Quero começar esse post reforçando que ninguém deve se cobrar para ter um ritmo de leitura igual ao de outra pessoa (principalmente se for em relação a alguém que lê muito e que trabalha com livros). Cada um tem o seu ritmo, o seu gosto e a sua forma de aproveitar a leitura. E essa é uma das belezas dos livros.

Nas primeiras semanas do isolamento social, comecei vários livros e muitos deles, apesar de estar gostando, não terminei até agora. Sei que isso incomodaria algumas pessoas (talvez até me incomodasse no passado), mas posso dizer de coração que está tudo bem. Estamos vivendo em uma situação completamente nova e assustadora, mas mesmo que não estivéssemos, também estaria tudo bem não conseguir ler tanto quanto gostaria.

Não adianta nos cobrarmos para levar a vida como se nada estivesse acontecendo, da mesma forma que não adianta nada nos desesperarmos diante da situação. Precisamos tentar encontrar um equilíbrio e fazer o que estiver ao nosso alcance tanto para ajudar o mundo quanto para nos ajudar a passar por isso.

Já indiquei aqui no blog 5 livros para rir e relaxar e hoje vou indicar mais alguns livros. Dessa vez os títulos que separei têm em comum o fato de serem compostos por histórias curtas. Achei que seria legal indicar livros assim porque eles não demandam tanto tempo quanto um romance, então, são ótimos para quem quer continuar lendo um pouquinho por dia, mas não está empolgado para dedicar muita atenção para uma história longa.

Modern love é um compilado de histórias reais de diferentes tipos de amor que foram publicadas na coluna Modern Love do New York Times. Ele acabou de ser lançado aqui no Brasil pela editora Rocco então se você estava esperando a versão brasileira, o seu tempo de espera acabou (yay!). Ah, e pra ficar melhor ainda, está disponível tanto na versão física quanto na versão digital (e-book).

Esse livro/coluna inspirou a série da Amazon Prime que tem esse mesmo nome (já vi, amei e recomendei). Cada um dos oito episódios dessa primeira temporada foi inspirado em uma dessas histórias, mas, como no livro tem 42, você vai ter a oportunidade de ler as inspirações para os episódios da segunda temporada (e possivelmente terceira/quarta).

Tudo que é belo também é um livro cheio de histórias reais e que está disponível tanto em e-book quanto na versão física.

São textos que foram inicialmente contados em encontros do The Moth, um grupo sem fins lucrativos fundado em 1997 dedicado a arte de contar histórias.

Nesse livro encontramos 45 histórias reais contadas por pessoas famosas e anônimas de diferentes áreas, idades…enfim, são histórias únicas e cada uma tem a sua beleza. Comecei a ler esse livro há alguns anos, mas ainda não terminei. Estou pensando em reler do começo para matar a saudade e ver como essas histórias vão me fazer sentir nesse momento.

Vitorianas Macabras foi uma das minhas leituras mais recentes (fiquei tão empolgada que cheguei a comentar um pouco sobre ela lá nos meus stories na semana passada). Ao contrários dos outros livros que separei para indicar nesse post, os contos dessa antologia são de terror (e felizmente são de ficção hehe).

Esse é um dos três títulos de estreia do Macabra, o novo selo da Darkside. Esse livro não tem – pelo menos enquanto esse post está sendo escrito – versão digital, mas é claro que a edição está impecável e segue o padrão Darkside Books. Além dos 13 contos escritos por 13 autoras da era vitoriana, esse livro traz um material extra incrível que inclui uma pequena biografia da Rainha Vitória e de cada uma das autoras, uma contextualização da era vitoriana com direito a um pequeno “tour” pela Londres Vitoriana e suas bizarrices e, pra fechar, dicas de filmes e fotos macabras.

Logo que finalizei a leitura desse livro, já comecei a ler a Antologia Macabra que também é um livro de contos, mas dessa vez escritos por autores como Stephen King e Clive Baker (são 13 autores e 12 contos). Apesar de não se encaixar na lista de indicações desse post, vou fazer uma menção honrosa ao terceiro lançamento desse selo que é o Medicina Macabra que já está aqui na minha estante aguardando pra ser lido.

O infame clube vitorianos das mulheres livres já foi mencionado aqui no blog quando falei sobre coisas felizes que tinham me acontecido. Comecei a ler esse livro há algumas semanas e, apesar de ainda não ter terminado, já quis incluir nesse post porque está sendo uma leitura muito divertida. É um livro nacional de ficção, no formato de coluna de jornal, que conta histórias de mulheres que se sobressaíram em diversas áreas e de diversas maneiras na era vitoriana. Já li vários contos e posso dizer que todos eles me fizeram sorrir em algum momento.

Todo mundo tem uma primeira vez é uma antologia nacional de contos jovem adulto que abordam diferentes primeiras vezes. Enquanto lia esse livro eu ri, chorei, fiquei com o coração quentinho, me emocionei…enfim, foi uma experiência muito legal. Ele está disponível tanto na versão física quanto em e-book (e no dia em que esse post está sendo publicado, ele está em promoção).

Alerta de risco é uma antologia que reúne contos de diferentes, temas, tamanhos (alguns têm uma ou duas páginas!) e épocas escritos por um dos meus autores favoritos da vida: Neil Gaiman (é claro que não poderia faltar ele nessa lista, né?).

Já tenho um carinho muito grande por esse livro por ser do Gaiman, mas tenho mais ainda por ter sido um livro que li em conjunto com vários de vocês no ano passado. Foi muito especial conversar sobre os contos e ver como cada um tinha se sentindo durante a leitura.

Esse livro maravilhoso está disponível tanto na versão física quanto em e-book.

E pra fechar esse post, quero indicar uma das minhas leituras do momento: Winnie-the-Pooh (Ursinho Pooh). Esse livro é na verdade dividido em capítulos, mas cada um deles narra uma aventura diferente então dá pra considerar que ele é composto por várias histórias curtas.

O Ursinho Pooh marcou a minha infância então ler esses livros e ver essas ilustrações lindas estão me deixando nostálgica, inspirada e com o coração quentinho. Esses dois livros já foram publicados aqui no Brasil, mas só estão disponíveis na versão física: Ursinho Pooh e Ursinho Pooh constrói uma casa.

Caso alguém queira essas edições iguais as minhas: Winnie-the-Pooh e The House at Pooh Corner.

Espero que vocês tenham gostado desse post e dessas dicas. Vou adorar saber o que vocês acharam e pegar mais dicas de livros nesse estilo com vocês aqui nos comentários.

Todos os links da Amazon que inclui nesse post são de associados. Isso significa que ganho uma pequena comissão por compras feitas por qualquer um desses links (mesmo que não sejam dos livros que estão linkados). Quero aproveitar para agradecer mais uma vez a todos que compram pelos meus links. Isso me ajuda muito e sou muito grata por esse apoio.

Melina Souza

Melina Souza

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Comente!

24 comentários em “6 LIVROS PARA LER RÁPIDO”

  1. Seus post são uma verdadeira lareira ascesa, com um bom chá e um excelente livro para acompanhar 🥰🥰 Obrigada por tanto amor compartilhado.

  2. Post lindo como sempre! Fotos maravilhosas, composição maravilhosa!
    Realmente é um momento muito delicado, e afeta em todos os aspectos até mesmo nas coisas que gostamos, como a leitura!
    Tenho tido severa difículdade em finalizar as leituras, estou uma ressaca de livros fora do normal… Mas esse post, assim como todos os outros trouxe um momento de paz e deixou meu coração quentinho, para focar no que eu mais gosto que é a leitura. Afinal, sempre vão existir momentos bons e ruins , com suas devidas proporções mas precisamos nos centrar naquilo que faz bem pra pensar com clareza e atrair o que é bom!

    1. Muito feliz que gostou do post ♡
      Eu me diverti e me senti muito bem fazendo ele em todas as etapas (escolhendo os livros, fazendo as fotos, selecionando, editando, escrevendo…) e saber que ele te trouxe um momento de paz e deixou o coração quentinho me fez ficar mais feliz ainda :)
      Ressaca literária por si só já é uma coisa normal, mas nessa época que estamos vivendo, é mais normal ainda. Torcendo pra logo que você se sentir inspirada, encontre alguma leitura incrível pra fazer.
      :* e um restinho de semana lindo pra você

  3. Jennifer Oliveira

    Oi, Mel!
    Amei muito o post e as dicas. As fotos sempre ocupam um lugar essencial! Fazem com que eu me sinta ai pertinho desse aconchego mesmo estando no aconchego de Brasília (talvez tenha ficado confuso kkk)

    Li o Alerta de Risco em conjunto com você e foi uma experiência linda! Obrigada pelo carinho e pelo post, estou sempre aqui para receber essa dose de carinho quentinho.
    Noite mágica pra você!

    1. Tão feliz em ler seu comentário :)
      Eu amo pensar nas fotos dos posts então me sinto abraçada quando falam que gostaram dela e que conseguem sentir o aconchego e amor que coloco em cada uma delas ♡
      Foi tão especial ler Alerta de Risco com você e o pessoal no ano passado. É uma experiência que sempre vou lembrar com muito carinho :)
      Obrigada pelo comentário fofo! Meu dia já começou mais feliz depois de ter lido ele :*

  4. Seu blog , suas fotos e vídeos são acolhedores , um carinho , que em tempos atuais é importante e necessário , feliz daqueles que conseguem sentir o mesmo que eu com seu trabalho ! beijão e que continue tendo muitas inspirações 🥰🙏

    1. Muito muito muito obrigada por esse comentário ♡
      Suas palavras foram como abraços quentinhos cheios de carinho :)
      Fiquei feliz :*

  5. Amei o post, as fotos e, é claro as indicações! Esses do Ursinho Puff são perfeitos e tão lindos, amei demais!
    Assistir Modern Love com você foi mágico demais, alías, tudo que se refere a você enche meu coração de amor, que benção estar dividindo com vocês essa quarentena.
    Ah, e como vc tem visto, tenho lido bastante, adorei a Última Festa e já to terminando Tudo pelo amor dele, na lista tem muitos que vc indicou e já estão na minha mesa de cabeceira, vc sempre acerta, só tenho que me policiar pq também tenho muitos livros pra ler do meu curso e assistir séries e filmes com você tornou-se prioridade!
    Te amo demais!

    1. Mainha linda, eu amo ver você lendo e se empolgando com as leituras :)
      E estou amando assistir séries e filmes com você. Nem acredito que já chegamos na segunda temporada de Gilmore Girls hehe
      Te amo ♡
      :*

      1. Sim, e pensar que em cada temporada tem 21 episódios, né? Mas vamos que vamos, é muito legal, ainda mais nesse friozinho de Outono ficar assistindo a todas esses episódios divertidos junto com você! To no céu!
        Te amo muito!

  6. Estou louca pra comprar essas edições do Pooh, eu falo pro meu marido que nossa filha vai ter que aprender inglês logo pq só compro edições em inglês hehehe, mas como digo, não é só ler um livro e sim toda uma experiência de leitura ;)
    Eu andava muito desmotivada para ler, mas agora com a quarentena, acho que por estar sobrecarregada com outras coisas que estou mais animada pra ler, comecei relendo um livro que amo então acho que isso acabou me animando :)
    :*

    1. Esse seu comentário me lembrou que há muito tempo li um artigo que fala que é muito bom ensinar o inglês (ou outro idioma) além da língua materna para os filhos quando eles ainda não novinhos. Quanto mais cedo o contato com o idioma, melhor. Então acho que a sua filhinha vai conseguir aproveitar muito bem a sua biblioteca cheia de edições lindas em inglês ♡
      E essas edições do Pooh são lindas demais. Às vezes pego para ficar admirando hehe
      Qual livro você está lendo no momento? :)
      :* e bom final de semana

      1. Bom saber disso, vou pesquisar para saber a partir de que idade ela já pode aprender, depois que comecei a ler em inglês comecei a achar que na maioria das vezes o livro na língua original me prende mais do que traduzido, principalmente YA e middle grade, fantasia eu gosto mas ainda sinto um pouco de dificuldade dependendo do livro.
        Comecei a reler To All the Boys porque eu amo e também pq queria ver o segundo filme na netflix e agora já estou no Always and Forever, Lara Jean que eu ainda não tinha lido. Estou louca pra continuar o Harry Potter na edição ilustrada, primeira vez que estou lendo em inglês e estou amando.
        Mel tem como vc me enviar uma foto da sua edição de wildwood sem a jacket? Pode ser no meu intagram mesmo… Eu comprei na Amazon, só que tenho quase certeza de que minha edição veio sem a jacket, mas ela está embaladinha, então não sei o que aconteceu, vou ter que entrar em contato com eles se ela veio faltando :/ Fiquei anos ensaiando pra comprar essa edição e agora acontece isso :(
        Bom fim de semana pra você também :*

  7. só de ver essas fotos já me dá um quentinho no coração <3 hahahahahaha eu amei as indicações e já vou colocar todos na minha wishlist da amazon. tenho percebido que sempre que empaco nas leituras, quando pego um livro mais curtinho pra ler, acabo conseguindo terminar rápido e isso me deixa muito empolgada!

    1. Aaaah fiquei feliz que gostou das fotos ♡ :) (eu me empolguei muito fazendo elas hehe)
      Eu percebi que nesse momento de isolamento estava conseguindo render (e até concluir) mais leituras com histórias curtas. Aí me animei pra fazer essa lista e compartilhar no blog. Espero que goste dos livros :*

    1. Amei saber que se interessou por esses livros. Gostei muito de ter lido eles então fico empolgada sempre que alguém se interessa e se anima pra ler hehe
      E fiquei feliz em ler isso sobre as minhas fotos ♡
      :*

  8. Mel, antes de mais nada quero dizer que estou amando suas fotos com clima outonal! É legal ver esse seu novo estilo porque eu te acompanho há muito tempo, desde a época das fotos saturadas no Flickr, até as bem clarinhas de uns anos atrás hehe. Só sei que amei cada um desses momentos.
    Quanto aos livros, estou lendo Vitorianas Macabras com meu amigo e amando tanto a leitura quanto as discussões que nós dois fazemos hehe. Estou com vontade de reler O Presente do meu Grande Amor porque eu amei os contos que tem nele <3

    1. Oi, chuchu :)
      Fiquei feliz em saber que me acompanha há tanto tempo e que acompanhou todas essas minhas fases/etapas de edição hehe
      Que legal que você está lendo Vitorianas Macabras com um amigo. Eu tô me organizando pra fazer uma leitura com uma amiga em breve. Estou empolgada hehe
      :*
      ps: o presente do meu grande amor é amor demais ♡

  9. Fernanda Palhari

    Que post lindo! As fotos me deixaram com o coração quentinho e com vontade de preparar um cappuccino <3 E amei as indicações! As que mais tenho vontade de ler dentre elas são O infame clube vitoriano das mulheres livres, Todo mundo tem uma primeira vez e Winnie-The-Pooh :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rolar para cima