INSPIRAÇÃO ORGANIZAÇÃO PAPELARIA

BULLET JOURNAL 2019 + JANUARY SPREAD

Esses últimos dias do ano foram dedicados, entre outras coisas, ao meu bullet journal de 2019. Na noite de Natal comecei a preencher as primeiras páginas e a planejar como seria e, no dia 29, finalizei (a última página foi a de metas), gravei um vídeo e fiz as fotos desse post. Fiquei muito feliz porque essa foi a primeira vez que realmente consegui fazer “tudo isso” e publicar o vídeo antes do novo ano começar. Parece coisa simples, mas isso sempre foi algo que me frustrava e desanimava: perder as datas.

O caderno que separei para 2019 é um Leuchtturm1917 pontado. Desde que vi uma quantidade muito grande de gringas usando, fiquei com vontade de testar, mas até hoje não consegui encontrá-lo no Brasil (comprar online em site gringo não compensava). Quando estava no Canadá, acabei encontrando essa marca em alguns lugares e pensei “agora que vou descobrir qual é a desse caderno”. Não lembro quanto paguei, mas convertendo não foi barato. Se não me engano, não tinha muita diferença entre o preço dele e da Moleskine.

Fiquei impressionada com a variedade de cores que encontrei no display da marca. A minha ideia inicial era comprar um branco ou cinza, mas depois de usar pela primeira vez já sei que a capa preta foi a melhor escolha mesmo.

Queria que a capa fosse flexível, mas só encontrei na versão capa dura mesmo. Apesar da gramatura (80g/sqm) ser um pouco melhor que a Moleskine (70g/sqm), a sombra que as canetas fazem nas páginas me incomodou um pouco. Vou ter que aprender a lidar melhor com isso em 2019. Se tantas pessoas usam esse caderno e amam, deve ser porque ele é uma boa opção mesmo, né? Talvez eu esteja sendo apenas muito chata hehe :)

Ao contrário de todos os cadernos, dessa vez preenchi a primeira página sem passar por aquele momento de dúvida e de pressão que normalmente surgia. Simplesmente pensei “vou fazer o calendário do ano aqui” e fiz. Logo depois dediquei duas páginas ao calendário lunar com o layout inspirado nesse aqui (encontrei pelo Pinterest). Ah, quem quiser conferir o post que escrevi sobre o primeiro calendário lunar que fiz é só clicar aqui (confesso que gostei mais dele).

A página de metas, como disse ali em cima, foi a última a ficar pronta. Testei uns três layouts pra ela e, no final, esse aí foi o que mais me deixou inspirada.

Usei um envelope que encontrei na minha gaveta para conseguir dar essa cor e textura pra página. A foto que escolhi foi a do primeiro dia em que vi neve na vida. Uma foto carregada de lembranças especiais e de um momento que vou guardar comigo pra sempre.

A página ao lado é outra que gostei bastante porque foi a primeira em que colei adesivos. Aliás, tá aí uma das minhas metas de 2019: não ter dó de usar adesivos. Chega de acumular eles em gavetas!

Apesar de nunca ter conseguido cumprir a minha TBR de 10 livros para ler durante o ano (sempre leio uns 6 da lista e uns 50 fora dela), gosto de montar e de deixar registado em algum lugar (seja em caderno, vídeo ou post). Já montei a TBR e depois vou compartilhar.

Apesar de ter livros na minha rotina, nos últimos anos tenho deixado filmes e séries meio de lado. Quero mudar isso em 2019 e, felizmente, o Beni é bem companheiro e já topou me fazer companhia em algumas séries que coloquei na lista. Apesar de não ter nenhum problema em assistir sozinha (tirando séries e filmes de terror hehe), normalmente quando não tenho companhia a minha tendência é pegar um livro e não um filme ou uma série.

Alguém aí lembra do projeto fotográfico #100HappyDays? Fiz ele em 2014 e decidi que iria fazer a versão 2019. Mesmo a fotografia fazendo parte do meu dia-a-dia, acho que esses projetos acabam trazendo um significado e um sentimento especial na hora que pegamos a câmera para fotografar. Estou empolgada!

Resolvi montar uma página dedicada ao meu canal para acompanhar seu crescimento ao longo do ano. Sei que muitas pessoas costumam falar que números não são importantes, que não devemos prestar atenção em views, número de inscritos etc., mas a verdade é que quando você trabalha com isso, infelizmente, eles se tornam importante. Não que seja o principal, mas as marcas ainda levam muito esses dados em consideração então não tem como me desligar completamente em relação a eles.

Não quero que isso seja algo que me deixe ansiosa e desanimada, mas acho que vai ser importante ter uma página de controle para ver como meus hábitos (frequência, tema, qualidade de conteúdo etc.) em relação ao canal estão refletindo. Apesar de que isso não depende 100% de mim já que o YouTube algumas vezes dificulta a entrega :x.

JANEIRO 2019

Tenho a tendência a usar tons mais cinza e azul quando vou decorar as páginas do meu bullet journal para tentar trazer o clima de outono/inverno ao longo do ano. Dessa vez resolvi me desafiar e tentar fazer algo em tons mais próximos do verão, mas sem aquelas cores vibrantes (não consigo me inspirar com elas hehe). Escolhi para janeiro as cores amarelo, laranja e um cinza levemente quente e fiquei muito feliz com o resultado.

Esse foi o mês que mais consegui usar adesivos. Por incrível que pareça, já é um progresso e tanto em relação a quantidade de adesivos que conseguia usar antes hehe.

Além do calendário para ter uma visão geral do mês, voltei a fazer o controle de finanças para poder ter um controle maior do dinheiro que está entrando e saindo e voltei a ter uma página de controle de hábitos.

Essas duas páginas e o calendário do mês nesse formato maior foram inspiradas em um vídeo que o YouTube sugeriu pra mim de uma portuguesa ~muito~ fofa e talentosa chamada Filipa Santos. Pra assistir é só clicar aqui. Ah, apesar dela ser portuguesa, seus vídeos são todos em inglês, mas ela fala bem calma e é tranquilo de ouvir e entender. De qualquer forma, só de assistir e ver o journal dela já vale a pena.

Já tenho usado esse layout no meu bujo há alguns meses. Achei ele fofo, prático e parece que fica mais fácil de preencher as páginas. Algumas vezes, ao longo desse ano, ficava um pouco incomodada achando minhas páginas muito sem graça ou com poucas coisas interessantes. Desde que comecei a usar esse layout essa sensação diminuiu hehe fico mais feliz quando abro o bujo.

YOUTUBE

Eu tinha gravado em outro formato esse vídeo, mas no final das contas esse aí me agradou mais. Acho que combina mais comigo e com esse momento da minha vida. Tentei mostrar como ficou cada página e mostrei todos os materiais que usei para preencher as páginas. Ah, na descrição do YouTube tem nos nomes de todas as lojas/marcas que usei.

@TEAWITHJOURNAL

Ontem divulguei e postei a primeira foto no novo perfil do Instagram que criei para falar especificamente sobre esse universo maravilhoso da papelaria e organização: @teawithjournal. Nele vou compartilhar mais da minha rotina com meu bujo, meus estudos (japonês e psicologia), cadernos “aleatórios”, artigos de papelaria…enfim, acho que deu pra entender :)

Ontem divulguei e postei a primeira foto no novo perfil do Instagram que criei para falar especificamente sobre esse universo maravilhoso da papelaria e organização: @teawithjournal. Nele vou compartilhar mais da minha rotina com meu bujo, meus estudos (japonês e psicologia), cadernos “aleatórios”, artigos de papelaria…enfim, acho que deu pra entender :)

Espero que tenham gostado desse post, do vídeo e da novidade do perfil no insta. Desejo que 2019 seja um ano maravilhoso para todos nós!

Obrigada por me acompanhar ao longo de 2018. Nos vemos em 2019 com muitas fotos, textos, vídeos, inspiração, amor e carinho!

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Posts relacionados

17 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
dezembro 31, 2018
Próximo post
dezembro 31, 2018
  • Jana

    Aiii seu BuJo ta tão lindo que fiquei inspirada pra deixar o meu bonito tb, costumo fazer meio de qlqr jeito so pra lembrar o q tenho q fazer mas gostei tanto das suas ideias, acho que essa habit tracker vou usar bastante já que venho tentando incorporar alguna habitos novos e não mexo muito no celular então anotar em algo físico ja melhora tudo ❤️ Ano q vem vou usar um planner na miniso :)

  • Anne Rios

    Gostei de te ver ousar colocando fotos com bordas do Unfold, isso é tão “blog 1-0-1” 😃
    A gramatura pode ser ligeiramente maior, mas a folha parece tão transparente, que estranho 🤔 você já sentiu diferença?

    Não sei Mel, acho que as pessoas só usam esse caderno pela marca ser popular.

    Será que você vai conseguir usar mais adesivos no seu bujo? 🤔 acho que vou mandar alguns para deixar seu dia mais alegre 🙃

    Você me inspirou e ontem mesmo já me planejei para voltar a participar de um desafio fotográfico. Eu costumava participar do Photo a Day Challenge, mas a hashtag do desafio tinha muita pornografia 😕 e o meu blog não tinha audiência na época para continuar com o desafio por lá.

    Achei excelente a ideia de acompanhar os números do seu canal. O Paulo Cuenca falou sobre isso nas aulas interneteiras. Se você quiser, eu te mando minhas anotações por WhatsApp.
    Fica nos resultados, e sempre fique atenta ao que você pode melhorar. Frequência é o mais importante. Não precisa fazer vídeo todo dia, mas ajuda muito se as pessoas souberem que tal dia a tal hora vai ter conteúdo no Tea With Mel.
    [procura o vídeo de 10 anos do Petiscos que a Julia Petit gravou para o Meio e Mensagem, lá tidas excelentes para você lidar com os futuros anunciantes do canal]

    Vou parar por aqui porque esse comentário já ficou muito grande.
    Até 2019
    😘

    • Anne Rios

      era pra ser “FOCA” nos resultados, e não “fica”. Foi o corretor automático, sorry… e desculpa o comentário do tamanho do post, estava escreve pelo celular e perdi a noção do tamanho 😬

  • Aimê Ariadne

    Amei o post Mel! Desde o ano passado estou bem apaixonada pela arte do BuJo e finalmente consegui começar e concluir um este ano! Estou treinando lettering e tentando me desapegar de usar adesivos, inclusive essas férias o que mais comprei foi coisa pro bullet journal (canetas, brush, aquarela, adesivo, etc). Pra mim o maior problema é achar que está vazio, e sem graça, ainda mais quando não se tem muito tempo pra decorar, eu amei esse layout que você usou, estou super considerando aderir haha as cores estão ótimas e as páginas estão ficando incríveis! Beijos, feliz 2019 pra você e sua família, lindinha!

  • Lai

    Tá tudo muito lindo, Mel! Se o teawithmel já era inspirador, imagina esse só pra bujo, tô amando isso, hehe. <3

  • Patty

    Tô aqui criando coragem pra montar meu spread de janeiro e aproveitei pra passar aqui e me inspirar um pouquinho, hehe. Adoro que fica tudo bem minimalista mas ainda sim super fofo e delicado. <3

    Beijos

  • Diego Bonadiman

    Adoro esses posts de bujo, embora eu não faça por achar muito complicado rs mas acho super bacaninha quem consegue se organizar com o método e ainda fazer umas páginas fofas como as suas.

    Feliz 2019, Mel.. Um ano lindão pra você!
    Beijo grande!

  • Vanessa

    Adorei o seu bujo, bem simples e delicado. Eu também super me incomodo com a sombra da caneta nas folhas, no entanto, que para esse ano, encomendei um caderno artesanal com folhas de 120g e brancas, o pólen me cansou. Já estou seguindo o insta novo, sucesso !!

  • Fernanda Palhari

    Seu bujo ficou um encanto! Ainda estou fazendo o meu, mas espero conseguir terminar logo 😊 Já fiz a maior parte das páginas anuais, agora faltam as de janeiro (e tenho que comprar alguns adesivos haha) Um 2019 incrível para todos nós 🖤

  • maki

    aaaaaaa, melzinha! seu #bujo tá ficando cada vez mais lindo, sério! muito feliz por você, pela conta nova e que você conseguiu montar o seu antes do ano começar. eu fiquei feliz que consegui isso também, porque tava toda confusa com o meu e agora ele tá prontinho e com todas as infos para começar o ano <3 <3 <3

  • Camila

    Adorei Melzinha!! Me inspirou muito a querer fazer um também. Quanto a sua meta de adesivos é uma grande verdade que guardamos porque temos dó de usar hahaha tenha um ótimo ano!! Amei seu vídeo e sempre pode contar comigo como fiel leitora do blog, canal, instagram.. 😊 sempre torcerei pelo seu sucesso, você é uma pessoa maravilhosa!!!!!

  • Nessa Alcântara

    Ameiiiiiiiiiiiiiii 😍,tudo muito caprichado e lindo

  • Bruna

    Mel, como sempre teus posts são uma inspiração! Teu BUJO tá ficando lindo demais! Entendo esse apego com adesivos, também passo por isso mas estou tentando melhorar, ontem pela primeira ve usei um da cartela de unicórnios que trouxe das férias no uruguai. kkk Muito legal essa ideia de focar em um insta com esse tema, eu adoro, sigo vários igs pra me inspirar e com certeza já estou seguindo o teu! Feliz ano novo (atrasado rs) tudo de bom!!!

  • thaís ribeiro

    amei o post mel! e o vídeo está incrivelmente lindo (e útil)! eu acho que você tá evoluindo tanto sabe… e buscando por isso mesmo. desde que começou com o canal “teawithmel” e tudo que envolve isso ou até mesmo em coisas pequenas como você disse aqui de usar mais adesivos ou cores alegres de verão. me inspiro muito em ti, não só pelo trabalho mas como pessoa, de verdade :)

    beijinhos

  • Fêh Zenatto

    Ficou maravilhoso teu bujo, Mel! Super cuidadoso, delicado mas cheio de detalhes e informações legais!
    Acho incrível esse formato!

    Beijos.
    BLOG COISA E TAL

  • Larissa Zorzenone

    Oi Melzinha
    Antes de mais nada, feliz 2019. Que esse ano seja o melhor da sua vida.
    Sobre o seu bujo, que coisa mais linda. Eu estou meio largada com meu bujo desde outubro. Vim pra casa dos meus pais pra ficar uns dias e deu que já tem quase 3 meses que estou aqui hehe. Nem trouxe o caderno que eu vou usar esse ano. Quando voltar pra casa, tenho que organizar tudo. Provavelmente, só vou conseguir fazer tudo direitinho em fevereiro, mas espero que não.
    Eu era do tipo que não gastava adesivo algum de forma alguma, hoje em dia, eu amo encher meus cadernos de adesivos bonitinhos. Tenho vários, mas a diferença é que agora eu uso eles hehe.
    Um beijo do tamanho do Brasil

    Vidas em Preto e Branco

  • Garota de Personalidades

    O seu Bullet Journal está lindo demais, Mel! Eu estou tentando usar um caderno para anotar algumas coisas do mês (como leituras, coisas que eu assistir), metas do ano. É algo bem simples, mas tenho tentado me inspirar a fazer de forma que me deixe motivada.
    As fotos ficaram incríveis!
    Abraços <3

Deixe seu comentário

Instagram

  • Eu tô 😍 por essas edições de #Dracula que a @darksidebooks lançou. Minha queridinha é a first edition (amarela) e a de vocês? Falando em Drácula, já assistiram o vídeo que liberei hoje cedo no canal? O link tá na bio 🖤 eu a @pronomeint vamos fazer uma leitura conjunta dele e adoraríamos que vocês se juntassem nesse projeto com a gente 🧛‍♂️📖🖤 #lendoDracula
  • Qual o seu cantinho preferido no seu quarto? Onde você se sente mais inspirado? 😌 eu tento fazer com que cada cantinho me inspire de alguma forma com coisas que me inspiram e me fazem feliz ✨ ontem eu coloquei essa aquarela linda que a @thebluemornings fez inspirada na foto que postei de quando vi neve pela primeira vez ❄️ Cazi, obrigada de novo pelo presente lindo! Amei 🖤
  • Olha que amor o bordado da @fleurbroderie 😍 a responsável por essa lindeza (e muitas outras) é a @thebluemornings ✨esse aí tem a carinha de uma das minhas estações favoritas e, falando nela, já estou contando os dias pra ele chegar por aqui: 64 dias proo outono 🍂 • ah, aproveitem que a @fleurbroderie está com vários modelos lindos pra pronta entrega ✨ quem aí acha que o verão já deu e quem tá querendo que ele dure mais?
  • Qual foi a última música que vocês ouviram? A minha foi ~ Before I Forget (Slipknot) ~ ✨
  • O que vocês acham de desafios de leitura? 🤓 Hoje minhas amigas maravilhosas e inspiradoras conhecidas como @asdesqualificadas lançaram um desafio literário para nos incentivar a ler mais mulheres 🖤 fiquei tão feliz e empolgada que resolvi compartilhar uma das minhas leituras do momento com vocês: Vox, uma distopia assustadora escrita pela Christina Dalcher 🖤 a empolgação foi tanta que até escrevi um post no blog sobre o #desafiodesqualificadas 😌 ah, lá no @teawithjournal compartilhei outro livro que tem me feito companhia nesses últimos dias (não faz parte do desafio, mas passa lá pra pegar mais uma dica de livro 🖤) ✨
  • A @andreadrops postou umas fotos lindas com raminhos de eucalipto e eu fiquei tão inspirada que fui correndo comprar raminhos também 🖤✨ • vocês gostam mais de ramos de folhas 🌿 ou de flores 🌸? Ou dos dois 💐? 😌

instagram