Já faz alguns anos que, quando chega novembro/dezembro, inicio um “ritual terapêutico” em que dedico um bom tempo dos meus dias para olhar meus livros e selecionar mais ou menos 12 títulos que gostaria de ler ao longo do ano seguinte. Montar essas listas de leitura sempre me deixava animada e, apesar de dedicar um bom tempo nesse processo, nunca me cobrei nem me senti pressionada para realmente ler os livros selecionados. Sempre me senti a vontade para adicionar outras leituras no meio do caminho.

Pela primeira vez não consegui fazer essa seleção. Talvez seja porque meus livros estão separados em duas cidades (então não consigo visualizar eles da mesma forma que fiz nos anos anteriores) ou por algum outro motivo que desconheço no momento. Só sei que, mesmo passando um tempo considerável pensando nessa lista, me senti meio bloqueada. Até consegui separar alguns poucos títulos, mas senti que algo estava diferente.

Por conta disso, resolvi que era hora de mudar e adaptar esse meu “ritual”. Ao invés de selecionar 12 livros, peguei um caderno e comecei a escrever algumas coisas que gostaria de fazer com as minhas leituras em 2024 e é essa lista que resolvi compartilhar nesse post.

metas literárias

  • ler um livro que está há 3 anos ou mais esperando para ser lido
  • ler um livro de algum autor que eu já ame (pode ser releitura)
  • ler mais poemas
  • ler uma peça de teatro
  • ler diários de autores
  • ler livros junto com a Carol
  • registrar mais as minhas leituras em um caderno (ter mais registros off-line)
  • compartilha mais leituras aqui no blog
  • continuar lendo no meu ritmo
  • continuar lendo somente o que sinto vontade de ler
  • continuar relendo livros
  • algumas autoras que li em 2023 e que quero continuar lendo: Patti Smith, Annie Ernaux, Louise Glück e Sayaka Murata

Como disse ali em cima, apesar de ter feito uma lista de metas de leitura diferente esse ano, consegui selecionar alguns livros no meu “estilo antigo de montar tbr” e todos se encaixam em algum dos itens da listinha:

The lonely city (A cidade solitária – Olivia Laing) se encaixa no primeiro item da lista. Comprei ele em 2020/2021 e até já comecei a ler há uns anos, mas não avancei muito. Quero muito recomeçar e tentar concluir a leitura.

M Train (Linha M – Patti Smith) se encaixa na lista de autoras que li em 2023 e que quero continuar lendo ao longo desse ano. No final do ano li “Just Kids” (Só Garotos) e fiquei apaixonada pela escrita e pela Patti Smith. Já sabia da existência dela, claro, mas nunca tinha realmente tentado conhecer sua arte e sua pessoa. Muito animada por poder ler mais dos seus textos. Uma pena que seus livros de poemas está muito difícil de encontrar.

The Years (Os anos – Annie Ernaux), assim como Patti Smith, Annie Ernaux foi uma das autoras que li no final de 2023 e que fiquei fascinada pela escrita. Li quase todos os seus livros que já foram publicados em português (em edições lindas da Fósforo): O lugarPaixão SimplesA vergonhaO acontecimentoA outra filha e O jovem. Tenho aqui comigo esses três títulos aguardando para serem lidos: “The Years” (que já foi publicado em português com o título de “Os anos”), “Getting Lost” e “A Girl’s Story”.

Diário I – 1915-1918 de Virginia Wolf se encaixa na minha meta de ler diários. Já faz uns 2 meses que comecei a ler esse diário e estou fazendo isso com calma e sem pressa para terminar. Está sendo uma experiência muito interessante e inspiradora. Me animei tanto já nas primeiras páginas que minha vontade era já ter comprado os outros dois volumes já publicados, mas me controlei (hehe). Quem sabe ao longo do ano faço isso.

The unabridged journals of Sylvia Plath (Diários de Sylvia Plath) é outro diário que estou com muita vontade de ler, mas confesso que não sei se farei isso esse ano. Ainda não li nada da autora e queria começar pelos seus diários, mas ainda não estou certa sobre isso. Talvez comece pelos seus poemas e deixe o diário para depois.

Louise Glück Poems 1962-2020 se encaixa tanto no item de ler mais poemas quanto no item de autoras que li no ano passado e que quero continuar lendo ao longo desse ano. Ela já foi publicada aqui no Brasil em duas edições lindas e bilingues da Companhia das Letras (Poemas 2006 – 2014 / Receitas de inverno da comunidade). Além dos poemas, ela publicou alguns ensaios. Talvez tente ler alguns deles ao longo do ano também.

Poemas, solilóquios e sonetos de Edna St. Vincent Millay também se encaixa na categoria de ler mais poemas. Comecei a leitura desse livro no final do ano passado, mas também estou lendo com calma então vou continuar ao longo desse ano. Essa é uma edição bilingue (assim como os da Louise Glück).

Earthlings (Terráqueos) da Sayaka Murata também é um livro que já tenho há alguns anos (ele inclusive já esteve em algumas tbrs), mas que ainda não li. Como em 2023 finalmente li “Querida Kombini” e gostei bastante, resolvi tentar ler pelo menos mais um dessa autora em 2024. Estou bem curiosa com esse porque, apesar da capa fofinha, ele parece tratar de alguns assuntos pesados e ser um tanto quanto “assustador” (não sei se é bem essa a palavra).

Vocês também costumam estabelecer metas de leitura ou montar tbrs (to be read – listas de leitura) para o ano? Também sentiram que algo mudou? Apesar de gostar do meu “ritual antigo”, fiquei bem animada com essa nova forma de pensar nas minhas leituras e estou feliz com essa pequena seleção que fiz. Espero conseguir falar mais sobre esses livros por aqui ao longo do ano.

Feliz 2024, pessoal! Que seja um ano leve e cheio de bons momentos para todos nós :)

p.s.: Todos os links desse post são de associado da amazon. Qualquer compra feita usando eles, eu ganho comissão.

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Comente!

35 comentários em “metas literárias para 2024”

  1. eu amei esse post! e não só porque finalmente vamos ler juntas, pq ele está perfeito. Eu te entendo muito sobre essa pressão toda de tbr – você mesma me ensinou a olhar com carinho para essas listas, se der para ler… se fizer sentido naquele momento… se for para ele estar nas minhas mãos ele estará e tá tudo bem se eu deixar para o próximo ano (minha estante sabe bem como é hehe). Mas adorei poder escolher livros que estão aqui algum tempo, acho que separei 17, vamos ver quais vou ler ☺️ obrigada por compartilhar todos os títulos e esse post! As fotos estão lindaaaas!

    1. Tão feliz que você gostou do post e que vamos ler juntas esse ano, Carol ♡
      Escolher livros é um momento mágico, né? Eu amo ficar olhando pra eles, pegando, folheando e pensando se quero ou não ler naquele momento hehe e também gosto de ficar revendo marcações e tentando lembrar o motivo de ter feito elas.
      Obrigada por ter passado por aqui e por ser essa amiga maravilhosa :*

    1. Amei saber disso, Carol! Fiquei ainda mais animada para ~finalmente~ ler esse livro! Obrigada por ter passado por aqui.
      :* e que seja um ano de leituras incríveis para nós!

  2. Adorei sua ideia melzinha! Fico sempre meio perdida no início do ano, são muitas opções e acabo indecisa. Nesse ano quero voltar a fazer um reading journal, me divirto muito fazendo e planejando páginas. Quero muito ler Patti Smith, nunca li mas sempre vejo elogios. As fotos ficaram perfeitas 💛

    1. Vivis ♡ que alegria ver você por aqui :)
      Seu reading journal vai ficar lindo! Quero muito voltar com o meu também.
      Nossa, Patti Smith é maravilhosa!!! Tô muito feliz de finalmente ter lido “Só garotos”. Recomendo muito. Se você for ler esse ano, me conta o que achou?
      :* e muito obrigada por ter passado por aqui

  3. Amei essa forma de metas literárias. Por aqui quero recuperar um pouco o hábito de ler livros por prazer, porque 2023 foi o ano que eu menos linda viida! Por isso, a meta é tentar ler pelo menos 1 livro por mês, ou melhor, ler ~quase~ todas as noites antes de dormir! Torçam por mim! Amo seu blog, mel!

    1. EARTHLINGS! Eu vim aqui espalhar a palavra da Sayaka Murata, por que esse livro é um dividir de águas!
      Juro que a minha vida não foi a mesma depois que li, é só chute no estômago e críticas MUITO fortes à uma sociedade que precisa mudar urgentemente a forma como vê o que é padrão e como exclui aquilo que não se encaixe nele. UMA RAINHA por que a forma como ela coloca as ideias do papel vão te chocar, não tem como prever o que vai acontecer e quando o final chega, você só quer ficar num canto de um quarto comendo cabelo e em estado de perturbação, ou seja, recomendo muito! HHAHAHAHAHA

      1. Hahaha amo sua empolgação com a Sayaka Murata! Quando finalmente pegar pra ler Earthlings me aguarde que irei te mandar mensagens depois que me recuperar hehehe (socorro! espero não ficar tão perturbada)
        :* e muito obrigada por passar aqui e por me deixar ainda mais animada (e assustada) pra essa leitura ♡

    2. 2023 foi um ano meio esquisito, né? Tô feliz que acabou e que estou em um clima esperançoso para 2024 hehe
      Que esse ano você encontre muitas leituras incríveis para te acompanhar nessa sua meta ♡
      :* e muito obrigada por passar por aqui!

  4. Adorei as suas escolhas e estabeleci minhas metas de leitura de forma parecida. Assim como no ano passado, coloquei a meta quantitativa de pelo menos 12 livros para ter o compromisso da leitura de ao menos um livro por mês para manter o hábito ativo. Além disso, 2023 foi um ano em que eu explorei novos gêneros literários e redescobri a minha paixão pela leitura. Por isso, quero aprofundar a leitura de livros brasileiros, de formação política e da minha área de estudos. Continuar lendo os autores que me encantaram em 2023 e priorizar os livros que já estão na minha estante também são algumas metas. 2024 tem tudo pra ser um ótimo ano de leituras e estou muito animada!

    1. Amei suas metas! Eu acho tão especial quando escolhemos nossas leituras já pensando naquilo que ela vai significar/agregar pra gente como pessoa (isso inclui leituras só para se distrair também, claro!).
      Que 2024 seja um ano maravilhoso e cheio de leituras incríveis para nós!
      Muito obrigada por ter passado por aqui e por ter compartilhado suas metas :*

  5. Amei as fotos, as suas escolhas, essa nova forma de compartilhar com a gente e como sempre elogio e que incorporei nas minhas leituras, graças a você, ler sem me apressar ou me culpar por abandonar ou adiar uma leitura que comecei. Aprendo tanto com você, Pin, e sou muito grata por isso.
    Parabéns pelo post e por ser essa pessoinha linda, cheia de luz que alegra os meus dias!
    Te amooooo muitissimo e pra sempre! 🧡🧡🧡🧡🧡

    1. Mainha linda ♡
      E eu aprendo muito com você! E amo ver você empolgada com os livros que encontra pela casa. Você é minha inspiração!
      Te amo imenso :****

    1. Que alegria ver você por aqui, Ni!
      Minha primeira leitura do ano me lembrou você: foi Finn Family Moomintroll :) quis começar com uma leitura fofa pra relaxar e fiz isso tomando chá na caneca que você me deu :*

  6. Também não montei tbr esse ano e nem sei se vou. Ano passado meu ritmo de leitura mudou muito, então esse ano quero apenas ler e ver oq vai ser rs.
    Comecei o ano com um audiobook de contos.
    Boas leituras Mel 🤎

    1. Saaaam! Que saudade! E que alegria ver você por aqui :)
      2023 foi um ano de muitas mudanças, né? Tô feliz que ele acabou e animada por 2024.
      Ainda não ouvi audiobook esse ano, mas já separei alguns títulos. Só que eu só consigo ouvir enquanto estou lendo o livro simultaneamente hehe o.O
      Boas leituras, Sam! Muito obrigada por passar por aqui :*

  7. O primeiro post de 2024 🥰 Que seu ano seja leve, lindo, com muita saúde, paz, boas leituras, aconchego, carinho e muuuitos sonhos realizados, Mel! Você merece o mundo!
    Seu novo método pra selecionar as leituras do ano é maravilhoso! Isso livra bastante a pressão, a pressa. Sem contar as mulheres icônicas que você escolheu pra ler 🩷 Amei a meta “ler livros junto com a Carol” kkkkk vocês são incríveis!
    Fazer registros offline das minhas leituras é um hábito que eu tenho conseguido desde 2021 nos meus journals. Claro que a inspiração veio de você! kkkkk Adoro esse momento no final de todo mês onde eu desenho no journal a capinha do mês, imprimo as capinhas dos livros que li e colo no bujo. É terapêutico!
    Obrigada por 2023 e que seu 2024 seja incrível, Mel!
    Ps: não é novidade dizer que suas fotos são lindas, mas vale o reforço: suas fotos estão lindas!

    1. Giiii sua linda!
      Muito obrigada! Desejo tudo isso em dobro pra você ♡ muito obrigada por ser sempre tão querida e maravilhosa!
      Seu journal de leitura é maravilhoso e inspirador. Saudade dos nossos encontrinhos virtuais para fazer journal :) (seria maravilhoso se eles virassem reais, né? imagina passar uma tarde em um café fazendo páginas temáticas e conversando!)
      Obrigada por 2023 e que 2024 seja maravilhoso para nós!
      :* e obrigada por tudo!

  8. adorei o post, livros escolhidos e as fotos <3
    tbm tenho feito metas de leitura nos últimos anos, facilita pra escolher os livros depois e me ajuda a pensar em que tipos de leitura quero fazer, quais autores conhecer, etc.
    quero muito conhecer a sayaka murata!
    feliz 2024 ✨️💛

    1. Muito feliz em saber que gostou do post ♡ me diverti muito fazendo ele :)
      Siiim! Eu amo criar metas de leitura e pensar com carinho no que quero ler. Acho inspirador e especial fazer isso :)
      :* e que 2024 seja um ano maravilhoso para nós! Obrigada por ter passado por aqui.

  9. Nossa, Mel, eu achei suas metas tão pertinentes… Acho legal que essa seleção de 12 livros não te traga pressão, mas sinto que nessa adaptação você conseguiu reduzir mais ainda, um grande convite a si mesma a continuar com e resgatar hábitos literários que já te fazem feliz.
    No fim das contas é assim mesmo que tem que ser! Ainda me deixou com mega saudades de ler roteiros de teatro e diários, era um super meu hobbie da minha adolescência, acho que vou tentar trazer pro agora. Obrigada 0or isso!
    Feliz 2024!

  10. Que alegria encontrar esse post justo no dia seguinte ao que pensei nas minhas metas literárias para 2024! Ano passado fiz uma TBR anual pela primeira vez e, em dezembro, descobri que li metade dela, sendo que eu me lembrava de estar extremamente empolgada para ler alguns dos títulos que acabaram ficando para trás – uma descoberta que me fez pensar em como a gente vai mudando durante o ano, e junto a isso mudam também os nossos desejos literários. Por isso, este ano resolvi me propor montar duas TBRs semestrais, e ver se a vontade de ler vai seguir o que pensei ou não, por pura curiosidade.
    Algumas outras das minhas metas são: fazer um número menor de leituras, tentando focar em um livro de cada vez (costumo ler de 3 a 5 livros ao mesmo tempo, e ano passado isso me cansou um bocado); “zerar” a minha estante de livros (ler todas as edições físicas que tenho); experimentar fazer marcações e anotações numa edição física e só comprar edições físicas de livros que eu realmente queira ter para reler no futuro. Em resumo, acho que minhas metas poderiam ser resumidas em algo como “consumir” menos e “saborear” mais a leitura <3
    Animada para ver mais posts seus (e essas fotos incríveis que sempre me encantam) este ano! :D

  11. Nunca tinha ouvido falar da Annie Ernaux. Vou dar uma procurada. Mas eu ando bem na vibe de livros de romances fofinhos rs Não fiz nenhuma tbr porque eu acabo lendo só o que estou com vontade no momento (eu me conheço nesse departamento rs) .

    Mas vou ficar torcendo pra que você bata suas metas literárias porque significa que você vai aparecer mais por aqui :)

    Bom 2024 pra você e sua família Mel. E dá um beijão no Spock por mim ♥

  12. Que metas literárias inspiradoras, identifico-me bastante com algumas delas, especialmente ler diários de escritores (que sempre adorei), e ler mais teatro.
    Fico muito contente por ver os diários da Virginia Woolf nessa lista, já que ela é das minhas autoras favoritas, e vou aproveitar a inspiração para ler Louise Gluck e Annie Ernaux.

    (Sou seguidora de longa data, mas acho que nunca deixei comentários. Deixei as redes sociais no Verão, e depois do seu post “desafios, dia nublado e croissant”, decidi que ia tentar passar a interagir mais com as pessoas que seguia lá, nos seus blogues e espaços mais pessoais, procurando interacções e conversas com mais qualidade, em ambiente menos hostil. Faz sentido começar por aqui, já que o seu espaço sempre foi acolhedor e inspirador.)

  13. Faziam alguns anos em que eu não fazia metas literárias e tbrs pro ano e dessa vez resolvi fazer isso (minha mudança foi um pouco diferente, hehe).
    Que 2024 seja de muitas boas leituras para todas nós, com leveza e no nosso ritmo <3
    Abraço afetuoso, Mel!
    Any.

  14. Achei legal você ter adaptado sua maneira de fazer estas listas, Mel. ^^ Gostei do jeito que ficou.
    Não fiz lista de leituras para este ano. Talvez faça, fiquei inspirada depois de ler sua postagem.
    Tenha um 2024 incrível!!!

  15. Minha única meta é sempre ler um livro por mês, qual livro será, deixo pra vibe que eu estiver sentindo em cada mês. rs’ O bom de ter feito essa meta mínima é que quando ultrapasso ela, fico extremamente feliz, mas não vejo como obrigação e tals, ainda mais porque preciso equilibrar a leitura social junto com as leituras obrigatórias da Faculdade e do Trabalho. Obrigada por mais um post maravilhoso! Um Feliz Ano Novo para todas Nós! <3

  16. Esse post casou direitinho com o dia chuvoso que está fazendo hoje, não sei o porquê achei importante dizer isso hehe
    Eu quase nunca estabeleço metas literárias por medo de me frustrar (foi o que aconteceu ano passado, inclusive). A gente nunca sabe o que vai se passar no nosso ano quando montamos essas listas, né? 😅Mas eu gostei muito desse novo formato que vc criou, dá mais margem para adaptações que fazem sentido para determinado momento, e eu sei bem como é necessário isso!
    A única meta que eu estabeci este ano para mim foi ler mais livros de autores de língua portuguesa, pois nos anos anteriores reparei que não peguei nada pra ler que fosse de autor nacional ou de países de mesma língua. Acho que vou acabar lendo mais mulheres tbm, pois já separei uns livros aqui… Só sei que independente de metas, o importante é se divertir no processo.
    Grande abraço e um excelente 2024, Mel!! ^^

  17. Oi, Mel!
    Como poeta, eu fico feliz que você queira ler mais poesia. Como fã da Patti, só digo, go girl! Os livros dela são maravilhosos mesmo! :) Vale a pena conferir cada um deles.
    Espero que seja um ano de leituras e acontecimentos felizes para você.
    Um beijo,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima