A voz da sereia volta neste livro (Amanda Lovelace)

Em 2017, quando comecei a me interessar por livros de poesia no estilo Outros jeitos de usar a boca (Milk & Honey), acabei encontrando o primeiro livro da Amanda Lovelace e ela imediatamente ganhou um espaço na minha lista de leituras favoritas.

A Editora Planeta acabou de trazer para o Brasil A voz da sereia volta neste livro, terceiro e último livro da série “as mulheres têm uma espécie de magia“. Muito provavelmente vocês já ouviram alguém (tipo eu) falando sobre porque, além do conteúdo incrível, os nomes são bem marcantes (a princesa salva a si mesma neste livro, a bruxa não vai para a fogueira neste livro e a voz da sereia volta neste livro).

Todos os livros são compostos por vários poemas bem pessoais sobre a vida da Amanda. Neles ela compartilha sua história sem omitir detalhes delicados e tristes como abuso de crianças, violência doméstica e com armas, agressão sexual, distúrbios alimentares, automutilação, suicídio, traumas, álcool…

Em a voz da sereia volta neste livro, a Amanda trata de assuntos muito delicados e sensíveis (como aqueles que mencionei ali em cima), mas também fala sobre superação e, claro, não se calar. Ela divide seus poemas em quatro partes: (I) o céu; (II) o naufrágio; (III) o canto e (IV) a sobrevivente. E, em cada uma dessas partes, fui surpreendida por suas palavras tanto por me identificar com algumas delas quanto por conseguir visualizar pessoas que conheço e que passaram por situações semelhantes.

Foi uma leitura muito rápida, mas ao mesmo tempo muito intensa e carregada de sentimentos. Em muitos momentos sentia como se estivesse conversando com uma amiga que estava me dando conselhos de acordo com as suas experiências de vida.

“num dos nossos diversos mundos havia uma menina que não sabia lidar com a imensa tristeza e confusão de alguns momentos da vida, então ela se aproximou de uma de suas estantes abarrotadas, ficou na ponta dos pés & implorou aos inúmeros livros, de lombadas gastas e tão adoradas, ‘tudo o que eu mais queria neste mundo era ser um de vocês’. milagrosamente os livros ouviram. aliás, não só ouviram. daquele dia em diante, pegaram a menina e a criaram como se ela fosse um deles. toda noite, enquanto ela deveria estar dormindo, sua nova família a colocava dentro dos contos de fadas sobre princesas & bruxas & sobre as criaturas fantásticas preferidas dela: as sereias”. (a voz da sereia volta neste livro – página 23).

Nesse livro, uma coisa que chamou muito a minha atenção foi que, diferente dos outros dois, encontramos não só a voz da Amanda, mas também de outras mulheres. Na quarta parte (a sobrevivente), intercalado com seus poemas, encontramos poemas escritos por outras 13 mulheres  (além de uma pequena apresentação escrita pela Lang Leav). Algumas eu já conhecia, outras não, mas o que eu mais amei nisso, foi a mensagem que essa união me passou: precisamos nos apoiar mais. Precisamos conversar mais. Precisamos compartilhar e ressignificar nossas experiências.

Muitas pessoas passam por experiências semelhantes, mas cada uma reage de uma forma única. E lendo todas essas mulheres compartilhando suas vozes, suas experiências, me fez pensar no quanto estamos conectadas. E isso é incrível.

Eu amei a conclusão dessa série e sei que com certeza irei reler, indicar a compartilhar várias vezes. Esse é o tipo de livro que acrescenta muito na vida do leitor. É claro que é preciso tomar cuidado com os assuntos delicados tratados (acho muito legal o cuidado da Amanda de incluir a página com a lista de possíveis gatilhos), mas é um livro importante para ler em algum momento da sua vida.

Essa semana liberei um vídeo no canal falando sobre o livro. Foi uma resenha em vídeo então o conteúdo em si não é tão diferente desse post, mas também incluí algumas páginas que chamaram a minha atenção e mostrei alguns detalhes do livro.

Espero que vocês tenham gostado do post e que tenham se animado para conhecer o trabalho incrível da Amanda. Quero aproveitar para agradecer mais uma vez a Editora Planeta pelo convite para trabalhar na divulgação desse livro tão especial pra mim. Obrigada por confiar em mim e no meu trabalho. E também quero agradecer a todos vocês que me acompanham e que tiram um tempinho do dia para ouvir minha voz (seja em vídeo ou em textos).

Obrigada por tudo e até o próximo post :)

ps: esse post foi patrocinado, mas as minhas palavras e opiniões são sempre sinceras. Só divulgo marcas e produtos que realmente amo e recomendo.

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Comente!

9 comentários em “A voz da sereia volta neste livro (Amanda Lovelace)”

  1. Adorei Mel 😍😍 estou lendo Os Bridgertons da Julia Quinn..tô encantada. Acho que você iria amar , além do fato de se passar em Londres a história haha

  2. Mel, eu amo demais as tuas resenhas de livro escritas! Elas sempre me inspiram de algum modo, sejam as fotos sempre impecáveis, o teu jeito de escrever a resenha, as reflexões no meio dela!
    Foram as tuas resenhas incríveis de livro que fizeram com que eu começasse a resenhar livros no meu blog também e esse sentimento de admiração nunca passou!
    Linda demais essa resenha! Parabéns!

    Beijão!
    BLOG COISA E TAL

  3. Mas esse blog está muito fofinho!
    [super te entendendo na mudança, e até criei outro também, algo que eu queria fazer toda vez que assistia Marley & Eu]

    A Amanda Lovelace tem muito o dom de escrever de um jeito fofo porém real, e isso é o que mais amo nos livros dela. O meu preferido era o primeiro, mas ainda não li esse, então vai que eu mude de opinião, hehe [vou esperar para comprar na promoção].
    O trecho do livro que você compartilhou é incrível!, não é a toa que Amanda é uma de minhas autoras preferidas <3

  4. Que livro incrível e que fotos liiiindas, pin, amei tudo!
    Já li os dois por indicação sua, adorei e quero urgentemente ler esse!
    Como sempre encontrei por aqui muita sensibilidade, inspiração e uma indicação maravilhosa, amo o seu trabalho.
    Beijinhos e continue nos encantando!

  5. Mel, sou doida pra ler esses livros e essa resenha só me deixou ainda mais animada <3 Aliás, preciso te dizer que seu novo espaço na blogosfera (amo pessoas que são do tempo desse termo haha) me deixou bem animada pra investir pra valer na criação do meu cantinho na internet, depois de ter passado a adolescência dividindo blogs com amigas hihi (ah, as memórias!). ele ainda tá ganhando minha carinha, mas não vejo a hora de compartilhá-lo com pessoas quentinho no coração como você. Muito ansiosa pra ver os próximos conteúdos desse blog ❤️ Beijo, beijo!

  6. Ai Mel sem palavras pra descrever o quanto eu quero começar essa triologia, esse post me animou ainda mais pra ler.
    Eu tmb queria começar a ler poesia so que fico meia em duvida.

    Ps:as fotos estão lindas❤
    Ps de novo sks: nn cheguei tão atrasada hj sks.

  7. O vídeo e o post estão lindo *-* eu nem gosto tanto assim de livros e poesias, mas, depois dessa citação sobre os livros e sua resenha encantadora, fiquei com vontade ao menos conhecer essas poesias sobre sereias, Mel!

  8. OMG,lendo essa resenha só penso que PERFEIÇÃO é tão bom.Agora eu pirei de vez ao ler esses titulos “a princesa salva a si mesma neste livro” e “a bruxa não vai para a fogueira neste livro”,eu vi justamente quando li esse blog e meu Deus não acredito que o vi e não os comprei (era cada livro por 10 reais) e omg ainda vou compra-los. Simplesmente perfeito.

  9. Eu to bem animada para ler a série *.* Estou com esperanças de conseguir ler ao menos o primeiro volume ainda esse ano! O post ficou um amor, dá para sentir o quanto você ama esses livros <3 E as fotos ficaram lindas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima