou para dar dicas para pessoas criativas foi de escrever listas com passo-a-passo para conseguir algo. Na foto ao lado fotografei o primeiro capítulo que seria Como começar (tradução livre). Logo abaixo do título ele listou os oito passos que são trabalhados de forma mais detalhada nas oito páginas seguintes (esqueci de tirar foto das outras páginas para mostrar, mas no vídeo sobre os livros eu folheei ele então vocês conseguem ver por lá).

No total, são treze tópicos/capítulos e cada um deles têm oito passos. Os conselhos em si não são nada de outro mundo, mas o formato com que ele é nos dado é motivador e inspirador (um empurrãozinho tipo o livro do Mark Manson).

Todas as páginas do livro são destacáveis, ou seja, você pode tirar do livro todos aqueles conselhos que está precisando e deixar a mostra na sua parede, agenda, mesa…legal, né? :)

Achei a ideia desse formato de livro muito legal mesmo. Ainda não tive coragem de destacar algumas páginas para manter por perto, mas pretendo conseguir fazer isso em breve. Imagina que bonitinho um conselho em formato de bloquinho de papel com a letra do Adam Kurtz pendurado no mural? :)

YOUTUBE

Resolvi incluir o vídeo no final do post para quem quiser assistir ele (e dar o like que me ajuda bastante hehe). O que falei nele é basicamente o que escrevi nesse post, mas lá também dei uma folheada nos livros (só não fiz isso no do Mark Manson) então vai ser bom quem quiser ver mais algumas páginas dos livros indicados.

Espero que vocês tenham gostado das indicações desse post e que tenham se animado para ir atrás desses livros. Falando em livro, quem aí vai fazer parte do nosso clube lindo e maravilhoso também conhecido como Infinistante? Se você não está sabendo sobre ele clica aqui que expliquei como vai funcionar.

Se vocês por acaso forem comprá-los pela Amazon Brasil e quiserem me ajudar, vocês podem comprar pelo meu link de associados porque eu ganho uma pequena comissão por qualquer compra feita por ele.

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada por desancorando + sernaiotto + serendipity – saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os outros posts já publicados clicando aqui.

Posts relacionados

24 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
Janeiro 19, 2018
Próximo post
Janeiro 19, 2018
  • Ana Carolina Rene

    Ahhhhhhhhhhhh, parece que leu minha mente quando disse (ou melhor, escreveu): ” …ou está vendo esse post em local onde não pode ouvir o vídeo – também pode saber porque gostei tanto e estou indicando a leitura.”. Hahaha adorei! Amei as dicas e já quero o livro das plantinhas… Amooooooooooooo plantinhas! s2

    • Melina

      Hahaha ai que bom! Esses dias eu lembrei que algumas pessoas já comentaram por aqui que viam minhas publicações em intervalos no trabalho então era complicado assistir vídeo hehe por isso sempre que dá tento fazer o vídeo em forma de post :P
      Feliz que gostou das dicas ♥

  • Sayuri Correia

    Amei esse post, Mel <3 Eu até que gosto de livros de auto ajuda ou livros parecendo aquele que você mostrou uma vez o "Calm". Gosto também de ler livros que foram escritos por psicólogos. Já me ajudaram muito a entender o que eu estava sentindo quando tinha dúvidas em como lidar com certas pessoas e certos sentimentos.

    E esses outros livros tipo livros de hobby sabe? Não sei como são chamados rsrs, mas que nem esse das plantas! Me interessei bastante! Faz tempo que quero adotar plantas aqui em casa mas não sei nem por onde começar e tenho medo também de não conseguir cuidar direito. Vou ver se consigo encomendar esse livro!!

    Em fim, amei o post e os livros! Obrigada pelas indicações, Mel! Como sempre você arrasou! <3 Beijos ;***

    • Melina

      Jen fofa ♥
      Feliz em saber que gostou do post *-* fiz com amor (como sempre hehe)
      O livro Calm é muito amor ♥ tinha pensado em incluir ele nesse post, mas guardei pra depois hehe
      Nossa, se eu estivesse com uma viagem programada pro Japão com certeza levaria o livro das plantinhas pra você :x tomara que você consiga encomendar :) (e se surgir uma viagem inesperada pra esse país incrível eu te aviso ♥)
      :* e obrigada pelo carinho sempre! Você é um amor ♥

  • Jessica Belotto

    Que post mais fofo! Eu vi o vídeo e comentei por lá tbm! Estou louca para ler “A sutil..”, eu sempre tive muito problema com relacionamentos tóxicos e esses outros assuntos tratados no livro e sinto que ele iria me ajudar quanto a isso. Outro que despertou meu interesse foi o das plantas, eu AMO a natureza e plantar qualquer coisa, principalmente suculentas, tenho um jardim cheio delas aqui, iria amar ter um livro tão lindo e informativo como esse. Comecei a fazer um bullet journal e um planner (sim! Os dois juntos!) Decidi que usarei o planne, o meu é o da acraft tbm <3, para anotar compromissos da semana e do mês e controlar finanças e o bullet journal vou utilizar para controle de habitos, como alimentação, leituras, filmes assistidos e também como um diário que escreverei um resumo do meu mês. Acredito que ficará mais organizado assim (aah, por falar nisso fiquei apaixonada pelo seu planner ❤️). Eu amei o post e o vídeo Mel! Estou amando ter vídeos novos sempre ;)

    • Melina

      Lindinha ♥ muito feliz em saber que gostou do post *-* fiz com amor ♥
      Espero que você consiga ler logo o livro do Mark Manson. Achei ele muito inspirador :)
      E você é uma pessoa muito especial e boa. Isso infelizmente acaba atraindo pessoas meio tóxicas que tentam se aproveitar :/
      O livro das plantas é maravilhoso *-* ♥ você vai amar!
      E amei saber que vai usar planner e bullet journal. É muito bom poder adaptar pra o que funciona melhor pra gente, né?
      Muito obrigada por todo carinho sempre ♥
      :*

  • Gabriela ciolini

    Oi mel! Adorei o post. Depois quando eu tiver no pc voltarei pra anotar os livros.
    Mas uma coisa me chamou atenção hahaha eu também tenho comigo esse conflito de bullet e Travel journal… Como você se resolveu nesse quesito? Hahaha não sei se faço tudo em 1. Ou 1 pra cada coisa.
    Beijinhos. Fotos lindas TB!
    Ah, e esse visual novo do quarto, fotos, blog.. continua fofo mas com um ar maduro. Dos que mais gostei até então. 🌿🌹

    • Melina

      Feliz que gostou do post, chuchu ♥
      Então, eu tô usando a capa com elásticos do Travel Journal e dentro coloquei vários cadernos pontados que estou usando pelo método de bullet journal hehe não sei se ficou confuso, mas lá no Mel in Wonderland eu fiz um tour por ele: https://www.youtube.com/watch?v=7gApFp0DdRo&t=3s
      Ah eu tô amando o jeitinho que meu quarto está ♥ feliz que gostou também :D
      :*

  • Emilly Elizabeth Custódio

    Oie Mel! *-* quero muito a “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se” e o “Things Are What You Make of Them”, acho que eles vão me ajudar muito hahah! Esse ano, dois livros que estou lendo aos poucos e estão me ajudando muito são o “Staying Strong 365 Days of the Year” da Demi Lovato (já ouviu falar do livro? É lindo, acho que você ia amar) e o “Roube como um Artista”. Eu amei as fotos das plantinhas, talvez eu leia o livro mais para frente da Carol, mas realmente tem que ser pra todo mundo porque eu já matei cactos (oops!). Esses métodos de Bullet Jorunal e Traveler Notebook nunca funcionaram comigo mas quem sabe se eu ler o livro eu consiga alguma coisa daí (realmente preciso de alguma coisa para conseguir me organizar!)

    Beijos Mel! Continue inspirando sempre <3

    • Melina

      Oi, chuchu ♥
      Espero que você consiga ler logo esses livros e que eles façam diferença na sua vida como fizeram na minha :)
      Não conhecia esse da Demi Lovato, mas já amei pelo nome *-*
      O livro roube como um artista está, literalmente, aqui do meu lado esquerdo na mesa hehe tirei ele da estante ontem pra ler!
      :* e muito obrigada pelo comentário fofo cheio de carinho ♥

  • Geórgia

    Olá Mel ! Já faz tempo que não visito aqui. Sei lá porque.
    O seu blog continua muito lindo. Estou amando muito mais que antes ainda.
    Eu adorei todos os livros quais você nos indicou nesse post. Eu adoro esses tipos de livro, e vou colocar algum deles na minha wishlist de livros pra adquirir logo logo quando eu puder.
    Prometo que vou tentar aparecer mais por aqui.
    Beijos ♡
    https://noitecer.blogspot.com/

    • Melina

      Oi :)
      Fiquei feliz que apareceu por aqui depois de um tempo longe. Sem bem vinda novamente ♥
      Ai que bom que gostou das minhas indicações! Gosto de escrever posts/gravar vídeos com listas assim :)
      :* e volte sempre ♥

  • keli d'angelo

    Melzinha ficou LINDOOOO, como tudo o que você faz. Estou lendo O Garoto Dos Meus Sonhos por indicação sua (AMANDO). Florzinha volta a colocar o nome dos esmaltes que você está usando nos vídeos. Beijinhos e espero que a dor nas costas passe rápido.

    • Melina

      Eeee amei saber que gostou do post e que está lendo O garoto dos meus sonhos ♥
      Vou voltar a colocar os nomes dos esmalte hehe
      Obrigada! Minhas costas ainda estão doendo, mas bem menos do que antes (ufa!)
      :* e boa semana ♥

  • Bru Santos

    Melzinha, sua linda! Já tinha assistido os dois vídeos lá no canal. Mas vir aqui e ver essas suas fotos lindas me encantam sempre.
    Quanto aos livros quero muito ler esse diário em tópicos esse ano. Queria já ter lido, na verdade, mas ainda não consigo comprá-lo e quero ter esse em mãos.
    Os outros 3 ainda não conhecia e fiquei supe tentada a ler também. Vou por na listinha. Os outros da indicação do ano passado também tem alguns que quero ler e outros já li e super amei mesmo!
    Esse ano preciso voltar com minha retina de ler mais, me inscrevi no clube do livro pra ver se me empolga! rs

    Beijinhos :)
    Bru Santos ❤
    http://www.queseame.com

    • Melina

      Awn! Obrigada por ter vindo aqui ver o post mesmo já sabendo quais seriam as indicações ♥ fiquei feliz!
      Aiiii o clube do livro já vai começar. Eu nem tô acreditando hehe tô muito feliz *-*
      :* e obrigada por todo carinho

  • Claudia Hi

    Adorei as indicações Mel! Me interessei pelo primeiro livro pois estou numa época em que só leio sobre autoconhecimento rs

    Mas esse em inglês parece bem interessante. Muito fofinho, por sinal.

    • Melina

      Ai que legal que está nesse momento de leitura e que gostou das indicações ♥ fiquei feliz :)
      :*

  • Loma

    Amei as suas sugestões, Mel! Eu tô MALUCA por esse livro do Adam, mas vou ver se consigo comprar quando voltar pra casa, no fim do mês. A entrega pra lá é sempre mais rápida. hahahaha Eu tô lendo um outro livro sobre a arte de not give a fuck também, mas é uma autora diferente, que fez uma sátira ao livro da Kondo sobre arrumação. É muito bom também! Eu amo livros de auto ajuda e irei defendê-los! hahahaha

    • Melina

      Aaaah eu quero muito ler esse livro que você tá lendo ♥
      Lominha, nem acredito que você tá voltando pra Coréia e que não nos encontramos >< vou ter que chamar o Beni pra ir pra Coréia comigo esse ano hehe :*

  • Camila

    AAAAAAAAAAAA

    Eu PRECISO desse ler esse livro : A sutil arte de tacar o foda-se, acho que tô vivendo um momento que resume bem essa frase ueheuaehuaeheaua

  • Camila Cunha

    Ah que post amorzinho ♥
    Desejei esse livro sobre plantinhas, achei lindo e super útil para eu não matar mais plantinhas inocentes haha!
    Já li muitos livros de auto ajuda, eu amava, mas ai percebi que era muita lorota e vida perfeita, e aquilo não era real, então abominei eles da minha vida,quando vi o livro do Mark Manson me interessei na hora, o título já mostra que não é um livro muito comum hehe! Quero muito ler.
    Tenho o 1 página de cada vez e achei muito fofo esse novo livro, os livros do Adam são tão divertidos :)

    Adorei o post escrito além do vídeo ♥ Eu não consigo ver vídeo no meu trabalho, porque não tem som, então li o post e vi o vídeo para ver os livros por dentro, hehe!
    :*

    • Melina

      Feliz que gostou do post e que se interessou por alguns dos livros, chuchu ♥
      Eu tenho procurado ler mais desses livros de autoajuda que são “vida real”, sabe? e tô amando os que estou encontrando :)
      Esse seu comentário me lembrou quando algumas pessoas comentavam pedindo pra eu escrever o que falava nos vídeos porque liam meus posts na hora do trabalho e não podiam ver vídeo lá :P fiquei nostálgica :*

Deixe seu comentário

Instagram

Instagram has returned invalid data.

instagram