Amanhã vai fazer um ano que compartilhei essa receita no meu blog antigo e ontem, enquanto estava separando os ingredientes, pensei em como o mundo mudou desde aquele dia (principalmente nessas últimas semanas), mas ao mesmo tempo algumas coisas não mudaram. Enquanto escrevo esse post eu estou em isolamento social por conta do corona vírus (e muitas pessoas no mundo todo). Ficar em casa nunca foi um problema pra mim, mas não tem como negar que dessa vez é diferente. Preparar essa torta me fez pensar que mesmo com todo esse caos, algumas coisas não só não mudaram como também se tornaram ainda mais especiais.

Fazer essa torta sempre me trouxe bons sentimentos. Saber que enquanto ela estiver assando a casa ganha um novo cheiro e fica mais aconchegante, sempre me deixa com o coração quentinho. E, nesse momento em que estamos vivendo, pequenas coisas como o cheirinho da torta assando ou o sol entrando pela janela se tornaram ainda mais especiais do que já eram.

ingredientes para o recheio

4 maçãs cortadas em “cubinhos”/ 1 xícara de açúcar mascavo / 1 xícara de farinha / 200g de manteiga sem sal derretida / 1 ovo inteiro / 1 colher de chá de fermento em pó / 1/2 xícara de leite / 1 limão

Quando ensinei essa receita pela primeira vez, usei açúcar refinado, mas dessa vez resolvi testar substituindo por açúcar mascavo e adorei o resultado. Não testei com o demerara, mas acredito que deve ficar ótimo também. A maçã que uso é a fuji, mas é claro que você pode escolher a de sua preferência. Ah, e essa mesma torta pode ser feita com banana no lugar da maçã.

ingredientes para a cobertura

1/2 xícara de açúcar mascavo

50g de coco ralado

canela em pó a gosto

Pra fazer a mistura para polvilhar na torta, eu coloquei canela a gosto, mas caso vocês queiram uma referência, costumo colocar duas colheres de sopa e meia. Não é nenhuma novidade que amo canela então sempre que posso capricho na quantidade.

A primeira etapa é pré-aquecer o forno à 180ºC – 200ºC. Enquanto ele está esquentando, descasque e corte as maçãs em “cubos” mais ou menos como na foto. Espremam o limão para evitar que escureçam e também para dar um gostinho a mais. Depois misture os três ingredientes para polvilhar e use mais ou menos metade para cobrir as maçãs na forma.

O recheio é bem simples de fazer também. Misture a manteiga derretida com o açúcar, 1/2 xícara de leite, um ovo, farinha, fermento e misture bem com uma colher até ficar uniforme. Depois disso, despeje todo o conteúdo em cima das maçãs polvilhadas como nas fotos abaixo.

Por último, polvilhe com o que sobrou da mistura cobrindo toda a torta. Um detalhe que mainha adora fazer é cortar uma maçã com a casca e colocar em cima da torta como mostrei abaixo.

Agora é só levar a torta ao forno e deixar assar por mais ou menos 30 minutos. Não demora muito pro cheiro invadir a casa então aproveite o momento para preparar um chá, ler algumas páginas de um livro ou admirar a torta ficando pronta.

Essa torta pode ser servida tanto quente quanto fria, mas eu prefiro ela morna (alguns minutinhos depois de ter saído do forno). É tão deliciosa que parece um abraço quentinho em um dia frio.

Espero que vocês tenham gostado do post e que tenham se animado para fazer essa torta deliciosa de maçã (ou banana!). Se fizerem e forem compartilhar no insta, me menciona para que eu possa ver e compartilhar nos meus Stories, por favor? Vou amar ver vocês enchendo a casa com o cheirinho dessa torta.

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Comente!

20 comentários em “TORTA CREMOSA DE MAÇÔ

    1. Também estou com saudade de gravar vlogs e vídeos no geral, mas por enquanto não estou conseguindo fazer isso :(
      Não desisti do canal e sigo tentando gravar. Uma hora eu consigo e volto a aparecer por lá ♡
      Espero que esteja tudo bem por aí :)
      :*

  1. Eu acho que essas são as fotos mais lindas de receitas que vi na minha vida. Uma pena eu não ter mais maçã e açúcar mascavo em casa vou ter que esperar a próxima ida do mercado para comprar, estou louca para fazer a receita. 💛

  2. Nossa, muito obrigada ♡ fiquei feliz que gostou das fotos :)
    Bom, se você tiver banana e outro tipo de açúcar também posso garantir que a torta fica boa :)
    Espero que esteja tudo bem por aí :*

  3. Maria Eduarda Lauand

    Mel adorei a receita mas o que mais me encanta são as suas fotos,uma mais linda que a outra. Da para ver o cuidado que você tem com cada uma delas❤️

    1. Fico tão feliz em saber que acha isso das minhas fotos ♡
      Amo fotografar desde meus 9 anos e sempre gosto de pensar nos mínimos detalhes de cada composição. Feliz que gosta delas :*

  4. Nossa, Mel! Fiquei com água na boca :D
    Fico muito feliz com esse post novo, queria dizer que estou maratonando os seus vídeos no youtube e saiba que já estou com saudades!
    Mas antes de tudo quero que se cuide e te desejo muita energia positiva e muito aconchego <3

    1. Muito obrigada pelo carinho e pelas palavras de apoio e incentivo! Logo logo espero voltar pro canal com conteúdo novo por lá também :)

      :*

  5. Apaixonada por essas fotos, arrasou pin!
    Essa torta, além de muito fácil, é super deliciosa e deixa a casa tão cheirosa e aconchegante, você definiu perfeitamente. Total carinha de Outono principalmente quando sai do forno e a gente se senta para conversar tomando um chá relaxante ou um café com leite como eu adoro!
    Que bom que posso provar tudo que você faz, você nem imagina o quanto me acho sortuda!
    Te amo!

    1. Obrigada, mainha linda ♡
      Feliz que gostou das fotos :D
      Obrigada por ter me ensinado essa receita e por sempre se animar pra fazer comigo hehe
      Te amo :*

  6. Oi Mel,
    fiz essa receita ontem e comi a torta quentinha assistindo o filme Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível. Muito amor ♥.
    Muito obrigada por essa receita, já tinha visto no outro blog, porém não tinha tentado fazer ainda, é uma delicia.
    xoxo

  7. Eu estava procurando uma receita de torta de maçã no google ontem, aí hora que abri aqui pra ver seu post era sobre o que eu tava procurando hahaha
    Eu fui lá no seu blog antigo ver a receita antiga mas as fotos não abrem…
    Só não sei se faço o cookie primeiro ou ela, to com vontade dos dois hahaha
    :*

  8. Eu fiz uma torta de maça que você ensinou uma vez, e pela receita parece ser essa mesmo (não sei se você já ensinou mais de uma hehe) – ficou maravilhosa 🖤 Lembro que Ca e eu fizemos quando nossos pais vieram nos visitar, então foi um momento bem família e aconchegante ☺ As fotos ficaram lindas, lindas e me deixaram com vontade de experimentar essa gostosura de novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Rolar para cima