Esse ano resolvi trazer novamente para o meu dia-a-dia um projeto que marcou meu 2011: 365 dias de fotos. Como o próprio nome já dá a entender, ele consiste em tirar pelo menos uma foto diariamente ao longo do ano. Apesar da fotografia já fazer parte da minha rotina e ter muitos registros “aleatórios” que amo ficar revendo de tempos em tempos, estava sentindo falta de ter um projeto fotográfico para focar.
Diferente de quando fiz em 2011, dessa vez não irei compartilhar as fotos diariamente (naquela época postava todas no flickr). Minha ideia é compartilhar as sete fotos em carrossel no instagram aos domingos e um pequeno diário resumindo a semana e incluindo algumas das fotos que ficaram de fora do projeto no Cozy Rainy Days.
Porém, já faz um tempo que me sinto insegura em relação as redes sociais e em como nós estamos vulneráveis ao que os donos das plataformas podem decidir fazer com elas. Volta e meia me pego pensando “e se o instagram/youtube/substack deixar de existir? se forem banidos do Brasil?” ou “e se o substack mudar a forma com que funciona e se tornar um lugar não muito bom de criar/compartilhar conteúdo?”. A grande vantagem das redes sociais é que as pessoas já estão lá e muitas vezes o conteúdo chega até elas sem grandes esforços, enquanto aqui no blog as pessoas precisam lembrar de entrar (será que alguém ainda usa a aba de favoritos do navegador para salvar os blogs?). O único lugar que me sinto mais segura de que não perderei meu conteúdo é o blog. Então, por mais que seja meio repetitivo, decidi que trarei o pequeno diário semanal das fotos aqui pro blog também.
Decidi abrir o projeto com uma foto do primeiro chá & primeiro café do ano. É algo que normalmente já registraria então achei que seria a melhor forma de começar esse ano fotográfico. Na foto também aparece o Walden, ou a vida nos bosques (H. D. Thoreau), livro que escolhi para ser minha primeira leitura do ano.
Para minha alegria (e inspiração), o dia estava nublado então aproveitei para registrar o céu também.
Outro “projeto” que decidi trazer para meu ano é de voltar a registrar minha vida com palavras além do one line a day. Inclusive não quero me prolongar muito nesse tópico agora, porque estou me organizando para fazer uma postagem focada nisso em breve.
A capa do journal é com a obra A Primavera, de Botticelli.
No dia 03, decidi que iria fazer o registro quando estivesse fazendo skincare. Acho que a foto ficaria mais legal se estivesse usando uma máscara facial com uma cor mais escura (tipo a mask of magnaminty da lush que é verde), mas como a ideia é registrar a vida mesmo, a foto ficou assim.
Essa máscara que estou usando (e amo) é da The Body Shop. Uma marca que já faz anos que uso e que, infelizmente, começou 2025 avisando que está encerrando suas atividades no Brasil.
Gostei muito dessas duas fotos também. Inclusive quase selecionei a da esquerda para ser a foto do dia.
Comecei o quarto dia registrando um livro lindo que tinha lido no dia 03, mas, no final das contas, a foto do dia foi outra. Como fomos passar a tarde na livraria da Travessa, acabei encontrando vários títulos interessantes e trouxe três livros para casa. Por conta desse passeio que marcou o nosso dia, fez muito mais sentido para mim que a foto do dia fosse dos livros que conheci/comprei no dia e não do livro que li no dia anterior. As fotos foram feitas à noite e amei o resultado. Não tenho o costume de fotografar nesse período porque sempre dou preferência para luz natural, mas, novamente, nesse projeto com certeza irei fazer mais fotos fora da minha zona de conforto já que a ideia é fazer mais registros da minha vida. Inclusive, as minhas fotos favoritas dessa primeira semana foram as desse dia.
Fiquei tão empolgada com essas “descobertas” literárias que a minha vontade era poder parar tudo pra ficar lendo. Inclusive um deles já começou a ser rabiscado por mim ontem mesmo depois de ter feito essas fotos.
Os livros acima são: Remarkable Trees / At the pond / Philosophy of the house (edição em português)
Enquanto estava escrevendo esse post lá no substack, percebi que teria que incluir a foto do dia nele. Ok, na verdade poderia deixar sem, mas por questão de organização, queria que a foto de domingo também estivesse na primeira postagem sobre o projeto. Então resolvi registrar como a minha mesa estava no momento em que escrevia. Inclusive da pra ver na tela que a página está aberta exatamente no trecho acima sobre o quarto dia do ano.
Um detalhe que não comentei, mas que dá para observar nesse post, é que estou tentando fazer com que todas as fotos do projeto sejam horizontais. Por conta das redes sociais, mais especificamente o instagram, nos últimos anos estava focando em fazer registros no formato vertical para se encaixar melhor tanto no feed quanto nos stories. Já fazia um tempo que estava me sentindo incomodada com isso então está sendo um exercício bem interessante focar em fazer e selecionar registros no modo paisagem para o projeto.
No substack e no insta recebi muitos comentários incríveis e que me deixaram muito inspirada e motivada em compartilhar esse projeto. Espero que esse post inspire mais pessoas a registrar a vida também.
Muito obrigada por estar aqui :)
6 comentários em “365 dias: semana 1”
tão gostoso registrar o cotidiano né? queria não ficar tão imersa na correria a ponto de conseguir fazer isso mais vezes e participar de um projeto desses :) mas por enquanto vou me contentar em ver os registros dos outros (o que já me alegra muito!).
adorei os seus, inclusive ♥
Que projeto legal, Mel. Não ando registrando muito o dia-a-dia da vida atualmente (e olha que gosto muito de fotos). Mas fiquei inspirada para fazer isso depois de ler sua postagem. ^^
Achei lindos os seus registros!
Que projeto legal e que bom que você resolveu compartilhar os conteúdos por aqui e não só nas redes. Acho que com toda essa questão que tá rolando com as redes sociais agora vai ser muito massa se as pessoas migrarem para outras plataformas tipo blogs e tals.
E respondendo sua pergunta, sim ainda tem pessoas que salva na barra de favoritos os blogs que mais gostam pra poder acompanhar. Eu sou uma dessas rsrs
Amo seus registros!
Esse post veio junto com uma nostalgia de relembrar a época dos projetos fotográficos. Lembro que já participei do 100 happy things há alguns aos e adorava, era uma forma de visualizar os pequenos momentos de felicidade do dia a dia.
Fiquei com vontade de participar desse também, mas não vou me comprometer por conta da minha rotina, pois seria difícil seguir. Mas fiquei com vontade de tentar colocar em prática um outro projeto em que eu te acompanhava também, que era o de uma foto por semana, esse acho que fica mais fácil heheheh.
Como sempre suas fotos estão inspiradoras, Mel. Obrigada por compartilhar um pouquinho de inspiração e do teu dia <3.
Mel, obrigada por trazer esse conteúdo pro blog!! Estou tentando ficar mais offline das redes sociais, e tem sido um alívio poder consumir conteúdos que não estejam ligados a feeds e algoríritmos. É bem o tipo de conteúdo relaxante e slow que me lembra da época antiga da internet. E esse projeto fotográfico e tão a sua cara! Lembro que eu ja te seguia quando você fazia no Flickr e depois no Instagram também, vou amar acompanhar o novo projeto desse ano. Um beijo ♥