INSPIRAÇÃO PROJETO DETALHES

UMA META PARA MARÇO: COMER MAIS FRUTAS

Começamos o Projeto Detalhes de fevereiro compartilhando uma meta para o mês e, gostamos tanto da ideia, que resolvemos manter esse tema para abrir os próximos meses, inclusive esse aqui que acabou de começar. Como já deu pra ver pelo título e pela foto de abertura, a meta que escolhi para esse mês é comer mais frutas. Confesso que, antes de fazer as fotos para o post, fiquei pensando se iria realmente compartilhar essa meta por aqui. Não tenho o costume de falar sobre alimentação e hábitos saudáveis no blog (nem nas minhas redes sociais), mas como estou passando por um momento bem diferente na minha vida achei que seria legal compartilhar para registrar e, quem sabe, inspirar vocês a ter uma meta parecida com essa também. Além disso, apesar de só mostrar uma parte da minha vida aqui, sempre considerei o Serendipity como um “diário virtual” então já que escreveria (escreverei hehe) sobre isso no meu “diário real”, por que não compartilhar um pouco desse momento da minha vida por aqui, né?

Sempre fui uma pessoa muito chata em relação a comida. E, apesar de nunca ter consumido várias coisas “não saudáveis”, como hambúrguer do Mc, ketchup, mostarda, maionese industrializada, cachorro quente…estava bem longe de ter uma alimentação saudável.

No final do ano passado fiz uma bateria de exames e, semana passada quando tive uma nova consulta com a nutricionista, descobri não só que sou totalmente intolerante à lactose, mas também que estou com várias deficiências no meu organismo.

Já fazia um tempo que sentia que precisava mudar algumas coisas na minha rotina para melhorar a minha saúde e meu bem estar e, obviamente, a alimentação é uma delas. Esse mês, iniciei oficialmente meu processo de reeducação alimentar e estou muito animada.

Há alguns anos, sempre me dava um certo medinho quando pensava na possibilidade de fazer “reeducação alimentar”. Meu paladar sempre foi mais infantil e sempre fui a louca dos queijos e do leite, então, só de pensar em incluir no meu cardápio várias coisas que automaticamente já colocava na cabeça que não gostava sem nem mesmo dar uma chance, e de reduzir (ou até mesmo eliminar) várias coisas que eu amava consumir, eu ficava ansiosa.

Hoje, depois de sentir na pele – e no corpo todo (incluindo mente) – tudo o que aconteceu comigo por conta dessa minha dificuldade e teimosia, só consigo pensar no quanto essa mudança no meu cardápio vai me fazer bem. Tenho consciência de que não vai ser fácil – ainda mais nos três primeiros meses em que terei que eliminar completamente tudo o que tiver lactose -, mas só de pensar que as dores e desconfortos que sinto vão diminuir (e quem sabe até mesmo parar), que minha imunidade vai melhorar (acho que nunca fiquei tão doente quanto em 2017) e que meu corpo vai funcionar corretamente, já me sinto bem mais forte, preparada e empolgada para mudar.

Uma das mudanças – e a mais fácil delas – é que a partir de agora irei me esforçar ao máximo para comer quatro frutas diferentes diariamente. Essa foi uma das orientações que minha nutricionista me deu e, embora eu não tenha “frescura” ou limitações em relação à frutas, nunca fui de variar muito nem de comer mais de duas por dia (normalmente só comia uma mesmo).

Semana passada fui ao mercado e fiquei um bom tempo dando mais atenção as opções de frutas que tinham por lá. Tive que me controlar pra não trazer muitas já que é algo que estraga com facilidade quando demoramos um pouquinho de comer. Antes mesmo do começo desse mês já comecei a tentar comer quatro frutas diferentes por dia e tô feliz por estar conseguindo não só comer, mas também por não deixar as frutas estragarem.

Ah, estou montando uma parte especial do meu bullet journal só para acompanhar a minha reeducação alimentar. Estava pensando em compartilhar ela aqui blog para quem sabe ajudar quem também está passando por esse processo a se organizar e/ou para inspirar quem está querendo dedicar uma parte do seu bujo para cuidados com a saúde/alimentação. O que vocês acham? Se animam com a ideia desse post? :)

Espero que tenham gostado da minha meta do mês – que na verdade quero levar comigo pro resto da vida, assim como a meta que compartilhei de beber mais água – e que tenham gostado da ideia de post que mencionei ali em cima. Ah, me conta aqui nos comentários qual a sua fruta favorita?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada por desancorando + sernaiotto + serendipity – saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os outros posts já publicados clicando aqui.

Posts relacionados

28 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
março 2, 2018
Próximo post
março 2, 2018
  • Bruna Venturini

    Mel, adorei teu post! Sabe que a reeducação aliementar é algo que tenho planejado faz um tempo, pois também estou sentinfo na pele (e no corpo) as consequências de anos comendo coisas não saudaveis, e te entendo completamente quando disse sobre a ansiedade de não conseguir largar o que adora comer. Esse é justamente o meu ponto fraco. Mas, como de costume, teu post me inspirou muito e me deu vontade de começar para ontem. Espero conseguir! hehehe E ótima ideia de fazer uma sessão de BUJO para cuidados com a saúde, vou adorar ler isso por aqui. Boa sorte com esse novo projeto!! Beijo <3

    • Melina

      Fiquei muito feliz em saber que gostou do post e que ele te inspirou ♥
      Eu tô muito animada com essa nova fase da minha alimentação e, mesmo sendo algo recente, já consigo perceber várias mudanças positivas *-*
      Eee vou tirar umas fotos do meu bujo pra compartilhar aqui então ♥
      Obrigada por ler o que tenho pra falar e pelo comentário fofo :*

  • Emilly Elizabeth Custódio

    Ooi Mel!
    Eu entendo você sobre o medo da “reeducação alimentar”. Eu descobri no meio de 2016 que eu, assim como você, sou totalmente intolerante a lactose. Mais que isso,alérgica a proteína do leite. Maior dificuldade foi ter que excluir leite e seus derivados do meu cardápio, e até hoje, as vezes, eu dou uma escapulida, hehe… (e olha que minha familia é metade mineira, metade goiana, e amamos tanto pão de queijo :/acho que é o que eu mais sinto falta). Mas eu tive uma sorte porque eu sempre GOSTEI, falando lde maneira legitima aqui, de coisas saudáveis. Incluindo frutas. Eu adoro muito, é meu natural comer umas quatro por dia hahaha… eu espero que você consiga, você tem todo meu apoio!

    xoxo, keep inspiring <3

    • Melina

      Oi, chuchu ♥
      Nossa, nem me fale em pão de queijo hehe eu AMO *-* mas agora vou precisar encontrar uma forma alternativa de amá-lo hehe
      Que legal que comer 4 frutas por dia é o seu natural ♥ espero poder dizer isso em breve também. Estou trabalhando pra isso hehe
      Muito obrigada pelo apoio e pelo comentário cheio de carinho ♥ você é um amor!
      :*

  • Anne Rios

    Nossa Mel, e você que sempre amou tomar leite e comer chocolate… Tomara que dê tudo certo.
    Comer mais frutas sempre foi um objetivo na minha vida, mas como fui criada com ausencia total de incentivo para tal, se tornou uma odisséia mudar esse hábito depois de adulta.
    Sabe, nossa imunidade também está relacionada totalmente ao emocional. No meu caso, eu NUNCA fico doente. Mas quando passo por uma situação de estresse ou tristeza, qualquer resfriado me derruba. Fica atenta a isso também, combinado?

    Compartilha sim suas experiências com a reeducação alimentar. Quanto mais bujo-inspiração melhor.
    =*

    • Melina

      Pois é, chuchu! Chocolate e leite sempre me fizeram companhia e agora vou precisar buscas formas alternativas deles. Sei que não vai ser fácil, mas eu tô tão feliz com as mudanças que já estou sentindo nos primeiros dias sem lactose (faz um pouco mais de uma semana que parei de ingerir lactose) que tô me prendendo nesse bem estar, sabe? :)

      Siiiim! Muito legal você citar isso porque o emocional também é extremamente importante. Muitas vezes focamos tanto em cuidar do corpo que esquecemos que nossa mente merece todo esse cuidado também ♥ obrigada por colocar esse lembrete aqui nos comentários ♥

      E obrigada pelo incentivo para que eu produza mais conteúdos relacionados a minha reeducação ♥ vou ver se faço as fotos do bujo esse final de semana!

      Beijinhos e um ótimo final de semana ♥

  • Hellen Pereira

    Que post inspirador! *-* É tão importante cuidarmos da nossa saúde no geral, tanto a saúde física como a mental, afinal, as duas andam juntinhas e de mãos dadas <3 Também comecei uma reeducação alimentar, e apesar de eu ser vegetariana a minha alimentação nunca foi lá grande coisa… mas vamos mudar isso, Mel <3 aposto que os resultados serão gratificantes hehe

    • Melina

      Fiquei feliz em saber que achou o post inspirador *-*
      Sim, precisamos cuidar com muito amor e carinho do nosso corpo e da nossa mente ♥
      Que nossas reeducações alimentares nos ajude a conhecer novos sabores e a sermos mais saudáveis :D
      :*

  • Fernanda Schuldt

    A gente só consegue mudar a alimentação sem sofrer quando tem consciência de quanto isso vai nos fazer bem, né? Eu sempre fui de comer muuuuito chocolate e outros doces, e ano passado percebi como isso tava me fazendo mal, até psicologicamente. Eu acabava usando todo o stress do dia a dia como desculpa pra comer chocolate e outras porcarias pra me sentir melhor. Aí chegou uma hora em que eu simplesmente percebi que não tava ajudando em nada. Hoje estou me alimentando muito melhor, e consequentemente me sinto melhor em relação a várias coisas. Até a faculdade parece mais leve ahahah não deixei de comer o que eu gosto, mas moderação e equilíbrio é a chave de tudo. Que você tenha muito sucesso nessa nova meta e estilo de vida, Mel ♡ ah, minha fruta favorita é cereja!

    • Fernanda Schuldt

      Ahhh, uma coisa que tem me ajudado muito a não comer chocolate igual a uma louca é o chocolate 70%. Um quadradinho ou dois já matam aquela vontade de doce, e por comer pouquinho de cada vez a barra dura um tempão. Acho que nunca consegui guardar uma barra de chocolate ao leitr por mais de dois dias, a barra do 70% dura quase duas semanas ahahahahaha sucesso!

  • Paloma Cristina

    Olá querida Mel!
    Te desejo melhoras para sua saúde e que consiga se adaptar a reeducação alimentar!
    Realmente é difícil desapegar das comidas que amamos!
    As fotos ficaram lindas e o post é bem incentivador!
    Acho que vou me inspirar em você e me esforçar para ser mais saúdavel!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!
    https://palomari.blogspot.com/

  • Luana

    Oi… Minha fruta favorita é uva ❤. Só queria deixar de dica (pra quem tem andriod – não sei se ten pra IOS :/) que tem um app chamado 7 weeks e que nele vc marca um objetivo e vai marcando os dias que concretizou. Já usei pra rotina de academia, controle de dias de meditação, de controle de carboidratos e proteínas… Não sei se tem limite porque tem uma versão paga, mas a gratuita já é ótima pra controlar o que for preciso, o app mesmo te avisa todo dia

  • Clara Rocha

    Oi Mel! Fico feliz que você tenha decidido compartilhar essa meta aqui no blog porque sei que vai ajudar muitas pessoas aqui ♥ Eu amo frutas, todas elas então essa meta para mim seria uma moleza. Já faço isso no meu dia a dia. Posso te dar uma dica?! Se você me permitir é claro, não quero ser indelicada. Meu namorido, o Brayan também nunca foi de comer fruta sabe?! E o que fiz para que ele começasse a ter uma alimentação mais saudável foi tentar introduzir essas frutas de uma forma que ele gostasse, e aí descobri que ele ama vitaminas (sem leite). Entao eu sempre congelo várias frutas : Morango, banana, maçã e essas coisas e faço pra ele. Além de sempre tomarmos sucos naturais e eu fazer coisas simples que eu sei que ele vai gostar tipo : panqueca de aveia com banana. Mingau de aveia com maçã. Geleia de morango sem açúcar, enfim…É que eu sei que de repente tem pessoas que tem dificuldades de comer a fruta porque não gosta da textura (esse é o caso do brayan) mas gosta delas de outras formas. Enfim, espero que tudo dê certo e que sua saúde possa melhorar logo ♥

  • Jandyllson Costa

    Amei o post! Confesso que parei na metade para ir na geladeira, pegar uma maçã e terminar ler (culpa das fotos! hehe). Também preciso comer mais frutas para não ter problemas futuros. Ah!, sobre ter uma página no bujo seria ótimo para ter como inspiraçã e atualizar as minhas collections quando trocar de bujo – a atual está cheia. :)

    Off-topic: estava lendo um post seu de “room tour” e seria legal ter uma atualização/post novo. :D

  • Thaís

    Adoreeeei! Quero mais desses conteúdos <3
    Minha fruta preferida é melancia!

  • Mariana Moraes

    Que lindo! Me senti acolhida. Também fiz uma bateria de exames, estou aguardando os resultados (eu e minha família desconfiamos que seja diabetes) não vejo a hora de saber a melhor maneira de cuidar do meu corpo. Senti que esse post em especial foi um abraço. Obrigada Mel. “May the Force be with you”.

  • Mariana Moraes

    Ansiosa para ver essa parte do seu Bujo ♡

  • Larissa Zorzenone

    Oi Mel
    Já quero imagens do seu bujo sobre a reeducação. Eu estou tentando me reeducar também, mas é complicado. Eu sou bem chata com comida e não me imagino cortando da minah vida coisas como pizza e meu leite quente diário. Eu tento sempre incluir frutas, legumes e verduras no meu dia a dia, mas também é outra coisa que me complica. Quando eu empolgo, vou que vou. Ai tem dia que bate o desânimo e ai não rola. Mas eu vou conseguir.

    Vidas em Preto e Branco

  • Barbara Bueno

    Oi Mel
    Esse ano eu também estou em uma fase de tentar ser mais saudavel.
    Deve ser muito ruim para você que gosta de laticinios ter que evitar tomar leite ,mas realmente deve valer a pena para livrar do desconforto.Eu tenho uma leve intolerancia a lactose e sei como é horrivel.
    Eu gosto bastante de frutas ,acho que você logo vai acostumar com esse hábito .

    Beijos
    http://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

  • Claudia Hi

    Eu também não sou de comer frutas. Mas eu gosto bastante de banana e uvas sem semente, porque sou preguiçosa pra tirar sementes haha Mas é gostoso, é tipo um salgadinho natural rs

    Boa sorte na sua meta e vai aos pouquinhos. Devagar e sempre! ♥

  • Isabelle Pegado

    Mel, fico muito feliz por você estar compartilhando esse momento conosco. Estou passando por um processo semelhante na minha vida e ver não só a inspiração da sua iniciativa pessoal, mas especialmente, enxergar que outras pessoas estão passando por esse momento é muito fortificante. Desejo que você permaneça firme e que possa continuar inspirando pessoas aqui e também no seu dia a dia.
    <3

  • maki

    esse post tá tão lindo, Mel! sério! apaixonadíssima por essas fotos ♥
    enfim, eu tenho certeza que você vai conseguir cumprir a sua meta sem problemas – e que vai ficar muito empolgada com a diferença que comer bem faz no seu dia a dia. é bizarro! (mas de um jeito legal! ♥) tô torcendo muito pra você conseguir e ficar super saudável logo, logo.

  • Carol Justo

    Eu quero muito que você compartilhe o seu bujo aqui no blog. Eu estou precisando com urgencia começar a reeducação alimentar e focar nela, acontece que é muito mais dificil do que a gente pensa, acho que vou marcar um nutricionista pra mim também, talvez assim eu consiga me levar a sério. Obrigado por esse post. Alimentação saudavel é super importante, pena que a gente deixa ela de lado.

    Carol Justo | pink is not rose

  • Rafaela

    Ótimo post! ❤️

  • Lari Destro

    Oi Mel! Que delícia de post! Ano passado fui na nutricionista e comecei a me reeducar também. Ela me pediu pra comer 1 fruta por dia. Fiquei feliz por ter conseguido, mas fiquei mais feliz ainda quando comi frutas que nunca tinha comido e acabei gostando, como kiwi e cereja. Mas minha fruta favorita é Melancia, e meu livro favorito também! Hahah 😆
    Além disso também preciso tomar mais água e tomar sol! Saber que você também está com essas metas me anima muito!
    Bjooo ❤

  • Simone Ferraz

    Mel, vaai com tuudo na reeducação alimentar!!! Eu estou precisando também… Já tentei outras vezes, mas acaba que começo a desistir e a comer muitas besteiras novamente. Vou adorar ver posts aqui sobre isso… Quem sabe não me dá um gás também, né?

    Beijosss e sucesso para vc nessa reeducação alimentar!!!

  • Adriele Eunice da Silva

    Aaaaah que post maravilhoso!! Fazia um tempo que não aparecia por aqui e tava com saudades já! Espero que esteja tendo sucesso na sua reeducação alimentar e que sua saúde melhore cada vez mais! Nada de Mel doente em 2018!
    Mil beijinhos!!

    P.S.: Amei as fotos das frutinhas *–*

  • Thais

    Oi Mel!

    Com a nutri certamente vocÊ vai encontrar formas de contornar a sua intolerância, e não me refiro aos produtos lacfree (que na real têm lactose, mas também adicionam a enzima, e como vocÊ diz ser totalmente intolerante, provavelmente não te serve) – mas sim aos leites vegetais, de castanhas e de coco, e aos poucos, menos inflamada, encontrará alguns queijos que não sejam tão ruins!

    As frutas são um presente, as sobremesas da natureza, e com certeza essa vai ser uma meta deliciosa de cumprir!

    Beijos

Deixe seu comentário

Instagram

  • (no insta de vocês o número de likes já sumiu?) • o que fica na mesinha do lado da cama de vocês? Na minha tem livros, cremes, nintendo 3ds, flags pra marcar livros, meu e-reader, spray de travesseiro... e agora tem essa criaturinha (que é um segura-vela) que comprei no @o.bestiario ♡
  • essa foto não é de hoje, mas quem viu os vídeos que liberei essa semana no canal talvez reconheça de que dia é ☺️ tô postando só pra desejar um restinho de domingo lindo e pra agradecer todo o carinho que vocês me dão por aqui e no canal (liberei vídeo novo agorinha). Obrigada por me acompanharem e me incentivarem a continuar compartilhando uma parte de mim e da minha vida com vocês 🥰
  • livros físicos ou digitais? Eu amo os dois formatos ♡ hoje em dia acabo optando pela versão física quando a edição traz algumas experiências diferenciadas (arte, textura etc.) ou quando é um livro que sei que vou querer rabiscar/estudar 🤓 acabei de liberar um vlog novo e bem aconchegante no canal (link na bio). Espero que vocês gostem 🙃 #maratonadokindle
  • Qual a sua época favorita do ano? A minha é outono/inverno (novidade hehe) e quando as cerejeiras começam a nascer tenho que me controlar pra não tirar fotos todos os dias ♡ hoje fiz algumas com esse bordado lindo que ganhei de presente do @hasegawaphoto 😍♥️ (obrigada de novo pela surpresa e pelo presente, amorzin)
  • hoje o dia começou com 9°C (com mínima prevista de -1°C ♡) e com uma caixa com presentes lindos enviados pela querida @de_interna_a_residente 🥰 agora tenho um funko do Kevin pra me deixar ainda mais em clima natalino ✨ (obrigada de novo pela surpresa, chuchu! Amei). Como está sendo o dia de vocês? Fiz um convite no ~vídeo extra~ que acabei de liberar no canal (o link está na bio aqui do insta) 🥰
  • Vocês ficam com vergonha ou ficam de boa quando estão sendo fotografados? Eu sempre fico muito envergonhada 😳 Há alguns dias tive a felicidade de conhecer pessoalmente e ser fotografada pela querida e talentosa @paulaciprianoph ♡ e hoje recebi as fotos! Essa aí é uma delas e foi feita em um dos cantinhos da @borealisplantas lá no @botaniquecafe 😌 obrigada pela tarde divertida, nostálgica e com fotos lindas. Amei conhecer você e o @samulionis @oimidori ♡ voltem logo!

instagram