A minha ideia inicial era escrever um outro post antes desse, mas fiquei tão feliz com algumas fotos que tirei nesses últimos dias que resolvi inverter a ordem. Montamos nossa árvore de Natal e olhar pra esse cantinho da sala tem me deixado muito feliz e inspirada (tanto que tenho tirado fotos dele praticamente todos os dias).

Desde criança sempre gostei de criar tradições natalinas e hoje de manhã percebi que comecei uma em 2019. Desde novembro daquele ano, comecei a ler o livro Last Christmas e até hoje não terminei. Esse é um livro de não-ficção em que várias pessoas – famosas e não famosas – compartilharam lembranças e reflexões natalinas. Todos esses anos li pelo menos um ensaio (no total li 16 até agora) e esse ano decidi tentar ler um pouco desse livro todas as manhãs acompanhada de um chá (em uma caneca natalina) e de uma vela cheirosa.

Esse ratinho de suéter é o nosso novo enfeitinho de natal. Todo ano gosto de comprar (ou fazer, se possível) pelo menos um enfeite novo e esse enfeite tem que ter algum significado. Não precisa ser algo grandioso, mas não é para ser uma compra impulsiva só para manter a tradição, por exemplo. Quem me acompanha há mais tempo, provavelmente sabe que amo roedores. Adotei 4 ratazanas (Beethoven, Schroeder, Linus e Cupcake), 2 camundongos (Amélie e Sally) e ganhei um hamster (Bilbo). Desde criança sempre fui encantada por eles então, esse ratinho (que tudo indica ser um camundongo) se chama Ben e representa todos os roedores que ja passaram pela minha vida.

Achei que a nossa árvore ficou linda. Esse ano não teremos ”árvore grande” por aqui (em alguns anos cheguei a montar duas árvores de mais de 1,80 na sala ainda deixar várias outras espalhadas pelo meu quarto lá em Curitiba). Essa aí tem mais ou menos 50cm e fica em cima da mesinha de centro da sala. A maioria das minhas decorações natalinas não estão aqui, mas fiquei satisfeita com como conseguimos deixar esse cantinho. Vou tentar mostrar em outro posts detalhes de outros cantinhos que estão natalinos por aqui.

Ontem aproveitei que o tempo fechou e ficou com aquela iluminação perfeita que nos avisa que a chuva está se aproximando. 

Preparei uma deliciosa caneca de Earl Grey com leite, peguei uma lata de biscoitos amanteigados (amo muito essas latas!) e revi ElfEsse filme sempre me traz conforto e sempre me emociona (mesmo sabendo a história do começo ao fim, eu choro no final). 

Como ontem começou a chover e ventar enquanto assistia, fiquei bem nostálgica lembrando de quando revi esse filme em 2018 com o Beni lá no Canadá. Foi o mais perto que cheguei de passar o natal no frio e todas as lembranças que tenho daquele período ficam ainda mais especiais nessa época pra mim.

Como anda o clima natalino aí do outro lado da tela? O que vocês têm feito?

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Comente!

27 comentários em “detalhes e tradições natalinas”

  1. A casa de vocês está a cada dia mais linda e cozy, estou apaixonada por esse cantinho (na verdade pela casa inteira) e quero muito ver os outros cantinhos registrados por aqui. O gosto de vocês dois é impecável e sempre me encantou. 🥰
    Fiquei apaixonada pelo ratinho Ben no trenó, o pulôver de Natal dele é muito fofinho!🐭🎄
    Por aqui eu ainda não decorei a casa como gostaria mas logo vou finalizar, prometo!
    Parabéns pelo post e por todas essas fotos lindas que nos inspiram!
    Te amooooo infinito , de Janeiro a Janeiro e pra sempre vou te amar! 🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡🧡

    1. Mainha linda, queria muito poder me teletransportar agora mesmo para ir aí montar as árvores, assar cookies enquanto conversamos e ouvimos músicas natalinas ♡
      Obrigada por sempre ter me feito sentir o quanto o Natal é especial e da importância de criar memórias especiais ✨
      Já estou aguardando fotos da árvore, tá?
      Te amo infinito sempre e pra sempre :*

  2. que lindo, Mel!minha meta para o próximo ano é me mudar, decorar a casa e criar uma atmosfera e tradições natalinas (e para halloween também) :) por enquanto não consigo fazer isso, infelizmente.
    fique a vontade para nos próximos posts recomendar onde você compra essas charmosas decorações. se for online melhor ainda, porque não acho com facilidade na minha cidade no interior.
    essa é a primeira vez que comento aqui no blog. as suas postagens e os seus vlogs do youtube são os meus xodós! <3 abraços quentinhos!

    1. Oi, Poli ✨
      Fiquei feliz em saber que gostou do post. Muito obrigada por ter passado por aqui e por ter comentado :)
      Estou aqui na torcida para que 2024 venha com a sua tão desejada mudança e que muitas tradições comecem ♡ (também amo o Halloween)
      Sobre dicas de lugares para comprar coisinhas temáticas: em Curitiba tem uma loja temporária chamada Noel que é focada em Natal. Já comprei muitas coisas por lá (inclusive árvores de Natal mais diferentes e enfeitinhos mais rústicos). Já aqui em Brasília estou tendo muita dificuldade de encontrar coisinhas no estilo que gosto.
      Alguns dos enfeitinhos que apareceram nesse post foram feitos por esse artista: https://www.instagram.com/candellabrum/ (ele faz coisas lindas! sou muito fã).
      Outros foram comprados na Daiso e na Zara Home (ambas têm loja online também).
      Espero que as dicas tenham ajudado :)
      Muito obrigada pelo carinho com o meu conteúdo ✨

    1. Oi, Martha ✨
      Muito obrigada por ter passado por aqui e pelo comentário. Fiquei feliz em saber que gostou das fotos :)
      No momento infelizmente não estou conseguindo gravar vídeos para o Youtube, mas pretendo trazer um conteúdo natalino literário aqui pro blog e pro insta ♡

  3. Anna Carolina Costa

    Que post gostoso de ler! Eu amei sua decor, sem cozy <3 Por aqui, seguimos a tradição de ter praticamente uma filiar do polo norte pela casa, então tem papel noel por todo canto e parece que uma rena ta morando por aqui, perdida rs Amo essa época do ano e sempre fico muito empolgada. Hoje falta 1 mês para meu aniversário, então essa época sempre foi a minha predileta!

    1. Feliz que gostou do post ✨ tô amando poder decorar os cantinhos por aqui.
      Sua casa deve estar incrível heheh eu amo quando as pessoas também se empolgam com o Natal :)
      Nossa, se meu aniversário fosse nessa época eu também iria amar ainda mais hehe

  4. Mel, amei suas fotos! Te acompanho há mais de década e lembrei com nostalgia dos roedores. 🥹

    Por aqui infelizmente está um calor absurdo (um sonho anotado a ser realizado: um Natal com neve). Eu e mi espose (Bia) montamos nossa árvore e ela é pequena, mas super especial. Vou dizer o porquê:

    Ano passado, Bia foi fazer uma trilha e me enviou uma foto com muitos galhos de árvore no porta-malas do nosso carro, com a legenda: “tô levando nossa árvore pra casa!”.

    Elu coletou galhos (aparentemente) podres pelo caminho e eu duvidei que daria certo, mas lixamos, serramos, tratamos galho por galho encontrando uma ordem do maior para o menor – ficaram excelentes; cortamos uma madeira que achamos em círculo, compramos uma haste de ferro e rosqueamos os galhos. Por fim, pedimos pra uma empreendedora de manualidades da nossa cidade produzir os enfeites. Ela foi uma fofa e os enfeites ficaram uma graça!

    Esse é o segundo ano que montamos nossa árvore e eu a amo por saber que cada detalhe foi pensado e feito com muito carinho.

    Obrigada por esse post, Mel! Foi um carinho por aqui. 🤍

    1. Nossa, me emocionei com o seu comentário! Primeiro por saber que você me acompanha há tanto tempo (muito muito obrigada) e depois mais ainda por saber da história da árvore de vocês. Que especial ✨ (amei a ideia que elu teve)
      Fico imaginando como deve ter sido para vocês ver a árvore montada pela primeira vez e como a cada ano vocês terão uma nova memória especial :)
      Muito obrigada por ter compartilhado a história comigo e por ter passado por aqui :*

  5. Mel, amei o post! Sempre associo Halloween e Natal a você e ao seu conteúdo <3
    Por aqui, desde já, assistindo muitos filmes natalinos em família, o que já é uma tradição por aqui!
    Continue sempre aparecendo por aqui, o blog é um cantinho muito especial 🤍

  6. A decoração ficou linda, Mel, assim como o post como um todo!
    Sempre me lembro de você quando penso em alternativas para elaborar minha decoração de natal, porque suas decorações sempre me trazem o conforto que eu almejo pros meus natais <3
    Um beijo :*

  7. Ai que saudades de te ver aqui no blog
    Consegui uma pausa no cochilo da Cora pra colocar seu conteúdo em dia,
    Ai Mel.. sua decoração está tão fofaaaaa
    Esse ano acabou que não consegui me programar pro Natal.. meu presente chegou antecipado hahahaha.. mas amo tanto essa época
    Amei demais cada detalhe que compartilhou aqui

    Beijosss

  8. Você sempre deposita tanto afeto em cada detalhe, Mel! É impossível sair de um conteúdo teu sem ser tomado pela leveza!
    Sua decoração está linda! Quero muito poder ver mais detalhes no próximo post. Gostei do novo enfeite e do significado profundo.
    Que dezembro continue te proporcionando todo esse aconchego ♥
    Abraços para ti!

  9. Mel, te acompanho desde o inicio do YouTube (10 anos, produção?) e raramente escrevi comentários, mas hoje eu só queria dizer: obrigada. Obrigada por compartilhar o seu jeito romântico e único de olhar o mundo… e por sempre continuar sendo fiel a você mesma – isso é incrível ♡

    com carinho, Mari.

  10. Que amor esse cantinho, Mel! Nossa arvore aqui em casa também é pitica e deixamos ela num banquinho do lado do rack da TV :)
    Amei a chaleirinha e o cogumelo de feltro ♡ Fora o Ben no trenózinho *-*

  11. Será que tem esse livro em português? Me encantei por ele.
    e amei também o enfeite de ratinho – muuuuuuito fofo!
    Passando para agradecer por vc voltar ao meu blog em 2023.
    Depois de um longo hiato, retomei o meu cantinho como parte do meu tratamento para TAG e Depressão e foi muito bom poder contar com suas visitas e comentários.
    Espero continuarmos a nos falar em 2024.
    Que Deus seja presente no seu novo ano e que 2024 seja um ano de paz, saúde e conquistas para todos.

    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima