INSPIRAÇÃO PROJETO DETALHES

UMA META PARA MARÇO: COMER MAIS FRUTAS

Começamos o Projeto Detalhes de fevereiro compartilhando uma meta para o mês e, gostamos tanto da ideia, que resolvemos manter esse tema para abrir os próximos meses, inclusive esse aqui que acabou de começar. Como já deu pra ver pelo título e pela foto de abertura, a meta que escolhi para esse mês é comer mais frutas. Confesso que, antes de fazer as fotos para o post, fiquei pensando se iria realmente compartilhar essa meta por aqui. Não tenho o costume de falar sobre alimentação e hábitos saudáveis no blog (nem nas minhas redes sociais), mas como estou passando por um momento bem diferente na minha vida achei que seria legal compartilhar para registrar e, quem sabe, inspirar vocês a ter uma meta parecida com essa também. Além disso, apesar de só mostrar uma parte da minha vida aqui, sempre considerei o Serendipity como um “diário virtual” então já que escreveria (escreverei hehe) sobre isso no meu “diário real”, por que não compartilhar um pouco desse momento da minha vida por aqui, né?

Sempre fui uma pessoa muito chata em relação a comida. E, apesar de nunca ter consumido várias coisas “não saudáveis”, como hambúrguer do Mc, ketchup, mostarda, maionese industrializada, cachorro quente…estava bem longe de ter uma alimentação saudável.

No final do ano passado fiz uma bateria de exames e, semana passada quando tive uma nova consulta com a nutricionista, descobri não só que sou totalmente intolerante à lactose, mas também que estou com várias deficiências no meu organismo.

Já fazia um tempo que sentia que precisava mudar algumas coisas na minha rotina para melhorar a minha saúde e meu bem estar e, obviamente, a alimentação é uma delas. Esse mês, iniciei oficialmente meu processo de reeducação alimentar e estou muito animada.

Há alguns anos, sempre me dava um certo medinho quando pensava na possibilidade de fazer “reeducação alimentar”. Meu paladar sempre foi mais infantil e sempre fui a louca dos queijos e do leite, então, só de pensar em incluir no meu cardápio várias coisas que automaticamente já colocava na cabeça que não gostava sem nem mesmo dar uma chance, e de reduzir (ou até mesmo eliminar) várias coisas que eu amava consumir, eu ficava ansiosa.

Hoje, depois de sentir na pele – e no corpo todo (incluindo mente) – tudo o que aconteceu comigo por conta dessa minha dificuldade e teimosia, só consigo pensar no quanto essa mudança no meu cardápio vai me fazer bem. Tenho consciência de que não vai ser fácil – ainda mais nos três primeiros meses em que terei que eliminar completamente tudo o que tiver lactose -, mas só de pensar que as dores e desconfortos que sinto vão diminuir (e quem sabe até mesmo parar), que minha imunidade vai melhorar (acho que nunca fiquei tão doente quanto em 2017) e que meu corpo vai funcionar corretamente, já me sinto bem mais forte, preparada e empolgada para mudar.

Uma das mudanças – e a mais fácil delas – é que a partir de agora irei me esforçar ao máximo para comer quatro frutas diferentes diariamente. Essa foi uma das orientações que minha nutricionista me deu e, embora eu não tenha “frescura” ou limitações em relação à frutas, nunca fui de variar muito nem de comer mais de duas por dia (normalmente só comia uma mesmo).

Semana passada fui ao mercado e fiquei um bom tempo dando mais atenção as opções de frutas que tinham por lá. Tive que me controlar pra não trazer muitas já que é algo que estraga com facilidade quando demoramos um pouquinho de comer. Antes mesmo do começo desse mês já comecei a tentar comer quatro frutas diferentes por dia e tô feliz por estar conseguindo não só comer, mas também por não deixar as frutas estragarem.

Ah, estou montando uma parte especial do meu bullet journal só para acompanhar a minha reeducação alimentar. Estava pensando em compartilhar ela aqui blog para quem sabe ajudar quem também está passando por esse processo a se organizar e/ou para inspirar quem está querendo dedicar uma parte do seu bujo para cuidados com a saúde/alimentação. O que vocês acham? Se animam com a ideia desse post? :)

Espero que tenham gostado da minha meta do mês – que na verdade quero levar comigo pro resto da vida, assim como a meta que compartilhei de beber mais água – e que tenham gostado da ideia de post que mencionei ali em cima. Ah, me conta aqui nos comentários qual a sua fruta favorita?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada por desancorando + sernaiotto + serendipity – saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os outros posts já publicados clicando aqui.

Posts relacionados

8 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
março 2, 2018
Próximo post
março 2, 2018
  • Bruna Venturini

    Mel, adorei teu post! Sabe que a reeducação aliementar é algo que tenho planejado faz um tempo, pois também estou sentinfo na pele (e no corpo) as consequências de anos comendo coisas não saudaveis, e te entendo completamente quando disse sobre a ansiedade de não conseguir largar o que adora comer. Esse é justamente o meu ponto fraco. Mas, como de costume, teu post me inspirou muito e me deu vontade de começar para ontem. Espero conseguir! hehehe E ótima ideia de fazer uma sessão de BUJO para cuidados com a saúde, vou adorar ler isso por aqui. Boa sorte com esse novo projeto!! Beijo <3

    • Melina

      Fiquei muito feliz em saber que gostou do post e que ele te inspirou ♥
      Eu tô muito animada com essa nova fase da minha alimentação e, mesmo sendo algo recente, já consigo perceber várias mudanças positivas *-*
      Eee vou tirar umas fotos do meu bujo pra compartilhar aqui então ♥
      Obrigada por ler o que tenho pra falar e pelo comentário fofo :*

  • Emilly Elizabeth Custódio

    Ooi Mel!
    Eu entendo você sobre o medo da “reeducação alimentar”. Eu descobri no meio de 2016 que eu, assim como você, sou totalmente intolerante a lactose. Mais que isso,alérgica a proteína do leite. Maior dificuldade foi ter que excluir leite e seus derivados do meu cardápio, e até hoje, as vezes, eu dou uma escapulida, hehe… (e olha que minha familia é metade mineira, metade goiana, e amamos tanto pão de queijo :/acho que é o que eu mais sinto falta). Mas eu tive uma sorte porque eu sempre GOSTEI, falando lde maneira legitima aqui, de coisas saudáveis. Incluindo frutas. Eu adoro muito, é meu natural comer umas quatro por dia hahaha… eu espero que você consiga, você tem todo meu apoio!

    xoxo, keep inspiring <3

    • Melina

      Oi, chuchu ♥
      Nossa, nem me fale em pão de queijo hehe eu AMO *-* mas agora vou precisar encontrar uma forma alternativa de amá-lo hehe
      Que legal que comer 4 frutas por dia é o seu natural ♥ espero poder dizer isso em breve também. Estou trabalhando pra isso hehe
      Muito obrigada pelo apoio e pelo comentário cheio de carinho ♥ você é um amor!
      :*

  • Anne Rios

    Nossa Mel, e você que sempre amou tomar leite e comer chocolate… Tomara que dê tudo certo.
    Comer mais frutas sempre foi um objetivo na minha vida, mas como fui criada com ausencia total de incentivo para tal, se tornou uma odisséia mudar esse hábito depois de adulta.
    Sabe, nossa imunidade também está relacionada totalmente ao emocional. No meu caso, eu NUNCA fico doente. Mas quando passo por uma situação de estresse ou tristeza, qualquer resfriado me derruba. Fica atenta a isso também, combinado?

    Compartilha sim suas experiências com a reeducação alimentar. Quanto mais bujo-inspiração melhor.
    =*

    • Melina

      Pois é, chuchu! Chocolate e leite sempre me fizeram companhia e agora vou precisar buscas formas alternativas deles. Sei que não vai ser fácil, mas eu tô tão feliz com as mudanças que já estou sentindo nos primeiros dias sem lactose (faz um pouco mais de uma semana que parei de ingerir lactose) que tô me prendendo nesse bem estar, sabe? :)

      Siiiim! Muito legal você citar isso porque o emocional também é extremamente importante. Muitas vezes focamos tanto em cuidar do corpo que esquecemos que nossa mente merece todo esse cuidado também ♥ obrigada por colocar esse lembrete aqui nos comentários ♥

      E obrigada pelo incentivo para que eu produza mais conteúdos relacionados a minha reeducação ♥ vou ver se faço as fotos do bujo esse final de semana!

      Beijinhos e um ótimo final de semana ♥

  • Hellen Pereira

    Que post inspirador! *-* É tão importante cuidarmos da nossa saúde no geral, tanto a saúde física como a mental, afinal, as duas andam juntinhas e de mãos dadas <3 Também comecei uma reeducação alimentar, e apesar de eu ser vegetariana a minha alimentação nunca foi lá grande coisa… mas vamos mudar isso, Mel <3 aposto que os resultados serão gratificantes hehe

    • Melina

      Fiquei feliz em saber que achou o post inspirador *-*
      Sim, precisamos cuidar com muito amor e carinho do nosso corpo e da nossa mente ♥
      Que nossas reeducações alimentares nos ajude a conhecer novos sabores e a sermos mais saudáveis :D
      :*

Deixe seu comentário

Instagram

  • bird song - florence + the machine 🖤 qual foi a última música que você ouviu?
  • queria que cerejeiras florescessem o ano inteiro 🌸 e vocês, qual flor gostaria? ☺️ #spring #primavera #cherryblossom
  • nem acredito que já estamos na primavera 😳 nem tive coragem de me despedir das minhas estações favoritas ainda hehe aliás, pra mim a ordem de preferência é inverno > outono > primavera > verão. E pra vocês? (obrigada pelo vaso fofo @dalexandrino139 🖤✨)
  • Ontem chegou o lançamento • a menina da montanha • e já separei para levar comigo na próxima viagem. É uma não ficção autobiográfica de uma mulher muito forte e inspiradora chamada Tara Westover. Ela e seus irmãos foram criados pelos seus pais nas montanhas (Idaho - EUA) isolados da sociedade (nunca foram ao médico ou a escola!). Aos 17 anos, inspirada por um de seus irmãos, ela decidiu descobrir como era a vida além das montanhas e foi assim que pisou em uma sala de aula pela primeira vez. Hoje em dia, aos 31 anos, ela já concluiu seu doutorado em Cambridge 😍 já estou me preparando para chorar com esse livro 😭 quem aí se animou pra ler? Vocês gostam de não-ficção? • obrigada @editorarocco por trazer esse livro pro Brasil, por me enviar esse exemplar e por apoiar meu trabalho 🖤 | publi ☺️
  • Por mais difícil que seja, não perca a esperança e saiba que você não está sozinho 💛 #setembroamarelo
  • Essa semana começou com uma surpresa pra vocês. Eu e a @tutusapatilhas vamos presentear um seguidor com um vale tutu e o ganhador poderá escolher ~qualquer modelo disponível~ para ganhar (exceto botas).
Para concorrer basta seguir o @teawithmel e seguir a @tutusapatilhas e deixar um comentário nessa publicação 🖤 não é obrigatório marcar amigos nos comentários, mas sintam-se à vontade para indicar nos comentários nossos perfis para amigos que vocês achem que possam curtir nossos trabalhos 🖤✨ (isso aumenta as chances de vocês) ah, é preciso ter endereço de entrega no Brasil e o resultado será divulgado aqui nos Stories na segunda-feira dia 24/09/2018 ☺️ espero que tenham gostado da surpresa! Muito feliz por poder presentear uma de vocês com uma tutu 🖤 ps: essa é a página que me empolguei fazendo ontem 🙃

instagram