INSPIRAÇÃO PROJETO AMORZICES

AMORZICES: INSPIRAÇÃO E DAR CRÉDITOS

Já perdi a conta de quantas vezes comecei e apaguei esse post. Esse é um assunto que faz tanto tempo que gostaria de falar por aqui e que, por algum motivo bizarro, não consigo achar que minhas palavras estão boas o suficiente para conseguir me expressar. Acho que é o receio de ser mal interpretada, sabe? Espero que isso não aconteça porque quero muito falar sobre a importância de falar sobre inspiração e créditos.

Quando li o livro Mostre o seu trabalho – primeiro livro do Infinistante -, fiquei muito feliz quando vi que o Austin Kleon abordou sobre a importância de dar créditos.

Isso não só é um dever, ou seja, algo esperado que façamos, como também uma demonstração de empatia. Devemos sempre tratar o trabalho do outro como gostaríamos que o nosso fosse tratado, ou seja, com respeito. Ninguém gosta de ver algo seu por aí sendo usado como se fosse de outra pessoa.

Se não fazemos isso no mundo real – quer dizer…espero que ninguém faça, né? – porque no mundo virtual achamos que está tudo bem em usar algo de outra pessoa como se fosse nosso? Roubo é roubo em qualquer um desses mundos e roubo é crime. Mesmo que as punições nem sempre ocorram, não quer dizer que está certo.

Uma coisa que achei muito legal que ele também abordou é a importância de darmos o crédito também às pessoas e/ou aos meios que nos levaram a chegar até aquele trabalho que nos encantou. Por exemplo, se conheci uma cantora muito legal assistindo um vídeo de Document Your Life de alguém e quero fazer um post sobre essa cantora, seria muito legal se eu tivesse o cuidado de mencionar o vídeo onde conheci a música. Se conheci uma ilustradora/fotógrafa e quero falar sobre ela, por que não falar como a descobri? O que fiz para encontrá-la? Quem me apresentou ela? Esses detalhes tornam o nosso conteúdo muito mais rico, pessoal e bonito.

Fazendo isso, estou reconhecendo a importância que o trabalho de outra pessoa teve para mim e estou retribuindo apresentando para que mais pessoas possam conhecê-la também.

Um assunto que acho muito delicado e ao mesmo tempo muito importante de falar é sobre a diferença entre se inspirar e copiar. O Austin Kleon também fala muito bem sobre isso no seu outro livro – Roube como um artista – ao explicar que nada é totalmente original, porque nada vem do nada e sim construído com base no que veio antes.

Estamos cercados de coisas e pessoas potencialmente inspiradoras o tempo todo e isso é incrível. Tudo pode ser uma fonte de inspiração (nem que seja do que não fazer hehe) e é muito importante a gente conseguir diferenciar o que é copiar e o que é se inspirar. Pra mim, copiar é tentar reproduzir uma mesma coisa feita por outra pessoa e, se inspirar é criar algo novo com base no que outra pessoa fez (colocar você, seus sentimentos, seu olhar, sua essência nesse algo novo). Independente do que você prefira – copiar ou se inspirar – é importante dar os créditos para a pessoa que te motivou a fazer isso.

Já disse ali em cima e repito, devemos tratar o trabalho dos outros como gostaria que tratassem o nosso. A partir do momento que compartilhamos a nossa referência, seja para algo que copiamos ou que criamos, estamos reconhecendo o trabalho do outro e sua importância para nós. Ao fazer isso não estamos diminuindo o nosso trabalho, pelo contrário, estamos tornando ele ainda mais bonito e especial. E, mais importante ainda, estamos valorizando a pessoa que, de alguma forma, fez algo que teve um impacto para nós.

Vocês não imaginam a alegria que sinto quando alguém fala que a inspirei a fazer algo. É uma sensação tão incrível e motivadora. Cada vez que escuto/leio isso, é como se estivesse tomando um copo de motivação para continuar seguindo em frente com meu trabalho. Então, se algum dia alguém te inspirar a fazer algo, lembre-se de deixar isso registrado quando você for compartilhar o seu trabalho. Mesmo que as chances dessa pessoa ler/ouvir o crédito sejam mínimas, porque, além de ser o certo a se fazer, você está retribuindo o que ela fez por você a apresentando para mais pessoas. O mundo é um lugar gigante e tem espaço pra todo mundo!

Bom, eu poderia deixar esse post bem maior do que ele já está, mas acho que já vou parar por aqui. Espero que vocês tenham gostado do que falei e que tenham se inspirado de alguma forma.

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

você pode fazer parte dessa blogagem coletiva com a gente. o amorzices é um projeto mensal, publicado todo dia 15, criado pelo trio amorzinho Sernaiotto + Serendipity + Desancorando e que terá um tema de base: amor. a partir daí, a gente vai falar sobre um monte de coisas. o tema de março é ‘fale sobre quem te inspira’. então, faz um post no seu blog e deixa o link nos comentários pra gente ver também, tá bom?

Posts relacionados

28 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
março 17, 2018
Próximo post
março 17, 2018
  • maki

    aaaa Mel, eu amo tanto os seus textos! e é exatamente isso, sabe, é muito legal tratar o trabalho dos outros do mesmo jeito que a gente gostaria que o nosso fosse tratado, né? porque isso gera empatia mesmo ♥ que incrível! brigada por esse texto (e você me inspira sempre, já sabe ♥)

    • Melina

      Maki linda ♥ obrigada por sempre estar presente e me inspirar com o seu trabalho e como pessoa. Você é incrível :D
      :*

  • June Damasceno

    Pode ter certeza, esse post me inspirou muito! Eu nunca parei pra pensar nesses detalhes, o caminho até encontrar algo que gosto ou conheci, quem me contou e coisas do tipo. É lindo mesmo a ação de dar os créditos, e quando é para você, é uma sensação única, como tivesse ajudado alguém sabe? Esse post é maravilhoso e com imagens lindas! (Tive que comentar dessa vez hehe) . Tenho pensado em participar do projeto amorzices :3 By~ Sweet Magic Kissus!

    • Melina

      Fiquei muito feliz mesmo por saber que esse post te inspirou e te fez prestar atenção em detalhes que antes não pensava ♥
      Obrigada por comentar aqui :) é sempre um incentivo!
      Participa do Amorzices, sim ♥ vamos amar!
      :*

  • Malena Flores

    Que ótimo ler isso por aqui, Mel! Esse livro é uma chaves-inglesas danada que abre nossos olhos e mente para um monte de coisas necessárias. Obrigada por não desistir deste post, ele é essencial e fico feliz por você partilhar disso aqui e conscientizar varias pessoas. Esse livro também me inspirou escrever um post sobre estudo, cópia e inspiração, só que um pouco mais voltado para a minha área: a ilustração (https://goo.gl/PuqNgu). Espero que mais e mais pessoas sejam conscientizadas. Obrigada por abrir caminho para isso! <3

    • Melina

      Malena querida ♥
      Sempre fico feliz e sorrindo quando vejo um comentário seu por aqui :)
      Fiquei feliz que você gostou do post e que compartilhou o que você escreveu sobre o assunto. Já deixei ele aberto aqui no meu navegador porque tenho certeza de que vou amar e vai me fazer bem ler ele, assim como ver suas ilustrações me deixa bem e inspirada ♥
      :* e muito obrigada pelo carinho

  • Eliziane

    Que lindo esse post 😍😍 vc merece muitos créditos por fazer um trabalho tão maravilhoso e ser uma pessoa inspiradora obg por compartilhar tudo isso!!!!

    • Eliziane

      Mais uma coisa 😀 qual é o nome dessas canetinhas????

    • Melina

      Muito obrigada pelo carinho, reconhecimento e apoio, chuchu ♥ muito feliz em saber que gosta do meu trabalho :)
      :*

  • Anne Rios

    Sabe, ultimamente só quero deixar tocando a Dodie no Music Player, estou completamente viciada nas músicas dela.
    A última vez que fiquei viciada assim com algum artista foi quando a Clarice Falcão gravou aquele comercial para o Pão de Açucar [pra ser feliz, pra ser feliz, o que você faz pra ser feliz]. Aí comprei o CD Monomania na Livraria Cultura e não escutava outra coisa, hehehe.
    E onde conheci a Dodie? No Mel in Wonderland

    Ah, e a Jordan Clarck, o que é aquele canal, minha nossa senhora dos youtubers
    Ela me fez mudar a minha prateleira do Home Office de roxa para branca, de tanta paz de espirito que o canal dela me trouxe, ela é muito S2coraçãozinho

    =*

    • Melina

      Aaaah, Anne ♥ estava esperando seu comentário hehe :)

      Tão feliz em saber que te apresentei pessoas tão inspiradoras ♥ Amo ouvir as músicas da Dodie enquanto estou trabalhando ou fazendo nada :)
      E o canal da Jordan é muito amor! Dá vontade de entrar nos vídeos dela e ficar ouvindo ela falar de qualquer coisa, né? ♥
      :*

  • Diego França

    Oi, Mel!
    Desde quando te conheci nesse mundo internet você se tornou inspiração para mim. Eu amo fotografar e sou bem amador,’ mas dentro da minha simplicidade gosto sempre de fazer o melhor. Você é o Matheus, por exemplo, são duas pessoas que estão muito próximas do que gosto de ver tanto em questão de cores quanto no romantismo das imagens.

    Meus amigos sabem, já dei entrevista para uma emissora de TV aqui da minha cidade é mencionei você como inspiração também é concordo que esse destaque é muito importante.E concordo também com essa diferença de Copiar e se inspirar.

    É muito de minha personalidade (e acho que do meu signo de Aquário também) querer fazer coisas diferentes, únicas. Por isso personalizo tudo. Mas de fato… o que nós vemos, as fotos bonitas que encontramos e temos com inspiração nos dar ideias para fazer algo novo, mas seu. Não adianta produzir algo que não tenha a sua cara, que você não esteja alia. Não é algo Leal para quem vai ler e para quem você é.

    Acho que vou participar do amorzices, mas mês que vem. Agora já passou da data e quero fazer na data certa.

    – Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    http://www.vidaeletras.com.br

    • Melina

      Fiquei tão feliz com esse seu comentário ♥ Obrigada por ter me citado como inspiração na entrevista *-* fiquei muito feliz mesmo!

      Adorei que você compartilhou o que pensa sobre o assunto :)

      Ah, participa do Amorzices esse mês, chuchu! Eu atrasei dois dias hehe eu e as meninas precisamos postar nos dias 15 de cada mês (dessa vez, como disse no começo do post, tive dificuldades em me expressar e por isso atrasei), mas todas as outras pessoas que ficarem com vontade de participar podem postar em qualquer outro dia :D

      :* e muito obrigada por todo carinho e apoio ♥ muito sucesso e inspiração para nós :)

  • Babi Bueno

    Oi Mel
    Eu confesso que por cerca de 2011 eu usava fotos suas sem dar credito. Eu tinha uma conta no Fotolog onde eu escrevia textos e depois insiria alguma imagem relacionada que eu achava no Google ou nas contas semelhantes .E esses meses atrás descobri que varias delas era de sua autoria.Agora tenho vergonha ,mas na época eu achava super normal.
    Agora eu mudei ,sempre que uso a foto de alguém eu dou os devidos créditos no post.
    Agora essa parte de citar quem indicou a musica e outras coisas eu sempre tive costume de fazer.Inclusve inspirada em você eu também criei uma categoria chamada “3 things” no meu blog e sempre cito que foi o seu blog que me inspirou.

    Espero ter sido perdoada.
    Amo o seu trabalho
    Beijos

    http://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    • Melina

      Oi, Babi :)

      Obrigada por contar isso aqui nos comentários ♥
      Fiquei feliz em saber que hoje em dia você não usa mais fotos sem créditos e, mais feliz ainda, em saber que você criou uma categoria inspirada no 3 things ♥ *-* saber essas coisas me deixa tão feliz e motivada :D

      :* e muito obrigada pelo carinho e apoio ♥

  • Larissa Zorzenone

    Oi Melzinha
    Eu sempre dou o crédito de tudo que me inspira e sempte tento mencionar também a pessoa uqe me fez chegar até algo. Aui cabe o tento, porque eu nem sempre lembro de anotar onde vi e acaba se perdendo a informação. Concordo que nada se cria do nada, tudo tem alguma inspiração, seja algo que lemos, que ouvimos, que assistimos, que falamos… Enfim. A sua tatuagem no braço de planetaas me prendeu atenção nessas fotos. Ela é recente? Amei muito. Eu tenho vontade de faer uma com as fases da lua na coluna. E você é a pessoa que mais me inspira a saber mais sobre o espaço, sabia?
    Um beijo enorme Mel

    Vidas em Preto e Branco

    • Melina

      Oi, chuchuzinho ♥
      Feliz em saber que você sempre toma esse cuidado :)
      A tatuagem de planetas do meu braço vai fazer 1 ano em julho *-* ela já apareceu em outras fotos por aqui, mas acho que essa é a primeira vez em que ela fica mais em evidência :)
      As fases da lua também é algo que quero tatuar em mim *-* acho maravilhoso ♥
      Awn! Você não imagina o quanto fiquei feliz em saber disso *-* sério! Deixou meu dia mais feliz ♥
      :*

  • Danielle Botelho

    Mel, entendo bem como você se sente ao tratar de assuntos delicados como esse. Entendo também o quanto é necessário falar sobre o assunto. Você produz um conteúdo extraordinário, de qualidade. Você foi uma das primeiras pessoas que eu conheci na internet que publicava material totalmente autoral e que dava crédito sempre que algo não era feito por você. Isso abriu os meus olhos pra importância de se produzir o próprio conteúdo, sem que você fizesse nenhum discurso do tipo alertando. Infelizmente nem todos percebem isso e inclusive existem pessoas que fazem de má fé mesmo, né? Mas é isso, queria só te apoiar e dizer que você continua incrível! Abraço!!!

    • Melina

      Dani querida! ♥
      Você não imagina o quanto fiquei feliz em ver um comentário seu por aqui e, mais feliz ainda, quando li o que você escreveu ♥
      Muito obrigada pelas palavras de apoio e motivadoras ♥ sério! Eu amo cuidar de cada detalhe do conteúdo que produzo :)
      Tenho tanta sorte de ter pessoas como você me apoiando e motivando a continuar ♥ :*

  • Claudia Hi

    Nunca pensei em comentar de onde conheci ou me inspirei. Normalmente eu só credito fotos, vídeos ou textos. Acho que é um meio bem legal de divulgar pessoas que a gente gosta!

    Adorando os temas do amorzice! ♥

    • Melina

      Fiquei feliz que gostou do que falei nesse post, chuchu ♥
      E que alegria saber que está gostando dos temas do Amorzices *-*
      :*

  • Camila Cunha

    O post ficou ótimo Mel!
    Acho lindo quando alguém principalmente famoso cita suas inpirações, porque se você acompanha e admira o trabalho dessa pessoa, saber quem inspira ela, é uma chance enorme de conhecer mais trabalhos lindos, aumenta a sua rede de inspiração, hehe!

    Quero muito te indicar uma banda, assim que vi, lembrei de você na hora, não sei se já conhece, mas é a Sleeping at last eles fazem músicas inpiradas nos planetas, tem no Spotify. :)
    https://www.youtube.com/watch?v=NALeI_SVNgE

    :*

    • Melina

      Fiquei muito feliz em saber que você gostou do post, chuchu ♥
      Tô tão feliz que as pessoas estão gostando da mensagem que passei com ele :)

      Nossa, obrigada pela indicação! Já já vou ouvir *-*

      :*

  • Bel VF

    Mel, você não poderia ter colocado de forma melhor a sua opinião. Adorei seu texto e deixou o assunto leve para pensarmos. Você é uma inspiração e tanto! Beijos!

    • Melina

      Fiquei tão feliz de ter conseguido passar a mensagem que queria ♥ ♥ ♥
      Muito obrigada pelo carinho e apoio :)
      :*

  • Diego Bonadiman

    Caramba, que post maravilhoso. Como arquiteto e artista, passo o tempi todo atrás de inspiração e referências na internet e uma coisa que eu sempre falo pros meus clientes é de onde tirei minhas ideias, porque acho que é importante dar crédito a quem nos inspira. Escrevi um pouco sobre isso no meu post do amorzices passado sobre gentileza.
    ( https://insanidadeartificial.wordpress.com/2018/03/02/amorzices-seja-gentil-com-artistas/ )
    Amei seu texto. Beijo grande!

    • Melina

      Fiquei tão feliz em saber que gostou do post, chuchu ♥
      E mais feliz ainda em saber que você faz isso :D
      Obaaa! Já abri aqui no navegador o seu post! Espero que se anime para fazer sobre esse tema de Março também :D
      :*

Deixe seu comentário

Instagram

Instagram has returned invalid data.

instagram