Nem acredito que essa semana concluí o primeiro mês e iniciei o segundo do projeto 365 dias de fotos. Apesar da minha vontade de que esse seja um projeto leve, e de já ter o hábito de registrar o meu cotidiano, não tem como negar que transformar esse hábito em um projeto que compartilho publicamente, trouxe um “pequeno peso” para ele. Tenho receio das minhas fotos começarem a ficar muito parecidas (principalmente porque no momento estou com novas limitações na rotina), mas refletindo sobre isso, percebo que talvez seja uma preocupação provocada por essa pressão que há anos existe nas redes sociais de estarmos sempre criando coisas novas e seguindo tendências. Enfim, comecei esse post com um pequeno desabafo, mas agora vamos as fotos da semana 5/52. 

27.01.2025

Como disse no post da semana 4, em janeiro a leitura conjunta do catarse foi Cartas a um jovem poeta do Rainer Maria Rilke. Como a conversa foi no dia 30, aproveitei para revisitar mais algumas anotações e passagens na manhã da segunda-feira (acompanhada de chá, claro).

28.01.2025

Infelizmente o registro do dia 28.01 me deixa frustrada e chateada, mas faz parte. Ganhei essa câmera de presente do Beni. É uma câmera digital que faz fotos no estilo analógico. Ela é super leve e fácil de levar na bolsa, então ia ser fácil manter ela por perto para tirar fotos sem usar o celular e sem precisar carregar o peso da câmera que uso para trabalhar. Gravei um unboxing (postei aqui) e, logo depois de compartilhar, fui fazer a atualização do firmware seguindo o passo-a-passo do site oficial da câmera. Na mesma hora que iniciei o processo, deu um bug e a câmera quebrou (verifiquei em fóruns que infelizmente isso aconteceu com vários clientes). Entramos em contato e, depois de muitas trocas de emails, eles falaram que só poderiam repor a minha câmera (enviando uma nova) se eu tivesse endereço nos Estados Unidos. Ou seja, fiquei sem câmera antes mesmo de ter a oportunidade de usá-la.

Agora estou na torcida para encontrar outras opções de câmeras desse tipo porque simplesmente amo a ideia de ter uma câmera digital compacta e leve pra levar comigo no dia-a-dia. Entendo a praticidade de fazer fotos e vídeo com o celular, mas quero depender cada vez menos desse aparelho.

29.01.2025

Acho que essa foi a minha foto favorita da semana. Eu amo tanto esse chaveiro do Snoopy. Além de ser de um personagem que amo e que me acompanha desde criança, ele é muito fofinho, a cor é diferente do tradicional e ele sempre vai me lembrar da viagem em família que fizemos em 2024. Falando nessa viagem, logo mais vou compartilhar por aqui mais fotos e lembranças dos dias que passamos no Japão.

30.01.2025

Mesmo fora de foco, o livro das cartas de Van Gogh esteve presente em todas as semanas do projeto até agora. Acho que vai acabar virando uma constância ao longo do ano. Já quero ver como vai ficar reunir todas essas fotos em uma postagem no ano que vem.

31.01.2025

Em 2024, iniciei um projeto de leitura anual de calhamaço com o grupinho do catarse. Ao longo do ano passado lemos (e amamos) O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas). Foi uma experiência tão legal que decidimos repetir a experiência com outro calhamaço. Em 2025 leremos David Copperfield (Charles Dickens). Vai ser uma releitura pra mim (li em 2022/2023) e já estou gostando muito de reencontrar alguns personagens e perceber coisas que não lembrava ou que não notei na primeira leitura. Reler livros é sempre uma experiência muito interessante.

Comprei essa barra de chocolate natalina no sábado (24.01) depois de fazer um trabalho pra Tutu, mas só abri no dia 31 quando peguei meu chá pra ler um pouco de David Copperfield. Achei a embalagem fofa demais e tô amando que mais marcas estão fazendo collabs com o Snoopy.

01.02.2025

Sábado depois do almoço, fomos com a Yas e com o Ricardo no The Coffee da 414 Sul. Estava tendo uma comemoração fofa de 3 anos que aquela unidade estava ativa e aproveitei para registrar um pouquinho desse passeio.

Yas, Beni, eu e Ricardo

Depois do The Coffee passamos na Daiso e essas foram as comprinhas que eu e o Beni fizemos. Esse mochi de melão é delicioso! Compramos em uma loja que fica na frente da Daiso, mas não lembro do nome dela agora. Ela me lembra um pouco as lojas de comidinhas japonesas do Mercado Municipal de Curitiba.

02.02.2025

Domingo foi um dia pacato. Depois de responder alguns comentários aqui do blog e visitar/comentar outros blogs, peguei A doceria mágica da Rua do Anoitecer (Hiyoko Kurisu) para ler. Sinto que será uma leitura bem tranquila e que vai me deixar com mais saudade ainda do Japão.

Comecei a escrever esse post no dia 03.02 e somente hoje, 29.03, ele está sendo finalizado. Apesar de estar mais de um mês atrasada, vou tentar retomar com as postagens semanais do projeto aqui no blog porque, além de ser um conteúdo que estou amando fazer, sei que é algo que vou revisitar e ficar grata por ter feito.

Muito obrigada por estar aqui :)

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Comente!

2 comentários em “365 dias: semana 5”

  1. Oi, Mel! Por favor, continue sim a fazer as postagens do projeto aqui no blog! Eu vou amar acompanhar—até porque eu deletei permanentemente meu instagram, então não queria ficar sem ver as atualizações do projeto, fora que sinto que consigo aproveitar mais as imagens e absorver o conteúdo com mais calma aqui pelo blog. Nunca comi mochi de melão, mas se for parecido com aquele sorvete Melona sei que vou gostar! Beijos <3

  2. Oi, Mel!
    Essas postagens estão uma delícia, mesmo… E se a gente acha isso, imagino o quanto a Mel do futuro vai achar ainda mais…
    Que triste o que aconteceu com sua câmera nova :( Achei essa política deles bem injusta, espero que você encontre uma alternativa nova – também sinto muita falta dr andar com uma compacta, era mais legal fotografar com elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima