Já disse várias vezes o quanto o processo de montar listas de leitura é terapêutico e me faz bem. Com a proximidade do inverno, comecei novamente a olhar com atenção para as prateleiras e pilhas de livros espalhadas pelo meu quarto pensando em quais títulos gostaria de ler nos próximos meses. Não me limitei a uma quantidade específica de livros e, como sempre, não irei me obrigar a ler todos os livros selecionados durante esses três meses. Além disso, tenho certeza de que outros livros chamarão minha atenção e vão acabar se misturando entre minhas leituras (inclusive amo quando isso acontece).

o morro dos ventos uivantes (emily brontë)

O livro que deu início a lista é o clássico o morro dos ventos uivantes de Emily Brontë. Já estava com vontade de fazer essa releitura e guardei para iniciá-la justamente no dia 20 de junho. Pra minha alegria, iniciei essa leitura acompanhada de algumas pessoas do grupinho do catarse em uma noite fria e chuvosa. Acabou se transformando em uma leitura conjunta extra e conversaremos sobre ela no aniversário de Emily Brontë (30/07). Caso alguém tenha interesse em participar da leitura e do grupinho, é só clicar aqui.

o morro dos ventos uivantes wuthering heights

letters to milena (franz kafka)

Já folheei e li algumas cartas desse livro ao longo dos anos e, quando estava olhando para as prateleiras, lembrei que na primeira carta Kafka comentava que estava chovendo. Essa lembrança foi o suficiente para me fazer querer ler pelo menos algumas cartas. Dessa vez gostaria de tentar ler na ordem e não aleatoriamente. Não tenho a pretensão de ler tudo nesse inverno, mas acho que essas cartas serão uma boa companhia especialmente nos dias mais frios.

letters to milena / cartas a milena

orbital (samantha harvey)

Comprei esse livro em um dia frio do ano passado. Lembro que tinha ido comer rámen com o Beni, Carol e Tanaka. Depois fomos passear na livraria da Travessa e nem acreditei quando encontrei esse livro na prateleira. Já estava na minha wishlist praticamente desde que tinha lançado e era justamente na edição que queria (amei essa capa). Enquanto caminhava pela livraria com a Carol e encontrava muitos outros livros interessantes, apesar da vontade de comprar vários, já sabia que era Orbital o que não voltaria para as prateleiras da livraria.

orbital (inglês) orbital (português)

notas de um filho nativo (james baldwin)

Já faz um tempo que quero conhecer o trabalho do James Baldwin. Pensei em iniciar meu contato com O quarto de Giovanni, mas senti que um livro com ensaios seria melhor. Notas de um filho nativo é a sua primeira obra de não-ficção e é composta por ensaios escritos nas décadas de 1940 e 1950. Estou animada para finalmente ler James Baldwin e fico feliz que já temos muitas obras dele disponíveis em português.

notes of a native son / notas de um filho nativo

self-help (lorrie moore)

Self-help de Lorrie Moore é uma coletânea de contos que já está há um tempo parada na minha estante. Não sei bem o motivo, mas essa capa me fez pensar em um dia nublado e frio. Ainda não li nada da autora, mas sinto que conhecerei pelo menos um conto nas próximas semanas.

todas as cartas (clarice lispector)

Desde que finalmente li Clarice, não consigo imaginar fazer uma lista de livros e não incluir pelo menos um título dela. Olhando a lista agora, tenho a impressão de que o inverno é uma boa estação para ler cartas já que, além das cartas de Kafka a Milena, também selecionei todas as cartas de Clarice.

fantásticas - volume 1

Mais um livro com contos na lista, mas dessa vez contos da segunda metade do século XIX. Encontrei esse livro em um passeio pela livraria e não vou negar que só de sentir a textura da capa já não queria mais devolvê-lo na estante. Quando vi que se tratava de uma seleção de três contos fantásticos que envolviam mulheres e estátuas já fiquei interessada. E depois de ver que um dos contos foi escrito por uma brasileira (Maria Benedita Bormann) e outro tem uma vampira, simplesmente não pude devolver para a estante.

fantásticas volume 1 / fantásticas volume 2 / ambos estão disponíveis no kindle unlimited

memórias do subsolo (dostoieviski)

Dostoiévski é um autor que faz muitos anos que tenho interesse em ler, mas que só mais recentemente comecei a ter contato. Imagino que praticamente todas as suas obras combinam perfeitamente com o clima do inverno, mas resolvi selecionar Memórias do subsolo por ser que a já tinha aqui na estante além da que já li.

bluets (maggie nelson)

Comecei a ler Bluets em um dia aleatório no ano passado, mas não dei continuidade na leitura. Não por não estar gostando, mas por algum motivo decidi que queria ler Argonautas antes. No final das contas ainda não li nenhum dos dois, mas quem sabe isso mude nesse inverno.

sobre o cálculo do volume (solvej balle)

Desde que esse livro foi lançado no ano passado, fiquei curiosa para ler. Tanto o título quanto a capa me intrigaram. Esse é o primeiro de uma série composta por sete volumes, mas não sei se todos já foram publicados em seu idioma original. Sei que aqui no Brasil já temos o primeiro e o segundo volume e que preciso desesperadamente do segundo, pois já li o primeiro e amei. Inclusive ele me inspirou para criar um conteúdo que espero conseguir fazer em breve.

sobre o cálculo do volume 1 / sobre o cálculo do volume 2

amora (natalia borges polesso)

Amora de Natalia Borges Polesso é um livro composto por contos inspirados nas diferentes formas de amor entre mulheres. Se não me engano, o título Amora foi uma escolha da autora de “transformar” em feminina a palavra Amor e só por isso já amei o livro. Animada para passear por seus contos.

poesia completa (maya angelou)

Essa edição da Poesia Completa da Maya Angelou é outro livro que já li trechos aleatórios ao longo dos anos, mas que adoraria ler do começo ao fim nesse inverno. A única coisa que me “desanima” um pouco é que não é uma edição bilíngue, ou seja, só tem a versão traduzida em português. Gosto muito quando temos a opção de ler a tradução e o original em um mesmo livro.

se um viajante numa noite de inverno (italo calvino)

É claro que pelo menos um dos livros da lista tinha que ter alguma relação explícita com o inverno, né? Se um viajante numa noite de inverno é um livro que faz anos que quero ler, mas que sempre guardava pro inverno. Será que finalmente chegou o ano em que farei essa viagem?

se um viajante numa noite de inverno (capa dura) / se um viajante numa noite de inverno (capa comum)

a loja de cartas de seul (baek seung-yeon)

Desde o meu primeiro contato com livros de ficção de cura, fico atenta aos lançamentos porque sei que vou encontrar leituras ao mesmo tempo inspiradoras e leves. A loja de cartas de Seul está sendo lançado nesse inverno (para ser mais exata, no dia em que esse post está sendo publicado) e fiquei muito feliz quando a editora me mandou. Já iniciei a leitura e um detalhe que estou amando é que vamos acompanhar a protagonista em seu novo trabalho (em uma loja de cartas) durante as quatro estações do ano. Adivinha em qual estação estou nessa leitura?

leituras do catarse

Para “fechar” a lista, essas são as leituras conjunta de julho (caderno proibido) e de agosto (água viva) que farei com o pessoal do catarse. Uma leitura e uma releitura que estou empolgadíssima para fazer.

Queria ter conseguido publicar esse post no solstício de inverno, mas, apesar do atraso, estou feliz que finalmente está no ar. Espero que você tenha gostado e encontrado dicas preciosas de livros para ficar de olho e, quem sabe adicionar na sua lista de leituras para esse inverno. Adoraria saber se você já leu e/ou se interessou por algum desses títulos e também adoraria receber recomendações de leituras.

Muito obrigada por estar aqui!

Todos os links da Amazon presentes neste post são de afiliado, ou seja, ganho uma pequena comissão por qualquer compra feita por meio deles.

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima