INSPIRAÇÃO ORGANIZAÇÃO PAPELARIA

BULLET JOURNAL: CALENDÁRIO LUNAR

Nesse último final de semana postei uma foto do calendário lunar que fiz em meu bullet journal. Fiquei muito feliz com o feedback que recebi nos comentários e acabei me animando para fazer esse post mostrando mais detalhes e falando da minha inspiração.

Aproveitei que estou em um momento de recomeços – novo instagram (já tá me seguindo no @teawithmel?), novo canal principal (falei sobre isso aqui) – para começar um novo bullet journal. No começo desse ano fiz um vídeo compartilhando meu planner/bullet journal, e, depois de 6 meses usando o mesmo caderno pontilhado da A.Craft para anotar meus compromissos e algumas coisas aleatórias da vida, ele acabou. Pensei em começar um novo caderno no mesmo formato, mas, em uma conversa com minhas queridas amigas, Lominha e Maki, escutei a frase “a vida é muito curta pra guardar um caderno Moleskine fechado” (Lominha, 2018) e foi aí que juntei a minha vontade de usar o Moleskine com o fato de que precisava começar um novo bujo pro segundo semestre que comecei a pensar em como iria preencher suas páginas.

Eu acho muito “engraçado” como começar um novo caderno pra mim é algo que envolve muito mais do que simplesmente abrir e começar a escrever, principalmente quando se trata de um caderno que teve um investimento um pouco maior (Moleskine, abaixa o preço, por favor!). Na verdade isso acontece com adesivos também. Costumo pensar bem antes de tirar algum da cartela e usar em uma folha aleatória.

Obviamente, com esse novo bullet journal não foi diferente. Antes de começar a preencher suas páginas, fiquei alguns dias – sim, dias! – procurando inspiração pelo Pinterest (já me segue por lá?) e foi aí que pensei “eu sou tão apaixonada pela Lua, mas nunca fiz um calendário lunar para acompanhar suas fases. Preciso mudar isso agora.”

Depois de pesquisar alguns modelos, dois chamaram a minha atenção, o de uma italiana chamada Francesca e outro que não consegui descobrir de quem é (mostrarei nas fotos abaixo). Após decidir como preencheria minhas páginas, procurei uma imagem do calendário lunar de 2018 e encontrei essa aqui.

Pela foto acima da pra perceber que não consegui fazer as luas muito certinhas nem do mesmo tamanho – meu irmão já me deu uma ideia pro calendário lunar de 2019 que estou animada para testar -, mas consegui fazer de uma forma que eu saiba em qual fase ela vai estar em cada dia e é isso que importa :)

Para preencher a página da esquerda com informações pontuais sobre cada uma das fases da Lua, usei uma imagem que encontrei no blog One Part Gipsy que essa aí que está aberta no meu celular na foto acima. Nesse post, a Rachel Garahan fala de forma mais detalhada sobre cada uma das fases então recomendo muito a leitura para quem se interessa por esse assunto (o post está em Inglês). Ela dá sugestões de como aproveitar melhor a energia da Lua em cada uma de suas fases.

As montanhas que fiz na parte inferior da página direita, foram inspiradas nessa foto que está em meu celular. Infelizmente o link do Pinterest dava pra um perfil do Instagram que não existe mais, mas salvei a imagem na minha pasta Stationery então é só aparecer por lá pra ver a foto.

Espero que vocês tenham gostado desse post e que, de alguma forma, ele tenha servido de inspiração. Já preenchi algumas páginas do meu bullet journal do segundo semestre e já estou contando os dias – 12 dias! – para Julho chegar para poder começar a escrever sobre meu mês nele. Já faz um tempinho que tô sentindo vontade de falar mais sobre bujo por aqui e tô sentindo que agora vai, heim?!

Como que é a relação de vocês com cadernos novos? Vocês também têm um “ritual” para começar a preencher ou simplesmente abre e escreve/desenha?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Posts relacionados

20 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
junho 18, 2018
Próximo post
junho 18, 2018
  • Fernanda Sermarini Palhari

    Eu definitivamente preciso de um ‘ritual’, haha. Te entendo totalmente pelos dias de andanças no Pinterest até achar a inspiração certa 😊 E seu calendário lunar ficou lindo, acho que as ‘imperfeiçõezinhas’ deixam a arte ainda mais original 🖤

  • Quézia Silva

    Oi 🍯! Amei o post ! Também amo muito a lua e as estrelas ! Tenho até uma tattoo que representa esse amor pela noite. Rs’ Beijos

  • Camila Cunha

    Amei!
    Amo a lua, mas também nunca acompanhei o calendário lunar, até imprimi um calendário pronto, mas na correria nem olhei mais, quem sabe você não me inspira :)
    Conhece a mandala lunar? Eu imprimi o calendário por ela, ia anotar meus sentimentos e sensações na mandala e comparar com as fases da lua, mas só fiz os primeiros dias, vi sobre ela no blog da Lominha hehe! :)
    Quanto aos cadernos, morro de dó de começar e desperdiçar um caderno, penso muito antes de começar um, haha! Eu sei que é besteira, acaba que não escrevo nada o caderno fica lá em branco e eu “economizando ele” haha!
    Vai mostrando seu Bullet, ele vai ficar lindo com certeza ^.^

    :*

  • Anne Rios

    Tô tão feliz que você também dá bastante importancia para a Lua, é quase como compartilhar esse amor pelo nosso satélite com uma amiga! [só corto o cabelo na lua crescente, hehe].

    Massa a sua Moleskine nesses cliques ultra fotogenicos, você vai ver que é um investimento que compensa [também sou super muito fã da marca]

    ps adorei a música Upside Down da Diana Ross!!! Ela fez eu me sentir de novo com 8 anos, sentada no tapete da sala numa sexta-feira a noite comendo doce de leite caseiro e assistindo Tela de Sucessos no SBT <3

  • Isabela Freitas

    Adorei o post Mel. Eu amo a lua! Tenho interesse em entender melhor como funciona o calendário lunar. Vi em série e filme a época que o pessoal se organizava usando ele e fiquei curiosa.
    Eu acabei de encomendar meu primeiro planner com a Jess, comprei no bazar dela o My Life Planner, da Donna Doulce.
    Por indicação sua conheci a Bee Mine e adorei tudo. Jess me atendeu por direct e foi super fofa ♡
    Espero que você possa postar muitas dicas para eu aprender a fazer um Planner bem fofinho.

    Ah, já te sigo no Insta novo tbm, além do YouTube claro rs.
    Um beijo ♡

  • Laura Nolasco

    Menina, vou levar essa frase do “A vida é muito curta pra guardar um caderno Moleskine fechado” pra vida, porque eu sofro pra começar cadernos novos, viu? Sempre acho que dá pra guardar eles pra um momento importante..
    Os adesivos é a mesma coisa.
    Amei seu calendário Lunar! Meu Bujo tinha um e deixei um espacinho pra fazer um no meu Planner… Mas vou me inspirar nesse desenho sobre as fases!
    adorei o post e sempre quero ver mais sobre seu BuJo!
    Beijos!

  • Claudia Hi

    Que capricho Mel! Você é muito prendada com essas coisas menina! Fico abismada rs

    Eu tenho muita dó de começar a usar qualquer coisa nova. Mas depois que eu começo, aí é mais tranquilo hehe

  • Jandyllson

    Nunca pensei em um calendário lunar! °-° Vou tentar. Hahah Amo Bullet journal por essa liberdade de fazer tudo. ;P Sobre ter ritual para começar um caderno novo: sempre deixo a primeira folha vazia. Acho que é porque quando era criança a professora dizia que era o tapete do caderno de desenho. Hahahahah

  • maki

    eu amei tanto essa frase da Lominha! juro! vai virar meu lema para vida hehehe

  • Amanda

    que legal mel, adoreii o post <3
    http://hey-mandy.blogspot.com.br

  • Helena

    Ameiii, vou começar a usar bujo em julho, então to aproveitando cada dica. Você é muito inspiradora Mel <3

  • Beatriz

    Para uma amante dos astros, esse teu post foi um carinho na alma, sabe? Que delicadeza, lindo demais o que tu fez *-*

  • Bruna Venturini

    Oi Mel!!! Achei lindo teu calendário lunar! Confesso que esses calendários meio que dão um nó na minha cabeça, mas achei muito legal mesmo.. Também sou a louca dos cadernos, comecei a fazer algumas pesquisas pra começar a preencher meu primeiro bullet journal! Ainda estou um pouco confusa sobre como vou realmente usar… Vai ser muito legar ver mais posts como esse por aqui pra dar mais inspiração!!! Beijos <3

  • Garota de Personalidades

    Ficou muito, muito lindo! Fiquei com uma vontade grande de fazer o calendário também.
    Assim como você, demoro a ter coragem de começar um novo caderno. É impossível simplesmente abrir e escrever!
    O post e as fotos estão incríveis, Mel ♥

  • Júlia Viana

    Meeeel, sua linda! Amo a sua fofisse!! Você é tão delicada com as coisas que me dá muito prazer em ler seus posts e acompanhar você nos seus canais no YouTube! Eu acompanhava você no Instagram, mas infelizmente eu fiquei muito viciada no aplicativo que resolvi dar um tempo… mas quando eu voltar (espero que seja breve) eu quero te acompanhar de pertinho e poder gozar das suas fotos maravilindas 😍. Amei o post!! Eu venho tentando convencer meus pais a comprar um bujo pra mim, mas ta difícil 😢.
    Beijão, Mel! Parabéns por tudo, porque você merece! 😘

  • Débora

    Que post lindo! ^^ Eu amo caderninhos e amo ficar procurando inspirações a respeito. Eu sempre penso muito antes de escrever em um caderno. Gosto de buscar inspirações e sempre quero que ele fique perfeito. Ele nunca fica perfeito mas eu acabo gostando do resultado pois representa uma parte de mim e do que estou sentindo naquele momento. Gosto de fazer desenhos aleatórios e escrever coisas inspiradoras como trechos de músicas. =)
    Muito fofinho o seu calendário lunar. ^^
    Beijinhos

  • BA MORETTI

    começar a escrever em cadernos novinhos (por mais que a gente exite por anos luz, HAHA) é muuuito gostoso :) aliás, eu fui me dar conta do quão gostoso é escrever coisas aleatórias quando liguei o “foda-se” pra um caderno em branco que tinha guardado por tanto tempo que a primeira mancha dele foi de nescau HAHAHAHAH cuidei tanto que deu nisso! então né, se joga mesmo! esse teu tá lindo ♥

  • Aimê Ariadne

    Que demais! Eu amo a lua e suas fases, tanto que tenho as fases tatuadas no meu pulso, hahah! Fiquei com muita vontade de fazer um calendário lunar, pena que meu bullet journal já está com todas as folhas comprometidas. Mas ano que vem farei, sem falta! As fotos ficaram lindas, Mel. Amei o adesivo e as fotinhas de Polaroid, como conseguiu fazer? Abraço, lindinha!

  • Larissa Zorzenone

    Oi Mel
    Eu amei o seu post. Eu sou apaixonada pelas fases da Lua (quero tatuar elas na linha da coluna), mas nunca pensei em fazer algo assim. Me interessei muito pelo lance de ver como tirar o melhor de cada fase da lua e tals. Vou pesquisar mais sobre o assunto e ver o que consigo fazer no bujo pra ficar bonitinho.
    Antes de começar um caderno novo, eu converso com ele. Eu juro que não sou louca, mas eu meio que conto pra ele por qual motivo vou usar ele. E, claro, começo com a letra mais bonita que consigo fazer. Eu tinha muita dó de gastar adesivos quando era mais nova, hoje em dia já sou mais relax. Uso tudo mesmo. compro já pensando onde vou colar. Meu nootebook é lotado de adesivos.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

  • Bianca

    Uau, estou apaixonada pelo seu calendário! Eu adoro acompanhar (ou melhor observar, porque essa parte do calendário ai não funciona comigo porque sou muito esquecida hahaha) tudo em relação ao céu, parece até que eu fico mais tempo nas nuvens do que na terra rs ^^
    Te entendo em relação a começar um caderno novo, sempre fico pensando no que eu vou fazer, que tipo de fontes, quais materias eu vou usar e tudo mais… eu sinto como se não fosse só algo qualquer e sim como se eu estivesse colocando um pedacinho de mim naquelas folhas, sabe?

Deixe seu comentário

Instagram

  • hoje faz quatro anos que tomei bubble tea pela primeira vez e por isso declaro que 14/11 é dia de tomar bubble tea 🙃 quem também quer/vai tomar hoje? 😆 ei, liberei um vlog novo no canal (link na bio) vocês já viram? 🖤✨
  • o que vocês colocariam no seu kit anti-tédio? 🙃 tava aqui pensando, isso seria um tema legal pra um post no blog (aliás teve post novo ontem ✨ ou pra um vídeo 🤔
  • acabei de liberar no blog o vídeo ensinando a fazer #bubbletea em casa 🖤 ah e quem assistir até o final vai encontrar um momento nostalgia ✨
  • o que faz com que você se sinta “aconchegado”? • what make yourself cozy? (I’m in love with your book @katiemarievaz ✨)
  • hoje foi dia de tomar chá com a fofa da @jucirqueira 😌 e encontrar a @enehbria enquanto atravessávamos a rua ✨ como está sendo o dia de vocês? O meu está ótimo 🖤 📸: @enehbria
  • hoje o dia está com carinha de outono 🍂 por aqui: nublado, meio chuvoso e 19°C (mínima de 12°C 😍). Como está o clima aí na sua cidade? Ah, já viram o post novo no blog?

instagram