LIVROS

PÅSKEKRIM: LIVROS PARA LER NESSA PÁSCOA

Ontem, logo após finalizar a leitura de um thriller (A Paciente Silenciosa), fui apresentada à uma tradição norueguesa: o Påskekrim. Até então nunca tinha ouvido falar nisso e, se a Stefie não tivesse feito uma publicação no seu instagram explicando o que era e o que ela planejava ler nessa época, provavelmente continuaria por mais um bom tempo sem saber da existência dessa tradição.

Påskekrim significa Easter crime (crime de Páscoa) e é o nome dado a tradição de ler “livros de crime” na Páscoa. Pesquisei um pouco sobre como tudo isso começou e encontrei esse post em um blog que explicou como – possivelmente – tudo isso começou. Em 1923, dois escritores noruegueses escreveram um livro chamado “The Bergen train was robbed in the night” (tradução livre: o trem Bergen foi roubado durante à noite) e aproveitaram que a Páscoa iria cair no dia primeiro de abril para fazer uma brincadeira e promover o lançamento do livro: fizeram um anúncio na primeira página do principal jornal da Noruega com o título do livro “O trem Bergen foi roubado durante à noite” como se fosse uma notícia e, é claro, isso acabou chamando a atenção de todos os leitores que realmente acreditaram que o trem havia sido roubado. Foi mais ou menos como aconteceu com o livro A guerra dos mundos quando foi narrado na rádio em 1938 e deixou vários ouvintes apavorados achando que nosso planeta estava sendo atacado. Uma estratégia muito esperta, mas muito perigosa também.

Fiquei tão curiosa e interessada por essa tradição que procurei alguma edição desse livro em inglês, mas até agora não encontrei (se alguém achar me avisa?). De qualquer forma, pra entrar no clima e viver um pouquinho dessa tradição, resolvi indicar quatro livros que falam sobre crimes (ficção e reais) que li recentemente e adorei e também compartilhar o que pretendo ler nos próximos dias.

Lady Killers: assassinas em série é um livro de não ficção que nos apresenta, como o próprio título diz, a história de mulheres que cometeram assassinatos em série. Ontem liberei no canal um vlog de leitura desse livro, mas pretendo fazer uma resenha em vídeo e em texto em breve. É uma leitura muito incômoda e muito interessante que levanta um questionamento muito importante: porque quase não ouvimos falar sobre assassinas em série e porque não damos tanta atenção quanto aos assassinos.

A Darkside trouxe pro Brasil uma edição muito linda e cheia de conteúdo extra incluindo dicas de outros livros, filmes, documentários e até mesmo clipes musicais que abordam o tema. Uma leitura muito recomendada pra quem tem interesse na área de criminologia, psicologia e comportamento humano.

Um estudo em Charlotte é uma releitura jovem adulto contemporânea das aventuras de Holmes e Watson. Esse livro é protagonizado pelos tataranetos da dupla de detetive mais famosa (ou uma das mais famosas) do mundo e a história se passa no colégio que ambos estudam nos Estados Unidos. Pouco tempo depois de Charlotte Holmes e James Watson se encontrarem pela primeira vez, um aluno é encontrado morto no dormitório e, como ambos tinham desavenças com esse garoto, eles se tornam os principais suspeitos do crime. Eu publiquei um vídeo resenha desse livro há algumas semanas lá no canal (e compartilhei um pouquinho da minha vontade de ser detetive).

A paciente silenciosa é um livro que devorei há exatamente um dia. Ele ainda não foi lançado aqui no Brasil – o lançamento está previsto para maio desse ano e já está em pré-venda -, mas tive a sorte de receber uma cópia antecipada da editora Record e acabei pegando pra ler esse final de semana. Fui surpreendida com a história e fiquei bem feliz com a experiência.

Alicia Berenson é a principal suspeita do assassinato de seu marido, mas desde que foi encontrada em estado de choque na cena do crime, Alicia não falou nenhuma palavra (nem confirmando ser a culpada nem alegando sua inocência). Theo Faber é um psicoterapeuta forense que decide se aproximar e ajudar Alicia a voltar a falar.

A história é contada intercalando trechos do diário de Alicia com tentativa de aproximação de Theo Faber. Adorei esse formato de narrativa e acho que deu muito certo pra essa história. Vou falar mais sobre ele em um vídeo no canal, mas já adianto que recomendo, é óbvio!

Lady Killer é uma história em quadrinhos protagonizada por uma “mãe perfeita” (no melhor estilo de família de comercial de margarina) que trabalha secretamente como assassina de aluguel. Um dos detalhes que chamou minha atenção é que, ao contrário do que é “esperado” das mulheres que cometem assassinatos em série, a protagonista, Josie Schuller, não é nada cuidadosa em relação a deixar a cena do crime sem sangue. Ela não usa métodos como envenenamento. Ela parte pra cima mesmo com armas etc.

Uma notícia muito incrível: a Darkside já comprou os direitos desse quadrinho e logo logo irá anunciar o lançamento dele aqui no Brasil (sim, isso é praticamente uma notícia de primeira mão!)

E, por fim, Ted Bundy – um estranho ao meu lado é o livro que pretendo ler nos próximos dias nesse clima de Påskekrim. Mais um lançamento incrível e perturbador da Darkside Books que entrou pra minha estante. Ah, também pretendo assistir ao documentário disponível na Netflix sobre ele. Alguém aí já viu? O que achou? Muito assustador?

Espero que vocês tenham gostado do post e se animado para dar uma chance aos livros que indiquei por aqui.

Quais os planos de vocês pra Páscoa?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

26 Comentários + Comentários pelo Facebook
Post Anterior
abril 9, 2019
Próximo post
abril 9, 2019
  • Zezinha de Souza

    Muito interessante essa tradição, jamais imaginaria que houvesse algo desse tipo hahahaha impressiona ver como uma jogada de marketing pode influenciar e criar uma tradição, achei bem interessante comprovar isso num exemplo tão forte.
    Com sempre, você caprichou no post, tanto nas informações quanto nas fotos que estão exatamente no clima do assunto.
    Resumindo: adorei e sempre me orgulho do seu trabalho e do seu compromisso em enriquecer os temas que trata.
    Te amo!

    • Melina

      Pois é! Fiquei muito impressionada e empolgada com essa tradição hehe
      Eee, obrigada, mainha linda ♡ Feliz que gostou do post :*
      Te amo! ♡

  • Diego Bonadiman

    Adorei as sugestões. Alguns desses livros tão na minha wishlist há tempos e vou tentar pegar pra ler assim que der. Conheci Lady Killer há uns anos atrás porque sigo a artista que faz no tumblr e é uma das minhas hq’s favoritas dos últimos tempos. Li as edições em inglês e tô bem feliz que vai sair finalmente no Brasil porque essa história é demais.
    Beijo grande! ^_^

    • Melina

      Eu acho que hoje está rolando promoção do dia do livro então talvez seja uma boa oportunidade de comprar alguns hehe ♡
      Siiiim! Eu fiquei muito feliz quando fiquei sabendo que a Dark vai lançar *-* eles ainda não divulgaram, mas agora nós já sabemos hehe
      :*

  • Andi

    Poxa Mel, também não sabia dessa tradição, vou adotar! Faz tempinho que to enrolando pra ler “Um estudo em Charlotte”, agora tenho um bom incentivo haha! Amei o post, seu blog é incrível, e suas recomendações literárias sempre sempre são ótimas, obrigada mesmo.

    • Melina

      Torcendo muito pra você ler Um estudo em Charlotte ♡ eu já quero os outros livros da série e quero ler todos do Sherlock Holmes :D
      Muito obrigada pelo carinho e Feedback ♡ fiquei muito feliz! :*

  • Fernanda Palhari

    Dentre os títulos que você citou eu quero muito ler Um estudo em Charlotte 😊 Fiquei animada quando você falou sobre ele antes (não lembro se no insta ou no youtube). Eu ainda não consigo ler livros com muito suspense ou sobre crimes reais (muito menos sobre assassinos(as) em série), mas um dia espero conseguir!

    • Melina

      Aah feliz que se animou pra ler Um estudo em Charlotte ♡ eu amei esse livro (falei sobre ele no Youtube e no Insta) :)
      Esses livros sobre crimes reais são bem pesados mesmo :/ eu leio, mas fico bem incomodada!

  • Anne Rios

    Olha só que post interessante, um dos melhores que você fez esse ano [o Serendipity também é cultura, hehe]
    A já extinta série Cold Case abordou esse episódio da Guerra dos Mundos em um de seus episódios, onde a equipe precisou solucionar o assassinato da única pessoa que morreu por causa da bagunça que o evento causou ~ou não~.

    Dos livros que você indicou, fiquei BEM curiosa para ler A Paciente Silenciosa, vou torcer para ser lançado em ebook, [eu tenho quase 20 dinheiros de crédito por causa do Google Answers, então o livro iria sair bem baratinho pra mim], e me decepcionei com Lady Killer. Quando você mostrou no Instagram, eu não tinha reparado que é graphic novel e tava achando que era um livro tipo livro, sabe?

    Na primeira foto do post, fiquei com a impressão de que eram dois coelhinhos apaixonados se encontrando escondidos, que vivem separados por um terreno divido pelo arame farpado [a estampa da sua fronha me lembrou isso]. De onde eles são, você ganhou?

    ps bem que a Darkside podia colocar essa fitinha a venda no site deles… 😭😭😭
    #ficaadicaDarkside

    • Melina

      Feliz que gostou do post, chuchu ♡

      Eu acho que vai ser lançado em e-book, sim! As editoras estão cada vez mais valorizando esse formato (finalmente!) ♡
      O quadrinho Lady Killer é muito legal. Pena que você se decepcionou :x de qualquer forma tem o Lady Killers que não é quadrinho e que conta histórias reais :)

      Esses coelhinhos são da Camicado. Comprei pra mainha, mas peguei emprestado pra fazer as fotos desse post hehe ♡

      Sobre a fitinha, eu acho que tem como comprar ela no kit do Ted Bundy, mas não sei se ela é vendida separadamente.

      :*

  • Anne Rios

    Esqueci de perguntar, Mel. Para granular suas fotos assim você está usando o Lightroom ou aumentando o ISO da câmera?

  • Babi Bueno

    Oi Mel.Também não sabia sobre essa tradição . Fiquei curiosa para ler -lo também.
    Amei as indicações

    • Melina

      Feliz que gostou das indicações e que te apresentei essa tradição ♡

  • Camila Cunha

    Adorei conhecer essa tradição, e acho que vou aderir hehe!
    Amei as indicações também Mel, estou louca pra ler Lady Killers e achei bem legal a HQ e Um estado em Charlotte :)

    Mel queria te fazer um pedido faz um post ou vídeo mostrando como você edita suas fotos pra ficar com esses tons mais escuros, há alguns anos você fez um post assim e me ajudou demais, tem um tempo que tento editar minhas fotos para ficar assim e não tenho o resultado esperado, fico tão frustada e desanimada, amo como o verde fica mais escuro e o laranja também nas suas fotos, se puder ajudar vou ficar muito feliz e grata ♥

    :*

    • Melina

      Feliz que gostou da tradição e das indicações ♡

      Adorei a sugestão de post. Vou tentar analisar qual o meu processo de fazer fotos assim pra tentar explicar. Eu confesso que nunca tinha parado pra pensar nisso hehe :)

      Obrigada pelo comentário e por estar sempre por aqui ♡

  • Larissa Zorzenone

    Oi Mel
    Eu gosto bastante de livros sobre crimes, com detetives e esse lance todo. Me interesse imuito por Lady Killer. Parece muito interessante e mostra um lado novo dos serial killers.

    Vidas em Preto e Branco

    • Melina

      Feliz que se interessou por Lady Killer. Você quer ler o quadrinho e/ou o de não ficção? :)
      :*

  • Fêh Zenatto

    Mel, que saudade de posts assim! Que delícia!
    Amo muito essas indicações aleatórias de livros, ainda mais de suspense que amo demais!
    Post incrível, fotos lindas, sugestões ótimas e conteúdo topíssimo hehe!

    Beijos.
    BLOG COISA E TAL

    • Melina

      Eu também estava com saudade de post assim ♡ Feliz que gostou :D
      Obrigada pelo feedback e pelo carinho :*

  • Júlia Viana

    Oi Mel! Tudo bem? Falando em livros que abordam o tema assassinato e assassino, li um livro esse ano do Jô Soares, chamado O Xângo de Backer Street. MUITO BOM E MUITO INESPERADO. Caramba, como que eu estava com espectativas muito aixas para esse livro, mas ele me surpreendeu, tá? Recomendo muito. Claro que a linguagem me incomodou um pouco e as cenas bem explícitas na hora do crime. E lembrei também porque acontece no Rio de Janeiro em mil oitocentos e bolinha. E o detetive que tenta descorir o asassinato é o próprio Sherlok Holmes e seu amigo médico Dr. Watson. Muito muito bom. É uma leitura flúida, dá para ler em um dia. Amei o post com ideias de livros para ler nessa páscoa. Feliz Páscoa para você e toda a sua família, Mel!
    Beijo e queijo,
    Juh..

    • Melina

      Oi, chuchu ♡
      Muito obrigada pela dica de livro e por compartilhar suas impressões de leitura. Fiquei interessada :)
      Espero que sua Páscoa tenha sido ótima ♡
      :* e obrigada pelo carinho! Sempre fico feliz em ver comentários seus por aqui :)

  • Gaby

    Aaaaa Quero muito Lady Killers e Um estudo em Charlotte!

  • Aline Amorim

    Eu assisti o documentário do Ted Bundy e fiquei meio chocada com tamanha psicopatia. Como pode alguém ser tão frio?
    Mas gostei do jeito do documentário, não foi cansativo e fiquei querendo saber mais a cada minuto.
    Beijos

    • Melina

      Eu ainda não assisti, mas já conheço um pouco da história dele então já sou “chocada” com esse caso hehe :/
      Obrigada por ter compartilhado sua experiência ♡
      :*

Deixe seu comentário

Instagram

  • qual foi o último livro/última série que você não conseguia parar de ler/ver até terminar?
Esse aí da foto (A Paciente Silenciosa) foi um livro que me prendeu muito e eu fiquei tão empolgada que tive dificuldade de falar sobre ele no vídeo 🤣 aliás, quem viu o vídeo?
  • Apaixonada por essa edição linda que a @antofagica lançou do clássico A Metamorfose 😍. A tradução é direta do alemão, as ilustrações são incríveis, a capa é dura e o tamanho é perfeito pra levar em qualquer lugar. Parabéns, @antofagica ♡ primeiro de muitos clássicos! Ah, arrasta pro lado pra ver a versão “Quando Gregor Samsa certa manhã, despertou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um cachorro adorável” 🤣 • publicidade 🍀
  • Eu tô meio ausente por aqui, mas tenho registrado alguns momentos do meu dia e compartilhado lá no meu canal (inclusive teve vlog novo hoje e eu tô amando ler/responder os comentários de vocês lá ♡). Me conta três coisas que deixaram você feliz hoje? As minhas foram 1. Friozinho em Curitiba; 2. Estudei Psicologia e 3. Facetime com o @hasegawaphoto ♡
  • acabei de liberar um vlog lá no canal (link na bio) com registros de três dias dessa última semana ♡ espero que vocês gostem! Como está sendo o domingo de vocês? O meu está bem amorzinho. Acabei de assistir A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata com mainha e com meu irmão. Amei e chorei. Quem já viu? E quem já leu?
  • hoje foi tão corrido que cogitei não atualizar o blog, mas felizmente consegui fazer as fotos do 6 on 6 e o post está no ar 😌 como foi o dia de vocês? Já assistiram o document your life lá no canal? ♡
  • como está sendo o domingo de vocês? O meu está sendo com muito trabalho, mas ótimo 😌 hoje liberei um vídeo novo no canal. Um vlog estilo document your life + asmr (sem voz, apenas sons do meu dia). Quem já viu? 😌 (o link está na bio) • Postei duas fotos muito parecidas pra mostrar pra vocês como dois registros da mesma cena com dois equipamentos diferentes e editadas da mesma forma. A primeira foto foi feita com o iPhone (8plus) e a segunda com a minha câmera (canon 80D). Qual vocês gostaram mais?

instagram