Você já ouviu falar em cozy mystery? Acho que a primeira vez que ouvi esse termo foi em 2020 e, desde então, fiquei muito empolgada para ler – e assistir – histórias que se enquadravam nesse subgênero.

A tradução literal seria “mistério aconchegante”, mas também gosto de chamar de “mistério de boinha” (tradução que surgiu junto com o grupinho do catarse). São histórias de mistério, muitas vezes envolvendo assassinato, mas sem aquela tensão e violência gráfica que normalmente encontramos em thrillers. Acho que um bom exemplo de cozy mysteries são os livros da Agatha Christie com casos resolvidos pela adorável (e fofoqueira) Miss Marple.

Algumas características que encontramos nos cozies:

• detetive amador

• cidade pequena/comunidade em que todo mundo se conhece (e conhece a vítima)

• os criminosos normalmente não são psicopatas/serial killer e, quando descobertos, acabam sendo presos sem uso de violência

• os crimes não são descritos de forma detalhada para não gerar desconforto no leitor

• o leitor investiga o mistério junto com o detetive e tem uma experiência tranquila durante a leitura

Essas são apenas algumas das características e nenhum livro precisa ter todas elas (e as que não citei aqui) para ser considerado um cozy mystery. Pra mim, por exemplo, a única característica que é obrigatória é ser uma leitura de mistério que me traga conforto/aconchego enquanto leio.

Hoje em dia, além de existir cada vez mais publicações que se encaixam nesse subgênero, existem cada vez mais “grupos” dentro dele. Por exemplo: cozy mystery paranormal, cozy mystery com foco em comida, cozy mystery com personagens idosos, cozy mystery com animais investigando…enfim, para a alegria de fãs desse tipo de mistério não faltam opções.

Como você pode ver nas fotos acima, tem até cozy mystery inspirado nas obras da Jane Austen! Esse aí é o Pride, Prejudice and Peril, primeiro volume da série Jane Austen Tea Society Mystery. Ainda não foi lançado no Brasil, mas estou torcendo muito pra alguma editora trazer ele logo para podermos ler juntos.

cozy mystery book club

Já faz um tempinho que tive a ideia de criar um clube do livro focado em cozy mysteries, mas até pouco tempo estava na dúvida de qual seria o melhor formato para lançar ele: blog? youtube? catarse? twitch? outro lugar?

Fiquei adiando o lançamento, pedi a opinião de pessoas queridas, pensei e repensei nos possíveis formatos e acabei decidindo que, pelo menos nesse momento, o formato que me sinto mais confortável para lançar esse clube é aqui no blog. Tô muito feliz com essa decisão porque, além de ser um formato que gosto muito de produzir, acredito que é um projeto que pode ajudar a dar mais visibilidade aqui pra esse cantinho.

O meu objetivo com esse clube é fazer com que mais pessoas conheçam e leiam cozy mysteries. A ideia é todo mês escolher um cozy mystery para ler e resenhar aqui no blog onde conversaremos sobre a leitura nos comentários. O livro escolhido será divulgado nas minhas redes sociais e, claro, para o clube escolherei somente títulos que já foram publicados em português.

Antes de anunciar qual será a nossa primeira leitura, quero aproveitar para apresentar para vocês os mascotes do Cozy Mystery Book ClubTimóteo e Abeegail (se pronuncia “Abigail”). Essas duas fofuras foram feitas pela Luiza Nobre, uma artista que sempre consegue transformar em realidade as artes que imagino.

A primeira leitura do nosso clube será Finlay Donovan: uma escritora de matar (Elle Cosimano).

Quem aí vai participar? Quem já conhecia esse subgênero?

p.s.: já criei uma categoria de cozy mystery aqui no blog então aguardem mais conteúdos com dicas por aqui.

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Comente!

34 comentários em “cozy mystery book club”

  1. Primeira vez que ouço falar desse gênero é aqui, Melzinha! Amei tudo sobre ele! Eu era fãzoca de Sherlock Holmes na adolescência, será que se enquadra? Eu sempre senti conforto na saga! Quero muito participar do clube, amei a ideia e quero explorar mais esse gênero com a sua ajuda. Obrigada por criar esse clube! Ansiosa pra ler suas opiniões sobre o título escolhido. 😍

    1. Lominha ♡ que alegria ver você aqui e saber que você gostou da ideia do clube *-*
      Cozy Mystery virou meu gênero conforto e tô muito feliz de ter criado um espaço só pra ele aqui no blog :)
      Eu super considero Sherlock Holmes cozy mystery. Inclusive quero muito ler todas as histórias dele (depois vou te mandar uma foto da coleção que comprei no sebo). Você recomenda ler na ordem? ou tanto faz?
      Torcendo pra você ler “Finlay Donovan” comigo também (:
      :*

    1. Muito obrigada, Mari! Eu tô muito feliz de finalmente ter lançado esse clube ♡ e mais feliz ainda em já estar recebendo esse apoio :*

  2. Acho que esse é um ótimo momento pra eu começar a ler Agatha Christie! Adoreeei a ideia do Clube, Mel! 😍
    E já fiquei apaixonada pelo Timóteo e a Abeegail desde o nascimento kkkkkk muito fofooos!

    1. Giiiii ♡
      Feliz que você gostou do cliube! Obrigada por todo apoio que você deu desde a primeira vez que falei que queria lançar ele ♡
      Também acho que esse é um ótimo momento pra você começar a ler Agatha Christie. E super recomendo começar pelo Assassinato de Roger Ackroyd que foi o primeiro que li esse ano e amei hehe
      :*

  3. O clubinho mais perfeito do universo tá vindo aí <3 Feliz com a sua escolha de como proceder com o clubinho, Melzinha! Espero que dê muito certo e que muitas e muitas pessoas entrem nessa jornada com a gente, vai ser incrível, com toda certeza, ainda mais por poder compartilhar tudo isso com você <3 Sempre uma honra entrar de cabeça nos seus projetos e esse não podia ser diferente! Ansiosa pelas suas escolhas de livrinhos e que mais pessoas se apaixonem por esse sub gênero incrível que é o cozy mystery. Feliz por ter descoberto ele por você e ter lido tantos títulos incríveis desde então! <3

    1. Cami querida ♡
      Fico tão feliz e tão grata por todo esse apoio que você me dá. Muito muito obrigada ♡
      Muito feliz em ter você nesse clubinho comigo. Vai ser incrível resolver esses mistérios :)
      :*
      ps: tava aqui pensando…você bem que podia ter um blog também, né? gosto tanto dos conteúdos que você produz no insta. Ia ser tudo ter um cantinho pra eles na blogosfera (:

  4. Eu AMEIIIIII a iniciativa de não só ser um clube do livro de cozy mystery, mas ser AQUI NO BLOG!!! Sempre amei o gênero, mas descobri que era um gênero em si contigo, e também sempre pego recomendações nos seus vídeos.

    Já estou providenciando o livro do clube pra ler, e planejando uma mini maratona pessoal para as férias, com os livros da Arqueiro da Maisie Dobbs :)

    1. Aaaaa *-*
      Eu tô muito feliz de ter decidido que esse clubinho seria um projeto aqui do blog ♡ e saber que você e mais pessoas gostaram da ideia me deixa ainda mais feliz :D
      Yay! Espero trocar muitas recomendações de cozy mysteries com você!
      :* e boa leitura para nós
      ps: quero ler todos os livros da coleção de mistérios da Arqueiro também *-*

  5. eu ameii!! lembro quando você falou quais seriam as opções da primeira leitura e eu fiquei muito empolgada com Finlay Donovan! Já tomei participar do clubinho! ♡ ♡ ♡

    1. Tô tão feliz de finalmente ter lançado o clube, Ni ♡ e esse livro tá perfeito pra ser o primeiro *-*
      Espero que você goste ♡ ♡ ♡
      :*

  6. Eu li apenas um livro da Agatha e realmente foi uma leitura bem tranquila, apesar da minha necessidade de anotar tudo pra poder descobrir o mistério hehehehehe… Achei muito legal o post e me deu vontade de ler outro livro da autora agora!!!

    1. Amo a estratégia de fazer anotações para investigar durante a leitura *-*
      Eeee espero que se anime para ler mais e mais cozy mysteries ♡

  7. Aaaah que demais, Melzinha! <3
    Eu amo demais esse tipo de livro, me sinto muito feliz lendo, AMEI a sua ideia de fazer esse clube. Nesse momento não vou conseguir ler junto, mas vou estar aqui sempre acompanhando e espero conseguir participar alguma vez :)

    1. Isa, que alegria te ver por aqui ♡
      Cozy mystery é bom demais, né? Eu tô muito feliz de finalmente ter trazido o clube aqui pro blog *-*
      Torcendo pra você conseguir participar das próximas leituras :*

  8. Fernanda Palhari

    Amo reimaginações e histórias inspiradas nas obras da Austen, vou procurar mais sobre essa série! A notícia do clube do livro aqui pelo blog veio como uma boa surpresa 😊 Eu bem raramente leio cozy mystery, então será uma forma de eu explorar títulos que provavelmente não leria tão cedo. Esse primeiro título escolhido, por exemplo, tem chamado minha atenção desde que saiu lá fora, mas nunca o coloquei lá pra cima na lista de leituras – até agora. Estou animada para as discussões! E os mascotes são fofíssimos 🥰

    1. Oi, Nanda ♡
      O segundo livro dessa série inspirada em Jane Austen já está em pré-venda e acho que vai sair em janeiro ou fevereiro do ano que vem :) (tô torcendo pra alguma editora publicar aqui também)
      Eu tô muito feliz de ter lançado o clube e em saber que você gostou dele ♡ torcendo pra você pegar Finlay Donovan pra ler :D
      :*
      ps: Abeegail e Timóteo são tudo *-*

      1. Fernanda Palhari

        Peguei sim! Terminei a história hoje e gostei muito :) No post de discussão falo mais hehe, eu vim comentar de novo nesse aqui pra fazer um pedido, se for possível: teria como os anúncios dos próximos livros serem feitos aqui no blog também, em vez de só nas redes sociais? Colocar o título do próximo livro ao final dos posts de resenha/discussão, por exemplo… será que daria certo?

  9. Ameiii *-*
    Eu sou apaixonada pelos livros da Agatha Christie e já estou ansiosa pra saber quais outros títulos você vai resenhar, Mel! 🔍🤎

    1. Eee muito feliz que gostou do clube ♡
      Eu tô amando conhecer mais da Agatha Christie e com certeza em algum momento vai ter resenha/indicação de livros dela por aqui :D
      :*

  10. Amei muito, Mel <3 amei que vai ser no blog, amei o grupinho! É uma das minhas temáticas favoritas e vou amar explorar mais esse subgênero. Ainda não tenho o livro, mas vou ver se consigo comprar pra participar. Você é incrível and cozy. Beijos!

  11. Muito muito feliz que gostou do clube, Liv ♡
    Vai ser tudo ler mais e conversar mais sobre cozy mystery *-*
    Se eu notar que o livro entrou em promo já vou avisar lá no grupinho :** e obrigada por tudo

  12. Estou muito feliz que o clube foi lançado, Mel! Feliz de ver você colocando esse projeto tão lindo e cheio de carinho no mundo. Com certeza vou participar! E amei a ideia de trazer isso pro blog <3

  13. Amanda Peddinghaus

    Adorei Mel! Apesar de já ter visto você falar sobre cozy mystery várias vezes, acho que ainda não li nenhum livro desse gênero. Fiquei mais empolgada ainda para começar e conhecer mais sobre agora com o clube!
    P.S.: adorei os mascotes!! <3

  14. Não sabia que tinha essa denominação. Mas eu adorei! Gosto muito dos livros da Agatha Christie, mas sempre procurava ler os do detetive Poirot. Agora vou dar mais atenção às aventuras da Miss Marple.

    Eu gosto muito de uma série de filmes (que é baseado em livros), chamado Aurora Teagarden. E tem exatamente essa vibe cozy. Super recomendo!

  15. Vou amar as recomendações mensais de Cozy Mystery por aqui! Fico feliz e muito empolgada que será no blog, eu gosto demais desse cantinho. Não conhecia a denominação desse estilo literário. Gosto dos livros da Agatha, acho que só li um com a Miss Marple; tenho saudade de ler mais das obras dela.
    Os mascotes ficaram muito fofos, que amor <3
    Animada para acompanhar as dicas!
    Abraços,
    Any
    Poetiza-te

  16. Adorei o subgênero! Nunca tinha ouvido falar mas já me sinto confortável com ele! Curo mistérios e não me sinto confortável com terror violento. Ter este estilo com aconchego no meio é maravilhoso! E realmente é o que a Agatha passa, aquele mistério “mais de boas”! Tudo de bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima