Este post é uma versão estendida do texto 5 livros para o outono publicado no Cozy Rainy Days. Lá falei somente sobre os cinco livros que mais quero ler durante essa estação e aqui, além deles, vou incluir outros títulos que também adoraria que me fizessem companhia nos próximos meses.

Gosto de dizer que criar listas de leitura é um processo terapêutico para mim. Normalmente levo dias pensando, revisitando minhas prateleiras, criando novas pilhas de livros espalhadas pelos cômodos, encaixando livros nos espaços livres que encontro nas estantes, tirando outros…enfim, é realmente um processo que gosto de fazer com calma e que, por mais que sejam livros que senti e decidi que quero ler em um determinado período de tempo (nesse caso durante o outono), nunca me sinto frustrada se não conseguir ler todos antes de criar uma nova lista. Ah, outro detalhe é que também não me privo de adicionar outros títulos e/ou remover ao longo dos dias.
Dito isso, gostaria de compartilhar os livros que mais estou com vontade de ler durante os próximos meses.
não me abandone jamais (kazuo ishiguro)

Ganhei esse livro de presente em 2014 da Jen Campbell. Se não me engano, na época ela comentou que esse era um dos seus livros favoritos e que ela achava que eu ia gostar também. Já faz mais de dez anos que ele está comigo e, ao longo desse tempo, suas páginas ficaram amareladas e cheias de manchas. Tirei ele da prateleira, li o primeiro parágrafo e senti que chegou a hora de deixar minhas próprias marcas nele.
Não me abandone jamais (never let me go) é um livro muito famoso e que, apesar de já ter sido adaptado para o cinema, eu ainda não sei dizer do que se trata. Estou muito animada para descobrir


como ser as duas coisas (ali smith)

Esse livro também já está comigo há mais de uma década. Comprei em 2014 e, enquanto folheava, encontrei o recibo da livraria (foi um momento nostálgico e que me fez viajar em pensamento um pouquinho). Provavelmente esse papelzinho que já está quase apagado será o meu marcador de páginas durante essa leitura. Ao contrário de Não me abandone jamais, eu cheguei a iniciar a leitura desse livro alguma vez ao longo desses anos, porém não fui muito pra frente.
Como ser as duas coisas (how to be both) é divido em duas partes e cada uma delas se passa em um período diferente: uma é protagonizada por um pintor renascentista em 1460 e a outra por uma neta em 1960. E um detalhe que me encanta e intriga é que algumas edições iniciam com a história da neta e outras com a história do pintor. Esse meu inicia com a do pintor.
amada (toni morrison)

Já fazia alguns anos que queria conhecer as obras da Toni Morrison. Estava na dúvida sobre qual escolher para ser o meu primeiro contato e, nesse primeiro trimestre, acabei lendo O olho mais azul (the bluest eye), seu primeiro romance. Fiquei fascinada e impactada com sua escrita. Foi uma leitura tão fluida e ao mesmo tempo tão dolorosa que é impossível não sentir o impacto de suas palavras. Quero muito conhecer suas outras obras e a próxima da minha lista é Amada (beloved), uma obra que ouvi dizer que é um pouco mais desafiadora.
as filhas de safo (selby wynn schwartz)

As filhas de Safo apareceu para mim algum dia no ano passado quando ainda estava em pré-venda e, desde então, fiquei de olho esperando seu lançamento. O título e a capa chamaram minha atenção e foram o suficiente para despertar meu interesse, mas quando vi que sua escrita remete ao estilo de Anne Carson (escritora que entrou em minha vida no outono passado), senti que não podia esperar muito mais para ter um exemplar comigo. Já li o prólogo e, em poucos parágrafos, fiquei fascinada. Só não continuei a leitura no mesmo momento porque estou pensando se compro um exemplar de Fragmentos Completos de Safo para ler antes ou concomitantemente.
a vida secreta das emoções (ilaria gaspari)

A vida secreta das emoções é uma obra de não ficção que chegou na minha estante no final de 2022. Apesar de ter vontade de ler esse livro há um bom tempo, foi depois de uma conversa com minha amiga Carol que resolvi incluí-lo para ser uma das minhas possíveis leituras desse outono. Sempre fui uma pessoa muito emotiva e sensível então esse é um assunto que me atrai. Será meu primeiro contato com Ilaria Gaspari e sinto que vou amar.
poems 1968 - 2020 (nikki giovanni)

Esse livro é composto por 15 livros que abarcam as obras da poetisa e ativista Nikki Giovanni em ordem cronológica durante os anos 1968 até 2020. Até o momento em que esse post está sendo escrito, já li os dois primeiros volumes: Black Feeling Black Talk (1968) e Black Judgement (1968), duas obras que se complementam muito, e li alguns poemas “soltos” abrindo em páginas aleatórias. Por ser uma coletânea que abrange sete décadas de sua vida, vai ser uma experiência incrível acompanhar sua trajetória e amadurecimento. Posso adiantar que Nikki já escrevia de forma poderosa e impactante em sua juventude, e que mal posso esperar para ler mais de suas palavras.
No Brasil é possível encontrar algumas de suas obras traduzidas em: Um bom choro e Você lembrará seus nomes.
o amante (marguerite duras)

Marguerite Duras é uma autora já estava no meu radar há um tempo. Quando estava passeando por meus livros, resolvi ler a primeira página de O amante e depois desse primeiro contato não tinha como simplesmente devolver o livro para a prateleira. Essa é uma obra relativamente curta (nessa edição ele vai da página 5 até 84) então vou tentar me organizar para fazer essa leitura em breve.
the second body (daisy hildyard)

The Second Body (o segundo corpo) é um livro de não ficção que comecei a ler há algumas semanas e que pretendo dar continuidade nos próximos meses. Está sendo uma leitura bem interessante e reflexiva sobre o impacto que nossos corpos têm no mundo. Infelizmente ainda não foi publicado aqui no Brasil, mas assim que finalizar, pretendo fazer uma resenha aqui no blog.
cartas de amor / orlando (virginia woolf & vita sackville-west)

Cartas de amor coincidentemente começou a me fazer companhia no dia 14 de fevereiro desse ano (Valentine’s Day) enquanto eu e o Beni passamos a tarde trabalhando em um café para fugir do calor que estava fazendo. Poder acompanhar por meio de cartas e entradas de diário a história de amor entre Virginia Woolf e Vita Sackeville-West aumentou a minha vontade de finalmente ler Orlando.
a legião estrangeira (clarice lispector)

Ano passado comecei um projeto pessoal de ler todas as obras de Clarice Lispector. Essa edição maravilhosa é composta por todos os seus contos e é dividida em oito volumes. Seguindo a ordem cronológica, nesse outono pretendo iniciar a leitura de A legião estrangeira. Estive com Clarice durante a leitura conjunta de fevereiro do catarse (lemos A hora da estrela) e já estou com saudade.
remarkable trees (christina harrison & tony kirkham)

Eu amo livros que falam sobre a natureza e amo ainda mais quando o livro inclui ilustrações (ou fotos). Remarkable Trees está me fazendo companhia desde o início do ano, mas confesso que dei uma pausa na leitura para guardá-la para dias mais outonais. Animada para retomar, me encantar com as ilustrações e aprender mais sobre as árvores.
rebecca (daphne du maurier)

A próxima leitura conjunta do catarse será Rebecca da Daphne Du Maurier. Li esse livro pela primeira vez em 2023 e enquanto lia já sabia que iria reler em um futuro não muito distante. Estou muito feliz de poder fazer essa releitura na companhia do grupinho e na minha estação favorita.
devotions (mary oliver)

Mary Oliver é uma poeta com uma forte conexão com a natureza (ela faleceu em 2019, mas gosto de falar como se ela estivesse viva, pois pra mim é como se ela ainda vivesse em suas palavras). Meu primeiro contato com ela foi por meio de seus ensaios no ano passado e desde então, apesar de já ter lido aleatoriamente alguns de seus poemas, estava guardando Devotions para ser uma das minhas companhias neste outono.
stories of trees, woods and the forest

E pra fechar essa lista, gostaria de ler algumas das histórias dessa antologia composta por contos clássicos e contemporâneos inspirados por árvores. Não são contos que se passam necessariamente no outono, mas acho que vai ser interessante tentar encontrar contos outonais, conhecer novos escritores e também outras histórias de escritores que já conheço (como Jane Austen, Daphne Du Maurier, Angela Carter e Tove Jansson).
Como disse no começo desse post, eu simplesmente amo criar listas de leitura e falar sobre livros. Espero que você tenha gostado e encontrado dicas preciosas de livros para ficar de olho e, quem sabe adicionar na sua lista de leituras para esse outono. Adoraria saber se você já leu e/ou se interessou por algum desses títulos e também adoraria receber recomendações de leituras.
Muito obrigada por estar aqui!
Todos os links da Amazon presentes neste post são de afiliado, ou seja, ganho uma pequena comissão por qualquer compra feita por meio deles.
Caso você tenha interesse em me apoiar financeiramente e ter um contato mais próximo, por favor dê uma olhada no projeto do catarse. É uma plataforma de apoio mensal em que ofereço alguns benefícios como agradecimento.
E caso você não possa apoiar financeiramente, mas queira ajuda, pode comentar e compartilhar meu conteúdo com outras pessoas que você acha que possa gostar. Todo tipo de apoio é bem vindo e sou muito grata :)