3 PODCASTS LITERÁRIOS PARA ACOMPANHAR

Já fazia um tempo que estava querendo consumir mais conteúdos no formato de podcast e, esse ano, isso finalmente está acontecendo. Sei que esse não é um assunto novo e que muitos já são acompanham vários podcasts, mas mesmo assim resolvi fazer esse post compartilhando os três que mais tenho ouvido.

Eles têm duas coisas em comum: são sobre literatura (como vocês já devem ter visto pelo título desse post hehe) e são produzidos por mulheres que eu já acompanhava em outras plataformas.

wine about it

Esse foi o primeiro podcast literário que ouvi. Já sabia da existência dele porque acompanho – e adoro – a Bru e a May há anos (inclusive nos conhecemos pessoalmente na FLIPOP em 2018), mas foi graças à Evelyn Hugo que passei a acompanhá-las por lá também.

Lembro que quando terminei a leitura de Os sete maridos de Evelyn Hugo tuitei alguma coisa sobre como tinha amado o livro e alguém deu reply falando do episódio do Wine About It em que elas discutiam sobre o livro. Como estava empolgada para saber o que outras pessoas tinham achado, fui procurar o episódio e a partir daí não teve mais volta. Além de querer ouvir tudo o que já tinha disponível por elas por lá, comecei a lembrar de outros podcasts que tinha anotado mentalmente que queria acompanhar um dia.

Os episódios são longos (principalmente os da segunda temporada que passam de uma hora), então é maravilhoso ouvir enquanto você está arrumando a casa, lavando louça, no trânsito…o único problema é que você fica com muita vontade de estar lá com no meio da conversa (no meu caso eu estaria lá com uma xícara de chá e não uma taça de vinho hehe). Ah, um detalhe muito legal é que elas trazem vários convidados muito interessantes e queridos também.

O Wine About It foi lançado em fevereiro de 2019 e já conta com duas temporadas totalizando 27 episódios. A terceira temporada está marcada para 21 de fevereiro. Vocês podem acompanhar as novidades pelo site e instagram do podcast, mas também pelos perfis da Bru e da May.

Para ouvir: uso o Spotify, mas vocês encontram em outras plataformas também.

uma leitura toda sua

Já acompanhava há muito tempo os comentários literários da Gabi pelo instagram @umacertagabi. Na verdade, conheço a Gabi desde a época em que o pessoal ainda acessava blogs com muito mais frequência do que hoje em dia (aliás, obrigada por me acompanharem por aqui!). Sempre gostei muito de acompanhá-la nas redes sociais, mas foi por causa de vocês que comecei a ouvir o maravilhoso podcast Uma leitura toda sua.

Quando postei um Stories lá no @teawithmel perguntando quais podcasts literários vocês acompanhavam, muitas pessoas responderam Uma leitura toda sua. No mesmo dia procurei lá no Spotify e simplesmente não queria parar de ouvir. Além do conteúdo incrível, a voz da Gabi é maravilhosa. Os episódios são curtos (entre 20 e 30 minutos), mas duram o suficiente pra te fazer querer comprar o livro, analisar os pontos ressaltados pela Gabi e fazer várias anotações para conversar mais com ela sobre o assunto. Resumindo, a Gabi não só nos fala sobre a sua experiência com o livro, mas nos dá uma aula sobre o assunto, nos apresenta as autoras, as obras, indica outras referências…é uma experiência única.

O Uma leitura toda sua no momento tem 9 episódios disponíveis e a Gabi está fazendo um pequeno hiato, mas já me falou que tem planos de voltar em breve (yay!). Vocês podem acompanhar as novidades pelo insta e por aqui.

Para ouvir: uso o Spotify, mas vocês encontram em outras plataformas também.

books unbound

O Books Unbound é um podcast feito por duas canadenses: Ariel Bissett e Raeleen Lemay. A Ariel tem um canal que amo acompanhar desde sempre e a Raeleen tinha um canal bem legal, mas não é mais atualizado. Hoje em dia ela compartilha suas leituras no podcast e no instagram. 

O podcast é em inglês e infelizmente não é um formato que dá pra legendar, mas se você tem conhecimento do idioma e/ou quer melhorar seu entendimento, super recomendo que vocês acompanhem. Os episódios duram aproximadamente uma hora e o tempo passa voando. No momento estou no quinto episódio e uma coisa que acho muito legal é que elas sempre compartilham qual foi o último livro que elas leram, compraram e qual é a leitura do momento. Além disso, os seguidores pedem sugestões de livros e é muito interessante e divertido ouvir elas dando essas dicas. Todas as vezes me peguei pensando quais livros eu iria recomendar se tivessem perguntado pra mim. Inclusive fiquei com vontade de fazer algo desse tipo lá no canal ou em algum outro formato. O que vocês acham?

Books Unbound no momento tem 13 episódios disponíveis e elas estão atualizando semanalmente nas terças. Vocês podem acompanhar as novidades pelo insta @books_unbound e também pelo perfil pessoal da Ariel e da Raeleen.

Para ouvir: uso o Spotify, mas vocês encontram em outras plataformas também.

Vocês têm o costume de ouvir podcasts diariamente? já acompanhavam alguns desses que indiquei? Me contem aqui nos comentários o que acharam dessas dicas e me deem algumas dicas também. Vou amar conversar mais com vocês sobre o assunto. Estou tão empolgada com esse formato que confesso que fiquei com vontade de criar um também.

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Comente!

24 comentários em “3 PODCASTS LITERÁRIOS PARA ACOMPANHAR”

  1. Ei Mel, eu amei muito o post. Acompanho podcast sobre questões polêmicas da vida, política, e até aqueles de histórias “quentinho no coração”, e há tempos sinto vontade de acompanhar podcasts literários mas precisava de indicações boas. Muito obrigada pelo post e ja estou seguindo e ansiosa para ouvir os canais que você indicou.
    Ah, esqueci de falar! Os podcasts que eu acompanho são: Love + Radio, Mamilos, Radiolab e Um milkshake chamado Wanda (caso você tenha interesse hahaha ;)
    Beijos 😚

    1. Fiquei muito feliz em saber que gostou do conteúdo desse post e que vai acompanhar esses podcasts. Eu tô amando entrar mais nesse universo e adorei que você compartilhou aqui os que você acompanha. Já vou anotar aqui pra conhecer eles aos poucos ♡
      Obrigada pelo carinho :*

    1. De forma geral, acho que dá pra dizer que são tipo resenhas, sim, mas acho que vai muito mais além do que isso, sabe? A Gabi, por exemplo, levanta muitas reflexões e indica leituras complementares. As mulheres do Books Unbound conversam sobre livros sem necessariamente fazer uma resenha e ainda indicam livros de acordo com pedidos dos seus seguidores…cada um é muito único e acho que a melhor forma de você entender vai ser ouvindo pelo menos um episódio de cada mesmo hehe :)

  2. Eu nunca tive o costume de acompanhar um podcast, só ouvi um que você participou hehe mas estou anotando as suas dicas, Mel. E como sempre as suas fotos ficaram lindas. 🧡

    1. Aaaah fiquei feliz que ouviu minha participação no podcast das Desqualificadas ♡
      Espero que você se anime para acompanhar esses aí porque são incríveis *-*
      Muito obrigada pelo carinho ♡ feliz em saber que gostou das fotos :*

  3. Oi Mel! Sou novata nessas idéias de podcasts em geral, mas um podcast sobre livros me deixou inspirada S2 É o tipo de plataforma que não utilizo muito mas me instigou a pesquisar os @ citados. Obrigada pela dica!;

    1. Eu também sou novata e adiei muito essa minha “entrada” nesse universo, mas estou AMANDO e vou compartilhar sempre que possível para incentivar mais pessoas a se aventurarem nesse tipo de conteúdo também hehe
      Torcendo pra você curtir as minhas dicas desse post ♡

  4. Mel, eu escutando podcasts, mas não tinha conhecimento de nenhum literário.
    Confesso que agora fiquei curiosa para ouvi-los. Obrigada pela dica <3
    ps.: adoraria se você fizesse o seu próprio, pois sua voz é muito calma e és muito divertida também!

    1. Fiquei feliz em saber que ficou curiosa pra conhecer esses podcasts maravilhosos :) torcendo muito pra você curtir.
      E fiquei feliz em saber que você acha que seria legal eu ter um podcast. Confesso que vontade eu já tenho hehe só falta coragem e um projetinho pra fazer algo mais organizado :P

  5. Oi, Mel
    Amei as recomendações 💜
    Já conhecia o Wine About It, e vou procurar escutar os outros!
    Se ainda não conhece, recomendo o Quarta Parede, que é feito pela Anna Lívia Marques e a Larissa Siriani
    Um abraço 💜

    1. Ainda não ouvi o Quarta Parede, mas já quero! Obrigada pela dica :D
      Torcendo pra você curtir Uma leitura toda sua e o Books Unbound também :*

  6. Amo podcasts, mas nem de longe ouço tanto quanto gostaria – uma das minhas metas esse ano é me dedicar mais a eles, aliás. Dos que você citou eu só conhecia o Wine about it, vou pesquisar os outros também 😊 Um que eu gosto bastante de acompanhar é o The lavendeire lifestyle, da Aileen! E acho que um podcast seu seria mega bacana, se você decidir fazer 🖤

    1. Aaaah que demais! Vou procurar esse podcast, chuchu! Eu tô só nesses por enquanto, mas vai ser ótimo acompanhar um que não seja literário também :)
      :*

  7. Oi, Mel!
    Adorei as dicas. É sempre legal ter diferentes meios para falar sobre literatura.

    Não sei se conhece, mas o Grifa podcast é produzido por duas mulheres muito interessantes, que abordam o conteúdo de livros teóricos sobre feminismo. É bem legal e ajuda muito quem quer se inteirar mais no tema.

    Beijos! =)

    1. Oi :)
      Feliz que curtiu as dicas! Eu tô bem empolgada com esses podcasts :)
      Eu ainda não ouvi o Grifa, mas acompanho a Isa Attab e depois quero ouvir com calma. Obrigada pela dica ♡
      :*

  8. Mel, acredita que eu estava pensando em Podcast Literários hoje pela manhã? Aí, agora tarde lembrei que fazia um bom tempo que não acessava seu blog (estava com saudades) e vim aqui dar uma olhada nos seus posts e encontrei o que eu tava procurando rsrsrs. Amei as dicas e amei as fotografias também! O conteúdo que você produz me faz tão bem, seja vídeo ou texto , aquece a alma. Obrigada por isso!

    1. Ai que legal saber que encontrou por aqui o que estava procurando ♡
      E fiquei feliz que conseguiu tirar um tempinho pra acompanhar meus posts por aqui :)
      Obrigada pelo carinho e por me acompanhar nos meus diferentes cantinhos da internet :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Rolar para cima