No começo de junho fiz, pela primeira vez, muffin de earl grey e desde então estava me organizando para fotografar e compartilhar essa receita deliciosa com vocês aqui no blog. É super fácil e rápido de fazer.

               INGREDIENTES

  • 150 ml de leite de earl grey
  • 100 g de açúcar mascavo
  • 40 ml de óleo vegetal (uso o de milho)
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher e 1/2 de chá de essência de baunilha
  • 1 colher e 1/2 de chá de fermento em pó
  • 230 g de farinha de trigo

Leite de Earl Grey:

Coloque um pouco mais de 150 ml do leite de sua preferência em uma panela e esquente em fogo baixo junto com 3 colheres de chá de folhas de earl grey. Você pode comprar o chá à granel (o que  usei foi este aqui) ou, caso, você tenha os de saquinho, pode abri-los para que a mistura fique solta e o leite absorva melhor.

Desligue o forno antes de começar a ferver e deixe a infusão acontecer por uns 10/15 minutos mexendo de vez enquanto (quanto mais tempo você deixar, mais sabor de earl grey o leite vai pegar) depois é só escorrer o leite usando uma peneira (da pra usar com as folhas também, mas ainda não testei dessa forma).

Enquanto deixa o forno pré-aquecendo à 180ºC, com a ajuda de um fouet, misture bem o leite de earl grey com o açúcar (gosto de peneirar o açúcar mascavo para deixar a mistura mais macia), o ovo, o óleo e a essência de baunilha.

Depois acrescente a farinha e o fermento e misture bem (não uso fouet nessa hora porque acho melhor de misturar com a colher de pau ou colher pão duro). Gosto de usar duas colheres (uma de sopa e uma de chá) para colocar a massa nas forminhas e não me preocupo em deixar toda certinha (na mesma altura) porque gosto tanto da aparência/textura quanto do gosto que fica quando assa dessa forma.

Na foto a esquerda, está a massa antes de ir pro forno e na foto a direita, como ficou depois de quase 8 minutos assando. Aqui em casa temos um forno elétrico e as coisas normalmente ficam prontas mais rápido então recomendo que vocês fiquem de olho e, na dúvida, espetem um palito de dente para ver se já assou por dentro. Essa receita rende mais ou menos 10/12 muffins do tamanho desse da foto abaixo.

Ele é perfeito pra comer no lanchinho da tarde acompanhado de um chá e um bom livro. Fica delicioso puro, mas dessa vez aproveitei pra experimentar com uma geléia de earl grey e achei que ficou bem bom também.

Espero que tenham gostado do post e que se animem para preparar e experimentar esse muffins deliciosos. Vou amar saber o que vocês acharam. Ah, um bônus dessa receita é o cheirinho delicioso que você sente tanto enquanto está preparando a massa quanto quando está assando. Eu amo earl grey!

p.s.: criei um cantinho chamado Cozy Rainy Days no Substack. Quem quiser me acompanhar por lá, vou amar :)

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Comente!

13 comentários em “muffin de earl grey”

  1. Eu imaginei o cheirinho e o gosto daqui. Não conhecia o earl grey, mas agora não só quero experimentar como fiquei com vontade de fazer a receita. Amei, mel! <3

    1. O Earl Grey é o meu chá favorito (ele e o Indian Chai) então estou aqui na torcida pra que você ame tanto o chá quanto o muffin *-*
      Feliz que se animou para experimentar ♡
      :*

  2. Nunca experimentei nada de Earl Grey, mas agora fiquei super curiosa no sabor *-*
    Os muffins parecem deliciosos, Mel, obrigada por partilhar a receita com a gente ♥
    Abraço afetuoso!

  3. Que post lindo e cozy, pin! Quero muito provar esse muffin de Earl Grey, já que tudo que vc faz é delicioso e sempre provo e aprovo. Depois ensina a fazer os minis donuts e , quem sabe?, todas as receitas de lanchinhos que vc faz, eu vou adorar aprender. Já estou craque em fazer 🧇 waffles, sua receita é prática, rápida e um sonhinho.
    Sonhando com a próxima visita de vocês aqui em Curitiba 🧡 estou sentindo que vou querer ser mimada com esses lanchinhos. Pense com muito carinho nessa possibilidade hahaha.
    Te amo infinito e além e além e além….. 🧡

  4. Mel, eu nunca tinha ouvido falar nesse chá, mas depois desse post preciso experimentar! O seu bolinho ficou simplesmente lindo e parece ser muito gostoso. Eu também sou super fã de um café da tarde com direito a cupcake e um bom livro.

  5. Amei! Também adoro Earl Grey, então fiquei com água na boca lendo essa receita :p. Pena que cozinhar/assar não é meu forte, vou ter que ficar passando vontade!
    Mel, mudando de assunto, te acompanho desde os meus 11/12 anos (hoje tenho 24), e tem sido uma delícia voltar aqui para te acompanhar pelo blog. Deletei meus aplicativos de redes sociais (com exceção do YouTube, mas não assisto os Shorts) há mais ou menos 2 meses, e por mais que não esteja sendo tão difícil de me acostumar quanto eu imaginei que seria, as vezes me dá um tédio e sobe uma vontade de fazer algo no celular. Pra combater isso, resolvi voltar a visitar blogs que eu acompanhava na adolescência. Me identifiquei muito com o seu post sobre se sentir perdida e desanimada na internet, mas fiquei feliz que isso de certa maneira te deu mais inspiração pra postar mais aqui no blog. Sinto que isso tem acontecido com muita gente; quem sabe mais pessoas voltarão a acompanhar blogs pra poder dar uma respirada? Pensei até em começar um, porém sem intenção de atingir uma audiência; acho que seria legal ter um cantinho pra registrar diversas partes da minha vida e personalidade, já que isso sempre foi a minha parte preferida das redes sociais. Mas dessa vez, sem ninguém ou algoritmo pra “tentar impressionar”.
    Como sempre, seu blog me fez sentir muita inspiração, felicidade, e nostalgia! Um beijo, mal posso esperar por mais posts!

  6. Mel, eu leio o seu blog desde os meu 13 anos e hoje 31. Estava há um bom tempo sem vir aqui e hoje precisava de um respiro, fiquei feliz que lembrei do seu blog e foi a melhor decisão que tomei. Vir aqui é sempre um respiro, uma paz e uma serenidade. Eu sempre saio inspirada depois de vir aqui. Te admiro muito. Um beijo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima