Semana passada compartilhei lá no canal que durante esse mês estou organizando/participando de duas maratonas junto com a queridíssima Rita. A primeira é o Especial Ficção Científica que começou no dia primeiro e vai até o último dia do mês. E a segunda é a Maratona Espacial, que começou hoje e vai até o dia 24 de maio. Na primeira semana foquei minhas leituras em livros de sci-fi (depois vou falar sobre eles aqui no blog) e agora, durante essas duas semanas, vou tentar focar minhas leituras em livros que têm alguma relação com o espaço, sejam de ficção ou não ficção.

Não é nenhuma novidade que eu amo montar TBR’s (To Be Read – lista de livros que quero ler) e muitas vezes não consigo ler todos os livros que coloquei na lista, mas isso não me traz nenhum sentimento de culpa ou frustração. Pra mim, o processo de olhar para os livros que tenho (sejam físicos ou digitais) e escolher quais gostaria de ler naquele momento é ao mesmo tempo relaxante, empolgante e inspirador. Dito isso, quero já deixar avisado que há chances de vocês me verem lendo/falando sobre outros livros dessa temática lá no insta durante essa maratona.

Cosmos do Carl Sagan é um livro que fazia um bom tempo que estava querendo ler. Na verdade não só esse, mas todos os livros do Sagan. Agora que finalmente comecei a fazer isso, quero tentar ler outras de suas obras ainda esse ano.

Nesse livro ele nos dá uma super aula sobre 14 bilhões de anos de evolução cósmica, abordando diversos temas. É, obviamente, um livro de não-ficção (como quase todos os livros escritos por Sagan) que está fazendo com que a minha vontade de aprender sobre a vida, o universo e tudo mais (hehe) fique ainda mais forte. Ainda estou no comecinho, mas sinto que já posso dizer que será um dos meus livros favoritos da vida.

Illuminae é um livro que já está há alguns anos na minha estante e é o primeiro volume de uma trilogia chamada The Illuminae Files. Como vocês podem ver nas fotos acima, já tenho a trilogia completa (comprei em uma promoção) então, caso a leitura flua bem posso acabar emendando e lendo os outros volumes – Gemina e Obsidio – durante essa maratona (viu só como as minhas TBR’s são bem adaptáveis? hehe).

As únicas coisas que sei sobre a história são que ela é protagonizada por um casal – Kady e Ezra – que acabou de terminar o relacionamento e teve o seu planeta invadido por uma corporação que destruiu tudo. Eles conseguiram fugir dentro de uma nave, mas tem um vírus por lá que está sofrendo mutações e dificultando seu controle (deixa eu bater três vezes na madeira aqui pro covid-19 não fazer isso!).

Um dos motivos que me fez demorar tanto para pegar essa série pra ler é o fato de que quero muito ler e ouvir o audiobook simultaneamente. Por ser um livro em que a história é contada sob dois pontos de vista e em um formato bem diferente (arquivos, transcrições etc.), acho que a experiência vai ser bem mais interessante assim. Sem contar que parece que quem narra o audiobook são os dois autores: Amie Kaufman e Jay Kristoff. Ah, essa série ainda não foi lançada aqui no Brasil e, sinceramente, acho difícil que algum dia seja por conta de todo o trabalho gráfico dela.

Mooncop é uma graphic novel que entrou na minha lista de livros favoritos de 2017 e que sempre lembro com muito carinho.

Conta a história de um policial que mora na Lua e que vai acompanhando toda a população de lá migrar de volta para a Terra. Na medida em que a Lua vai ficando cada vez mais vazia, menos coisas ele tem pra fazer por lá e mais sozinho ele fica.

É uma leitura bem rápida, calma e reflexiva. Imagino que reler essa história nesse momento em que estamos vivendo vai ser uma experiência bem interessante. Infelizmente ainda não foi lançado aqui no Brasil, mas espero que vocês se animem para dar uma chance a ele.

Galaxy Girls é um livro de não-ficção que apresenta 50 mulheres que contribuíram de alguma forma para que grandes acontecimentos e avanços da exploração espacial do século XIX acontecessem. É tão mais fácil encontrar livros, matérias e qualquer outra coisa que falam sobre homens, que assim que vi esse livro pela primeira vez, nem pensei duas vezes antes de comprar (o fato do dólar estar bem menos do que 5 reais na época ajudou hehe). 

Torço muito para que esse livro seja publicado aqui no Brasil e que chegue nas mãos de muitas pessoas – principalmente garotas – para que elas lembrem que podem sim, seguir na área que elas quiserem.

On a sunbeam é uma graphic novel que sei praticamente nada a respeito da história porque quero descobrir lendo. Só sei que se passa no espaço e que a arte é linda. Ela foi escrita pela mesma autora de Spinning que foi publicada no final do ano passado aqui no Brasil pena editora Veneta, ou seja, tem chances dessa e de outras obras da Tillie Walden ganharem lindas edições nacionais.

Space Dumplins é outro livro que estava há muito tempo na minha estante aguardando para ser lido. Essa edição aí é em inglês, mas ele foi publicado recentemente aqui no Brasil com a mesma capa e título.

É uma graphic novel middle-grade protagonizada por uma garota chamada Violet que junta um grupo de amigos para buscar o seu pai que desapareceu no espaço durante um serviço.

Além dessa TBR, esse livro também faz parte da minha TBR de graphic novels que gostaria de ler em 2020. Estou bem empolgada para finalmente tirar ele das listas.


Por fim, coloquei o e-book de Poeira Lunar que já estava de olho há um tempo, mas sempre fui deixando pra depois. Inclusive tinha emprestado pelo Kindle Unlimited, mas depois da super promoção de e-books que a Amazon fez na semana passada com vários títulos da editora Aleph (quem conseguiu aproveitar as dicas que compartilhei nos Stories e no Youtube?) há grandes chances de acabar trocando de livro porque consegui comprar vários títulos que se encaixam perfeitamente na Maratona Espacial.

Espero que vocês tenham gostado do post e conseguido pegar algumas dicas legais com a minha TBR. Estou pensando em separar alguns títulos de livros que já li para indicar pra vocês. Só não sei ainda se vou fazer isso aqui no blog, nos Stories ou no Youtube. Ah, lá no insta tem um layout fofo feito pela Rita pra quem quiser postar a TBR nos Stories.

Quem aí vai participar da Maratona Espacial e/ou do Especial Ficção Científica com a gente? Vou amar saber o que vocês estão lendo ou planejaram ler durante esse mês :)

ps: todos os links da Amazon nesse post são de afiliados. Eu ganho uma pequena comissão nas compras feitas por eles e isso me ajuda a continuar com o meu trabalho.

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Comente!

37 comentários em “TBR: MARATONA ESPACIAL”

  1. Que post incrível, pin, tantas indicações maravilhosas registradas em fotos tão lindas, arrasou!
    Duas maratonas bem legais pra animar esse período conturbadinho de quarentena, achei bem legal e desejo muito sucesso para vcs duas!
    Mil beijinhos e o meu amor

    1. Obrigada, mainha linda!
      Feliz que gostou do post e das fotos :)
      Se você se animar para participar de alguma das maratonas, será muito bem vinda :*

  2. Márcia Carvalho

    Como sempre um post impecável! Fotos lindas, composições maravilhosas!
    Esse tema espaço é muito legal! Ainda não tenho nenhum livro com essa temática mas já estou animada para ler algumas das suas indicações !

    1. Muito obrigada, chuchu ♡
      Muito feliz que gostou das fotos e do post. Amei passar o dia fazendo ele :)
      Eeee amei saber que se interessou pra ler algumas das minhas indicações! :*

  3. Oi Mel,
    que fotos lindas *-*, amei a parede/lado da estante de livros com as páginas de livros, ficou muito bonita e um ótimo fundo para fotos. Cada vez que vejo seu blog/instagram/youtube minha lista de livros que quero comprar/ler cresce cada vez mais ^^. Adoro esse tema também.
    xoxo
    Abraço

    1. Oie!
      Feliz que gostou das fotos :)
      Aaah eu amei deixar a parede assim. Está sendo muito legal fotografar com ela no fundo ♡
      Hehe amei saber que gosta desse tema e que sua lista de livros aumenta com minhas indicações :*

  4. Oi Mel!
    Depois de ver aquele post lindo no Insta, não pude deixar de aparecer aqui no blog!
    Eu amo montar TBR, mesmo que a gente não leia, é uma experiência gostosa se organizar e se planejar pra ler aquilo, né?
    Eu peguei a referência de O Guia Do Mochileiro das Galáxias! Hahaha
    Quando você explicou sobre a sinopse de The Illuminae Files eu até arrepiei de medinho, bate na madeira mesmo, vou bater também! kkkk
    Eu quero muito ler o Mooncop, a capa é linda, a arte é linda… enfim, é tudo muito lindo!
    Amei a mensagem fofa e empoderada que escreveu em relação a Galaxy Girls! Arrasou demais <3
    Space Dumplins é uma que já quero ler desde a primeira vez que você falou sobre ela! Fiquei feliz que foi publicado no Brasil.
    Infelizmente por motivos de: desempregado, não aproveitei a promoção da Aleph, torço pra que quando eu conseguir um estágio tenha promos boas assim de novo :3
    Ainda bem que vim aqui ver o post, porque ficou incrível e as fotos estão uma mais perfeita que a outra.
    Só tenho a dizer: parabéns, até mais, e obrigado pelos peixes hehehe
    Beijos!

    1. Oi, Edu!
      Aaaah amei que você pegou a referência hehe falando no Guia do Mochileiro, você viu a edição comemorativa que lançaram agora no final de abril? Tô louca pra ler a série nela ♡
      Feliz que se interessou por algumas das indicações. Se pudesse, te mandava todas de presente, chuchu :/
      Tô torcendo aqui pra você conseguir um emprego muito legal logo!
      Obrigada por ter vindo aqui conferir o post novo!
      Até logo e obrigada pelos peixes :*

  5. Esse gênero não me chama muito a atenção, mas a trilogia The Illuminae Files é a única que me dá vontade de ler, acho que de tanto ver nos vídeos dos booktubers que eu sigo hehehe Eu comecei o primeiro, mas tava demorando um pouco pra embalar aí coloquei de lado, mas quero continuar lendo e terminar a trilogia :) Onde você vai ouvir o audiobook dessa trilogia? Fiquei com vontade :)
    Nesse momento estou lendo a edição ilustrada de Harry Potter em inglês e está sendo uma experiência maravilhosa. Percebi que se eu ler um livro na língua original ele flui bem melhor do que traduzido, mas ainda tenho dificuldades com alguns gêneros hehehe
    Boa semana Mel!
    :*

    1. Oi, Ale :)
      Eu ainda não sei por onde vou ouvir o audiobook de The Illuminae, mas assim que descobrir vou compartilhar a informação em algum lugar (provavelmente nos Stories, mas vou tentar postar aqui e no canal também).
      Que legal que está lendo HP em inglês na edição ilustrada. Eu quero muito reler HP em inglês, mas ainda tô me enrolando pra fazer isso :P
      :* e boa leitura

  6. Jennifer Oliveira

    Ebaaaaa, como eu estava ansiosa por essa TBR!
    Olha eu vindo falar de como as coisas que tem um dedinho seu tem um pouco de magia envolvida! Hoje logo cedo (7h da manhã) chegaram meus livros que eu estava esperando para fazer a TBR! A longa viagem e sua continuação, e isso só me deixou mais empolgada para a maratona!
    Fiz a minha TBR e estou bem tendenciosa a incluir algumas dessas dicas suas,( principalmente Illuminae, fiquei curiosa ) pra ler mesmo depois que a maratona passar!

    Pirei demais nesse livro Galaxy Girls, que capa linda e caprichada 😍 minha wish list so aumenta!
    Também estou doidinha para ler Mooncop desde que você comentou la no canal, mas ainda não consegui comprar…

    Essa maratona já começou com tudo, fiquei muito feliz ao receber a caixinha da Amazon com meus tão sonhados livros perfeitos! Obrigada por todas as indicações, ouso até dizer que minha caixinha foi toda montada baseada em indicações da Mel!

    Boa noite pra você e que sua maratona seja assim tão especial como está sendo essa minha!
    Obrigada por todo carinho sempre!

    1. Yay!
      Amei saber que sua caixinha com os livros chegaram hoje. A Maratona Espacial já começou com uma TBR incrível pronta pra ser lida :)
      Galaxy Girls e Mooncop são lindos mesmo. Apesar de por enquanto só ter lido Mooncop já amo os dois hehe
      Quero ver se em breve indico alguns livros dessa temática que li em outras épocas e que amo. Quem sabe mais alguns entram na sua TBR quando fizer isso :P
      Obrigada pelo carinho e por estar sempre por aqui (e lá no blog e no YouTube) apoiando e incentivando o meu trabalho. Já sei quando é você (você tem o cabelo rosa, né?).
      :*

      1. Jennifer Oliveira

        Com certeza muitas ohtras indicações vão entrar nas próximas TBRs kkkk
        Siiim, tenho o cabelo rosa 😍 é meu pontinho de primavera num sonhado outono eterno kkkk
        Não faz mal um tiquinho de rosa num clima friozinho né? Kkkk
        Que bom que já sabe quem eu sou! Fico sempre ansiosa pelos posts, fotos e vídeos 😍

  7. Adorei sua TBR Mel! Não li nenhum livro que você falou mas é porque minha experiência com livros desse tema é bem limitada, inclusive amo o fato de você fazer essa maratona porque me incentiva a buscar coisas novas ! Fiquei encantada por mooncop, é lindo, já coloquei na minha wishlist! Mas para essa maratona o livro que separei foi 2001 que já estava faz tempo no meu kindle e agora vai ser o momento de finalmente lê -lo.
    Sobre a promoção da editora Aleph aproveitei e comprei Flores para Algenon que você recomendou!
    E mega apoio um post ou vídeo dando recomendações, inclusive você poderia estende-las para filmes também, eu iria amar ♡♡

    1. Oi, chuchu!
      Amei que você vai participar da Maratona Espacial com a gente. Que legal que você está lendo 2001 pelo kindle. Também tenho esse livro há um tempo, mas ainda não li :/ só assisti ao filme. Inclusive tive a oportunidade de assistir ele no cinema quando o Cinemark estava passando alguns clássicos. Foi uma experiência incrível ver o filme em uma tela enorme :)
      Mooncop é muito amor. Tô animada pra reler esse livro ♡ e fiquei feliz que se interessou por ele.
      Terminei de ler Flores para Algernon ontem e amei saber que você conseguiu aproveitar a promoção. Esse livro é maravilhoso e se tornou um dos favoritos da vida. Vou ficar indicando sempre hehe
      Obrigada pelo apoio e pela sugestão! Vou tentar fazer essas recomendações de livros/filmes/séries logo ♡
      :*

    1. Me atrasei aqui com os comentários, mas tô feliz e empolgada lendo eles hehe estamos organizando mais algumas maratonas temáticas pra esse ano ♡ espero que se anime pra participar com a gente :D

  8. Júlia Schmitt de Andrade

    Me sinto tão bem lendo os seus posts!
    As fotos e composições são tão delicadas, me sinto abraçada. Confesso que suas indicações sempre me despertam bastante interesse, gosto muito de ler e ouvir você falando sobre livros :3

    1. Fico tão feliz em saber disso ♡
      Meu blog é meu cantinho preferido e saber que tem pessoas que ainda visitam e que se sentem bem por aqui deixa o meu coração quentinho e me inspiram :)

  9. Fernanda Palhari

    Que tbr mais linda! Sempre descubro novos títulos com seus posts/vídeos/etc <3 Comprei os ebooks de Justiça ancilar e Buracos negros na promoção de que você falou e eles são a minha pequena tbr, ao menos por enquanto. Estou pensando em adicionar Aurora rising, da mesma dupla de autores de Illuminae, cujo ebook vi por um preço camarada hoje! E Galaxy girls me chamou super a atenção, já coloquei na lista da Amazon hehe

    1. Aaaah fiquei nostálgica aqui porque li Justiça Ancilar na primeira Maratona Literária Espacial ♡
      E fiquei nostálgica agora respondendo os comentários desse post atrasada hehe

  10. Ah, Sagan… um desses autores que eu sempre quis ler, mas acabo adianto por algum motivo. Você me inspirou Melina, QUERO muito ler Cosmos em breve. E as suas outras escolhas foram igualmente inspiradoras (e lindas), amei a lista! :)

  11. Minha querida, comprei Galaxy Girls por sua culpa hahahahha Perfeita sem defeitos você! Obrigada por esse post maravilhoso, com essas fotos incríveis e com esses livros inspiradores.

    Muito feliz de participar dessa maratona ao seu lado! Bjs

    1. Amiga! Tô atrasada em quase três meses pra responder o seu comentário haha socorro!
      Fiquei tão feliz de termos feito essa maratona juntas. E tô mais feliz ainda por saber que virão muitas outras *-*
      :*

  12. Melina, sempre tenho essa dúvida, te acompanho já tem um tempo, e vejo que você lê muitos livros em inglês, como você começou a ler? Teve o incentivo? A sua primeira leitura em inglês foi fácil ou difícil? Qual sua maior dificuldade?

  13. Oi, Mel. Que post lindo e cheio de inspirações. Amo ver o seu instagram e o Youtube mas confesso que amo mais ainda ver a organização do seu blog, nas cores, na formatação, em tudo! Por favor, nunca deixe de postar aqui.
    Quanto aos livros, amo livros nesse estilo e já deu vontade de ler!

    1. Aaaah que legal ler isso ♡ eu amo demais meu cantinho aqui. É onde tenho mais liberdade para deixar do jeito que quero ♡ no insta e no YouTube tenho que seguir a plataforma, mas aqui não :)
      Obrigada pelas palavras e por me acompanhar ♡

  14. Oi, Mel!
    Adorei o tema dessa maratona e suas escolhas… Estou absolutamente encantada com o traço nas páginas internas de Mooncop, as ilustrações parecem muito lindas e complementam a capa tão bem… Deixa até a curiosidade mais atiçada.
    Mas nada se compara à vontade de fiquei aqui de ler Galaxy Girls… Esse tipo de livro é TÃO importante pras próximas gerações, espero realmente que chegue no Brasil pras “nossas” meninas também.

    1. Tô atrasada aqui pra responder os comentários desse post, mas tô feliz lendo eles e ficando com vontade de organizar mais uma Maratona Espacial hehe
      Torcendo pra Galaxy Girls e Mooncop chegar logo aqui no Brasil ♡
      :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima